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T ¦ópicos contidos neste resumo:
1. Vaga: venda de equipamentos para laborat ¦órios
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni
2. Programa ¦ção
De: Paula Leme
3. Enc: [biofsa] (unknown)
De: Catia Melo
4. DIVULGA ¢Ã'§Ã'£O DE CURSO DE PER ¢Ã'CIA CRIMINAL (TOXICOLOGIA FOR
De: Ricardo Sciammarella
5. Enc: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!
De: Carolina C. Galv ¢Ã£o!!!
6. Fwd: oportunidade de trabalho - Popula ¦ções Tradicionais da Amaz
De: Roberto Nicacio
7. Fwd: Consumo Respons ¦ável (ambiental) REPASSANDO O QUE ¦´E REALM
De: Camila Lacerda
8. VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE EDUCA ¦ÇÃO AMBIENTAL
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni
9. [divulga ¦ção] Semana do Meio Ambiente FAMATh - Faculdades Integrad
De: Rafael Noturno
10. Mini Curso - Produ ¦ção Sustent ¦ável de Biodiesel - Universidade
De: Paula Barreto
11.1. Re: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal ¦ária
De: Bianca
Mensagens
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1. Vaga: venda de equipamentos para laborat ¦órios
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 8:30 am
REPASSANDO!!!
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Alem Mar <alemmar@alemmar.com.br>
Data: 10 de maio de 2010 17:03
Prezados,
Gostaria de divulgar a vaga abaixo :
-Vendedor T ¦écnico Externo.
-Buscamos profissional com experi ¦ência em vendas externas de equipamentos
para laborat ¦órios de pesquisa e qualidade, importados.
Rotina relacionada ¦à promo ¦ção e venda de equipamentos, tais como visita ¦ção,
prospec ¦ção, demonstra ¦ção e negocia ¦ção.
-Desej ¦ável forma ¦ção em Qu ¦ímica, Farm ¦ácia, Biologia ou afins.
-Ingl ¦ês t ¦écnico a n ¦ível intermedi ¦ário ser ¦á considerado um diferencial.
-Benef ¦ícios : Assist ¦ência m ¦édica, quilometragem, PLR, tiquete-refei ¦ção.
-Contrato : CLT, fixo + comiss ¦ão.
Enviar CV a/c Marcos para :
comercial@alemmar.com.br
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Links do Yahoo! Grupos
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Antes de imprimir qualquer texto pense no seu compromisso de
sustentabilidade com o meio ambiente e com as futuras gera ¦ções.
Adote os 3Rs na sua vida: Reduza, Reutilize, Recicle!
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"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz"
"Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix"
"Lord, make me an instrument of your peace"
"Se ¦ñor, hazme un instrumento de tu paz"
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"Eu levo uma vida de cachorro: n ¦ão me drogo, n ¦ão odeio, n ¦ão contamino, n ¦ão
invejo, n ¦ão cobi ¦ço, n ¦ão traio e sobretudo, n ¦ão dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).
"O circo com animais ensina a crian ¦ça a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humaniza ¦ção dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)
"No dia em que o homem conhecer o ¦íntimo de um animal, todo crime contra um
animal ser ¦á um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)
"N ¦ão sou melhor porque me elogiam, n ¦ão sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e n ¦ão o que dizem." (Tom ¦ás de Aquino)
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2. Programa ¦ção
Enviado por: "Paula Leme" paulaleme@ymail.com paulaleme@ymail.com
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 11:51 am
Oi, pessoal!
Abaixo ¦ a programa ¦ção dos pr ¦óximos ¦ cursos do IBIMM (Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente), aos interessados:
Data Curso
Maio 21,22,23 e 28,29,30/05/2010 Ecoturismo e Turismo de Aventura
Junho 19 e 20/06 Curso de Escalada ¦
26/06/2010 Anatomia de Tubar ¦ões
¦ Julho 03/07/2010 Anatomia de Serpentes
10/07/2010 Paleontologia
24/07/2010 Metodologia de Campo
31/07/2010 Manejo de Animais ¦ - Serpentes ¦
¦ Agosto 07 e 08/07/2010 Observa ¦ção de Aves
14/08/2010 Estudo dos Primatas ¦
27,28,29/08 e 03,04,05/09 Ecoturismo e turismo de Aventura
21,22 e 28,29/08/2010 Pr ¦áticas Ambientais
Setembro 04/09/2010 Anatomia de Tubar ¦ões
11/09/2010 Manejo de Animais ¦
18/09/2010 Metodologia de Campo
¦ As datas est ¦ão sujeitas a altera ¦ção.
O IBIMM oferece v ¦ários cursos e atua tamb ¦ém na parte s ¦ócio-ambiental, em seu projeto Educa ¦ção Ambiental Salvando Vidas.
Para quem n ¦ão assistiu ¦à reportagem na band, aqui vai o link: http://videos.band.com.br/v_58979_ex_presidiarios_sofrem_preconceito_para_conseguir_um_emprego.htm
Quem quiser receber todas as not ¦ícias e atualiza ¦ções, siga o IBIMM no twitter: www.twitter.com/ibimm
Abra ¦ção!
Paula Leme
Bi ¦óloga
www.casadaarvore.bio.br
www.twitter.com/paulalemebio
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3. Enc: [biofsa] (unknown)
Enviado por: "Catia Melo" catiamelobio@yahoo.com.br catiamelobio
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 2:34 pm
a quem possa interessar
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Catia Melo
Bi ¢Ã³loga Aprimoranda da Funda ¢Ã§Ã£o Parque Zool ¢Ã³gico de S ¢Ã£o Paulo
Educa ¢Ã§Ã£o Ambiental - Divis ¢Ã£o de Ensino e Divulga ¢Ã§Ã£o
(11) 9273-1666 / 5073-0811 ramal 2049 / 2119
MSN: catia__melo@hotmail.com
----- Mensagem encaminhada ----
De: Mayara Pastore <maybio2007@yahoo.com.br>
Para: grupo de biologia FSA <biofsa@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: S ¢Ã¡bado, 15 de Maio de 2010 21:09:09
Assunto: [biofsa] (unknown)
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Ter ¢Ã§a-feira, 11 de maio de 2010 SMA/SP
Funda ¢Ã§Ã£o Florestal realizar ¢Ã¡ concurso em breve
A Funda ¢Ã§Ã£o para a Conserva ¢Ã§Ã£o e a Produ ¢Ã§Ã£o Florestal do Estado de S ¢Ã£o Paulo, mais conhecida como Funda ¢Ã§Ã£o Florestal e ligada ¢Ã Secretaria de Meio Ambiente paulista (SMA/SP), realizar ¢Ã¡ sele ¢Ã§Ã£o em breve. No Di ¢Ã¡rio Oficial de S ¢Ã£o Paulo desta ter ¢Ã§a-feira, 11 de maio, foi publicado o extrato de dispensa de licita ¢Ã§Ã£o para contrata ¢Ã§Ã£o da Funda ¢Ã§Ã£o Vunesp como organizadora do processo seletivo.
¢Â
A assessoria de imprensa da funda ¢Ã§Ã£o confirmou a realiza ¢Ã§Ã£o do concurso e informou que ser ¢Ã£o oferecidas 117 chances para todos os n ¢Ãveis de escolaridade e com remunera ¢Ã§Ã£o entre R$ 510 e R$ 1.700. Segundo o ¢Ã³rg ¢Ã£o, as vagas estar ¢Ã£o distribu ¢Ãdas entre as atividades de agente de recursos ambientais (ensino fundamental) , guarda-parque (ensino fundamental) , t ¢Ã©cnico de recursos ambientais (ensino m ¢Ã©dio/t ¢Ã©cnico) e analista de recursos ambientais (ensino superior). ¢Â
¢Â
De acordo com a assessoria, o edital j ¢Ã¡ est ¢Ã¡ sendo elaborado. A previs ¢Ã£o ¢Ã© que o concurso seja lan ¢Ã§ado no m ¢Ãªs de junho e as provas ocorram em um prazo m ¢Ã©dio de 40 dias ap ¢Ã³s a publica ¢Ã§Ã£o do edital de abertura.
¢Â
Sobre o ¢Ã³rg ¢Ã£o ¢â' '³ O papel da Funda ¢Ã§Ã£o Florestal ¢Ã© contribuir para a conserva ¢Ã§Ã£o, manejo e amplia ¢Ã§Ã£o das florestas de prote ¢Ã§Ã£o e produ ¢Ã§Ã£o do Estado de S ¢Ã£o Paulo. Desta forma, o ¢Ã³rg ¢Ã£o ap ¢Ã³ia, promove e executa a ¢Ã§Ãµes voltadas ¢Ã conserva ¢Ã§Ã£o ambiental, ¢Ã prote ¢Ã§Ã£o da biodiversidade, ¢Ã recupera ¢Ã§Ã£o de ¢Ã¡reas degradadas etc.
¢Â
Atualmente, a funda ¢Ã§Ã£o ¢Ã© respons ¢Ã¡vel pela gest ¢Ã£o de 92 unidades de conserva ¢Ã§Ã£o de prote ¢Ã§Ã£o integral e uso sustent ¢Ã¡vel, como parques estaduais, parques ecol ¢Ã³gicos, reservas e ¢Ã¡reas de prote ¢Ã§Ã£o ambiental. (fonte: www.fflorestal. sp.gov.br) ¢Â
¢Â
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4. DIVULGA ¢Ã'§Ã'£O DE CURSO DE PER ¢Ã'CIA CRIMINAL (TOXICOLOGIA FOR
Enviado por: "Ricardo Sciammarella" ricardo_foc@yahoo.com.br ricardo_foc
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 3:42 pm
CURSO DE PER ¢Ã'CIA CRIMINAL
¢Â
(TOXICOLOGIA FORENSE)
¢Â
LOCAL:
¢Â
HOTEL MERCURE APTO CENTRAL TOWERS - Rua Mastro Cardim, 407 ¢â' '³ S ¢Ã£o Paulo - SP (Prox. ao Metr ¢Ã´ S. Joaquim) - ¢Â DIA ¢Â 26 DE JUNHO / DAS 9 ¢Ã' S 18 HS
PUBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais das ¢Ã¡reas de Farm ¢Ã¡cia e Bioqu ¢Ãmica; Ci ¢Ãªncias Biol ¢Ã³gicas, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Medicina, Direito e demais interessados.
¢Â Â
PROGRAMA ¢Ã'§Ã'£O
¢Â ¢â' ¢ TOXICOLOGIA FORENSE (INTRODU ¢Ã'§Ã'£O E CONCEITOS)
¢Â ¢â' ¢ DOPING NO ESPORTE
¢Â ¢â' ¢ O PAPEL DO PERITO CRIMINAL
¢Â ¢â' ¢ DROGAS DE ABUSO NO BRASIL E NO MUNDO (Aspectos Toxicol ¢Ã³gicos e Sociais)
¢Â ¢â' ¢ EXAMES PERICIAIS EM DROGAS BRUTAS OU MATERIAIS APREENDIDOS
¢Â ¢â' ¢ COLETA DE VEST ¢Ã'GIOS BIOL ¢Ã'³GICOS EM LOCAIS DE CRIMES
¢Â ¢â' ¢ EXAMES PERICIAIS EM MATERIAL BIOL ¢Ã'³GICO
¢Â ¢â' ¢ O DNA NO COMBATE AO CRIME
¢Â
PALESTRANTE
¢â' ¢ Dra. C ¢Ã©lia Corrigliano: Perita Criminal de 1a. classe / N ¢Ãºcleo de Toxicologia Forense / Centro de Exames An ¢Ã¡lise ¢Â e Per ¢Ãcias / Instituto M ¢Ã©dico-Legal / Superintend ¢Ãªncia de Policia T ¢Ã©cnico-Cient ¢Ãfica / Secretaria da Seguran ¢Ã§a P ¢Ãºblica do Estado de S ¢Ã£o Paulo.
¢â' ¢ Dra. Ana Cl ¢Ã¡udia Pacheco: Perito Criminal do Laborat ¢Ã³rio de DNA Forense do N ¢Ãºcleo de Biologia e Bioqu ¢Ãmica do Instituto de Criminal ¢Ãstica de SP / Professora de Biologia Forense da Academia de Pol ¢Ãcia Civil do Estado de S ¢Ã£o Paulo.
INVESTIMENTO
Profissionais...................................................R$ 150,00 (Pago em 2 vezes)*
Estudantes .....................................................R$ 100,00 (Pago em 2 vezes)*
¢Â
* Desconto para Grupos de 5 estudantes (R$ 80,00 cada) e Grupos de 3 Profissionais (R$ 120,00 cada)*
¢Â
Como se inscrever:
¢Â
¢Â â' ¢ Preencher ficha de inscri ¢Ã§Ã£o on-line (www.renovacursos.com.br) ; - BREVE EM NOSSO SITE / SEGUE EM ANEXO FICHA DE INSCRI ¢Ã'§Ã'£O PARA RESERVAR A VAGA (FAVOR PREENCHER E ENCAMINHAR VIA E-MAIL PARA SAUDE@RENOVACURSOS.COM.BR)
¢Â â' ¢ Ap ¢Ã³s a confirma ¢Ã§Ã£o da vaga efetuar ¢Â dep ¢Ã³sito de 50% do valor do Curso no prazo de 72hs (3 dias) e enviar o comprovante via fax
¢Â   (11- 2307 1675) ou via e-mail (saude@renovacursos.com.br). Os 50% restantes dever ¢Ã£o ser pagos no dia do Curso;
¢Â â' ¢ Banco Bradesco ¢â' '³ Agencia: ¢Â 0120 ¢â' '³Â C/C: ¢Â 0132813-1 / Tamborim Propaganda e Eventos Ltda.
¢Â * No valor da taxa est ¢Ã£o inclusos: Material Did ¢Ã¡tico, Welcome Coffe e Certificado.
¢Â
LOCAL DO EVENTO
HOTEL MERCURE
Rua Maestro Cardim, 407 ¢â' '³ Para ¢Ãso ¢â' '³S ¢Ã£o Paulo - SP
¢Â Pr ¢Ã³x. Metr ¢Ã´ Vergueiro e S ¢Ã£o Joaquim.
http://www.accorhotels.com.br/mercure/hotel_main.aspx?h=112
Tel: (11) 2853-7000
Ricardo Sciammarella
Renova Cursos
www.renovacursos.com.br
http://twitter.com/RenovaCursos
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5. Enc: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!
Enviado por: "Carolina C. Galv ¢Ã£o!!!" carol_bio05@yahoo.com.br carol_bio05
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 4:25 pm
--- Em ter, 25/5/10, Leo Francini <leo_francini@yahoo.com.br> escreveu:
De: Leo Francini <leo_francini@yahoo.com.br>
Assunto: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!!!
Para: biotaaquatica@yahoogroups.com
Data: Ter ¢Ã§a-feira, 25 de Maio de 2010, 14:47
¢Â
repassando
---------- Forwarded message ----------
From: Ana Paula Dornellas <dornellas.anapaula@ gmail.com>
Date: 2010/5/25
Subject: Fwd: [alunos-MZUSP] Fwd: Trabalho urgente!!!
To: Juliana Yuri Saviolli <juyurisurf@gmail. com>, Fausto ESEC <fpcampos@uol. com.br>, Leo Francini <leofrancini@ gmail.com>, Maria Carolina <falecomacarolturin@ gmail.com>
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pedro Hollanda Carvalho <hollandacarvalho@ gmail.com>
Data: 25 de maio de 2010 14:25
Assunto: [alunos-MZUSP] Fwd: Trabalho urgente!!!
Para: alunos-mzusp@ googlegroups. com
Galera por favor quem conhece profissionais com este perfil favor pedir para entrar em contato comigo urgente!!!!
Abra ¢Ã'£Â§os a todos
1Bi ¢Ã'£Â³logo, com experi ¢Ã'£Âªncia comprovada em no m ¢Ã'£Ânimo cinco projetos executados de resgate e manejo da fauna silvestre; 1Bi ¢Ã'£Â³logo, com experi ¢Ã'£Âªncia m ¢Ã'£Ânima comprovada em r ¢Ã'£Âªs projetos executados de resgate e manejo da fauna silvestre; 1 ¢Â M ¢Ã'£Â©dico Veterin ¢Ã'£Â¡rio, com experi ¢Ã'£Âªncia ¢Â m ¢Ã'£Ânima comprovada em tr ¢Ã'£Âªs projetos; ¢Â 1 Profissional de N ¢Ã'£Âvel T ¢Ã'£Â©cnico (Geoprocessamento) ¢Ã¢â'¢¬â' '¼ T ¢Ã'£Â©cnico em Geoprocessamento com ¢Â experi ¢Ã'£Âªncia m ¢Ã'£Ânima comprovada em 3 projetos com an ¢Ã'£Â¡lise espacial e dados geogr ¢Ã'£Â¡ficos; 1 ¢Â barqueiro com experi ¢Ã'£Âªncia em avega ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o em eservat ¢Ã'£Â³rio de hidrel ¢Ã'£Â©trica e habilita ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o adequada para realiza ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o do servi ¢Ã'£Â§o ontratado conforme apitania dos Portos; ¢Â 1 Tratador ¢Â ââ'¢¬â' '¼ profissional com experi ¢Ã'£Âªncia comprovada em manejo da ¢Â fauna.
--
Andr ¢Ã'£Â© de Castro
Bi ¢Ã'£Â³logo CRBio - 55.812/02
Pesquisador Associado - Laborat ¢Ã'£Â³rio de Ecologia de Peixes
Mestre em Ci ¢Ã'£Âªncias Naturais
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
--
Pedro Hollanda Carvalho
Museu de Zoologia da Universidade de S ¢Ã'£Â£o Paulo
Se ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o de Ictiologia
Av. Nazar ¢Ã'£Â©, 481 - Ipiranga - S ¢Ã'£Â£o Paulo
CEP 04263-000 - SP Brasil
+55 11 2065 8079
+55 11 2065 8119
¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ¢Â ><(((( ¢Ã'¢Âº>
--
Voc ¢Ã'£Âª est ¢Ã'£Â¡ recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "[alunos-MZUSP] " dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para alunos-mzusp@ googlegroups. com.
Para cancelar a inscri ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o nesse grupo, envie um e-mail para alunos-mzusp+ unsubscribe@ googlegroups. com.
Para obter mais op ¢Ã'£Â§Ã'£Âµes, visite esse grupo em http://groups. google.com/ group/alunos- mzusp?hl= pt-BR.
--
Ana Paula S. Dornellas
Museu de Zoologia da USP - Malacologia
Tel. (11) 8545-4061 / (11) 2065-8129
¢Â
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6. Fwd: oportunidade de trabalho - Popula ¦ções Tradicionais da Amaz
Enviado por: "Roberto Nicacio" biotur@globo.com robertonicacio1
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 5:31 pm
*Prezados, *
*Por Favor, pe ço que ajudem na divulga ção.*
*segue em anexo o edital completo*
**
*Abra ço a todos.*
*-----------------*
**
Wilde Itaborahy Ferreira
_______________________________
Coordenador do Departamento de
Popula ções Tradicionais do CEUC/SDS-AM
O Centro Estadual de Unidades de Conserva ção (CEUC) da Secretaria de
Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent ável do Amazonas (SDS)
atrav és de parcerias firmadas junto à Funda ção Moore e Funda ção Djalma
Batista, est á selecionando 2 (dois) profissionais para atuar na equipe de
conselhos gestores e fortalecimento comunit ário, conforme segue abaixo.
'µ Experi ência no trabalho com popula ções rurais, preferencialmente na
Amaz ônia;
'µ Imprescind ível experi ência com trabalhos na regi ão Amaz ônica;
'µ Facilidade para o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;
'µ Disponibilidade para viagens de campo em áreas distantes e/ou
isoladas das sedes municipais;
'µ Conhecimento b ásico de inform ática (word, excel, powerpoint e
internet);
'µ Desej ável experi ência com Unidades de Conserva ção.
Envio de curr ículo e carta de apresenta ção - car áter eliminat ório. (*at é 06
de Junho de 2010*)
--
Roberto Nicacio
Esta ção Ecol ógica de Jur éia Itatins
Funda ção Florestal / SMA
( 13 ) 3457-9243
Mensagens neste t ¦ópico (1)
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7. Fwd: Consumo Respons ¦ável (ambiental) REPASSANDO O QUE ¦´E REALM
Enviado por: "Camila Lacerda" milacerda@gmail.com mila_catbr
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 8:10 pm
Galera,
pra quem come peixe é bom se ligar nessa lista de esp écies que podem e as
que se deve evitar de comer!!!
Leiam por favor, vale a pena!
Temos que fazer a nossa parte!
Tem inclusive um guia em anexo pra imprimir e sempre levar com voc ês no
mercado, feira, etc!!
---------- Forwarded message ----------
From: Bruno Carvalho <pinaunabruno@gmail.com>
Date: 2010/5/25
Subject: Consumo Respons ável (ambiental) REPASSANDO O QUE ´E REALMENTE
IMPORTANTE
To: Bruno Carvalho <pinaunabruno@gmail.com>
SE CADA QUAL CUIDA DO SEU CADA QUAL, CREIO QUE ´E MELHOR CUIDAR DIREITO.
FA ÇA SUA PARTE!!
BRUNO
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Andrei Cunha Cardoso <andreicardoso@gmail.com>
Data: 25 de maio de 2010 13:56
Assunto: [spilloverbrasil] Consumo Respons ável (ambiental)
Para:
Repassando..
O t ítulo fala por si...CONSUMO RESPONS ÁVEL (ambiental)
Se a Wallmart aderiu...pq n ão todas as redes?
ùnica rede que n ão combina é a predat ória...
Abra ço a todos!
E se liguem no nome das esp écies...!
PS: Segue em anexo cartilha de consumo respons ável de pescado da UNIMONTE
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Instituto Ecol ógico Aqualung <institutoaqualung@globo.com>
Data: 25 de maio de 2010 11:51
Assunto: Consumo Respons ável
Para: andreicardoso@gmail.com
Artigo de Divulga ção
*Consumo Respons ável***
*Por Marcelo Szpilman**
Lendo a entrevista do bi ólogo e escritor Jared Diamond nas p áginas amarelas
da *Revista Veja* dessa semana (26/05/10), me chamou a aten ção o trecho em
que ele se refere ao filho do fundador e atual dirigente da gigante
varejista Walmart, Rob Walton: '³At é alguns anos atr ás, Rob n ão tinha
interesse especial em quest ões ambientais. Um dia, um executivo da
Conservation Internacional o convidou para uma viagem aos riqu íssimos corais
da Indon ésia e Nova Guin é. Em duas semanas de barco nessa regi ão
remota, Robviu tr ês tubar ões. É rid ículo. Deveria ter visto tr ês a
cada cinco minutos,
mas a pesca predat ória dos japoneses vem dizimando a regi ão. Rob acordou
para o assunto. Hoje, o Walmart s ó compra frutos do mar de áreas com pesca
sustent ável. É uma cultura nova. '´
Ter a consci ência de que a pesca exagerada e a pesca predat ória est ão
afetando significativamente os estoques pesqueiros e o equil íbrio dos
ecossistemas marinhos, é um importante passo para uma mudan ça de atitude. E
o Consumo Respons ável é um excelente caminho. Devemos entender que muitos
dos antigos h ábitos de consumo n ão cabem mais nos tempos atuais.
O Consumo Respons ável é uma a ção que depende exclusivamente do consumidor e
de sua conscientiza ção quanto à necessidade de preserva ção dos peixes e
tubar ões. Basta parar de consumir a carne de alguns peixes marinhos e ca ções
e substitu í-la por outros peixes marinhos (*veja lista abaixo*), por peixes
de água-doce provenientes de cria ções sustent áveis, como salm ão, truta,
tambaqui e til ápia, ou por outros tipos de carne.
Mais abaixo est á um artigo cuja leitura ir á enriquecer seus conhecimentos
sobre o assunto aqui tratado.
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*Esp écies de peixes marinhos que devem ser evitadas e aquelas que est ão
livres para o consumo*
Usando como refer ência a Lista Nacional do IBAMA e da IUCN (Uni ão
Internacional para Conserva ção da Natureza), temos tr ês situa ções:
*1 '¶ Esp écies** que **N ÃO PODEM E N ÃO DEVEM SER CONSUMIDAS*
Entre os peixes comercais famosos, temos: *ca ção-anjo, raia-viola,
peixe-serra, surubim, cioba, badejo-tigre e mero*.
Obs: 12 esp écies de tubar ões/raias e 145 esp écies de peixes constam no Anexo
I do IBAMA como esp écies amea çadas de extin ção, com alto risco de
desaparecimento na natureza em um futuro pr óximo.
Obs: Apesar de estar no Anexo II, o mero é a única esp écie brasileira
protegida e proibida de ser capturada.
Obs: EVITE o famoso fil é de viola, pois muitas peixarias comercializam o
fil é do ca ção-anjo como se fosse o fil é da raia-viola. E ambos est ão
seriamente amea çados.
*2 '¶ Esp écies que **DEVERIAM SER EVITADAS***
Entre os peixes comercais famosos, temos: *atum, badejo, cherne, corvina,
enchova, garoupa, merluza, namorado, pargo*, *pescadinha-foguete,
sardinha-verdadeira, tainha e vermelho.*
* *
Entre os ca ções ou tubar ões a maioria deveria ser evitada, mas
principalmente: *ca ção-mangona** e tubar ão-martelo.*
Obs: Ca ção e tubar ão s ão dois nomes que designam o mesmo animal.
Obs: Fora as lagostas e camar ões, 6 esp écies de tubar ões e 31 esp écies de
peixes constam no Anexo II do IBAMA como esp écies sobrepescadas (cuja
condi ção de captura é t ão elevada que reduz o potencial de desova e as
capturas no futuro) ou como esp écie amea çada de sobrepesca.
*3 '¶ Esp écies **LIBERADAS PARA O CONSUMO***
Entre os peixes comerciais famosos liberados temos: *abr ótea**, agulha,
albacora, batata, ba úna, bicuda, bijupir á, bonito, caranha, carapeba,
castanha, cavala, cavalinha, cocoroca, congro, congro-rosa, dourado, galo,
linguado, manjuba, michole, olhete, olho-de-c ão, pampo, peixe-espada,
pescada, piranjica, pira úna, robalo, sororoca, tira-vira, trilha, x áreu,
xerelete e xixarro.*
* *
*Tome uma atitude correta em favor da Natureza***
------------------------------
Repasse essa mensagem para seus amigos e familiares!
*Marcelo Szpilman*
*Diretor*
*Projeto Tubar ões no Brasil (PROTUBA)*
*Instituto Ecol ógico Aqualung**
*Rua do Russel, 300 / 401, Gl ória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
------------------------------
**Marcelo Szpilman*, Bi ólogo Marinho formado pela UFRJ, com P ós-Gradua ção
Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor do livro GUIA
AQUALUNG DE PEIXES, editado em 1991, de sua vers ão ampliada em ingl ês
AQUALUNG GUIDE TO FISHES, editado em 1992, do livro SERES MARINHOS
PERIGOSOS, editado em 1998/99, do livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL, editado
em 2000/01, do livro TUBAR ÕES NO BRASIL, editado em 2004, e de v árias
mat érias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolu ção e fauna marinha
publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo
do Instituto Aqualung. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do *Instituto
Ecol ógico Aqualung*, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto,
diretor do *Projeto Tubar ões no Brasil (PROTUBA)* e membro da Comiss ão
Cient ífica Nacional (COCIEN) da Confedera ção Brasileira de Pesca e Desportos
Subaqu áticos (CBPDS).
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*A fonte amea ça secar*
*Por Marcelo Szpilman*
N ão h á d úvidas de que a carne de peixe é uma das melhores, em se tratando da
facilidade de digest ão e valor nutritivo. Temos tamb ém diversas raz ões
gustativas para apreciarmos as lagostas, camar ões e mexilh ões. Com ê-los
sempre foi um ato natural e nada antiecol ógico. No entanto, para que
possamos continuar a consumi-los no futuro devemos pensar de forma
respons ável sobre este assunto. Os oceanos e sua biodiversidade devem ser
vistos como uma prioridade na quest ão da preserva ção ambiental.**
Apesar de a pesca ser uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelo
homem, parece que todo esse tempo de pr ática ainda n ão foi suficiente para
evitar que ela seja realizada de forma predat ória. Levantamentos recentes
indicam que hoje a captura indiscriminada mata e desperdi ça entre 18 e 40
milh ões de toneladas de peixes, tubar ões, tartarugas e mam íferos marinhos
todos os anos, o que representa nada mais nada menos do que um ter ço de toda
a pesca mundial. É um crime contra a natureza. Um desperd ício inaceit ável
que amea ça secar a fonte.
A destrutiva combina ção da sobrepesca com a pesca predat ória empreendida nas
últimas d écadas cobrar á um alto pre ço muito em breve. Em muitos casos, o
"futuro", um termo bastante usual nos discursos do passado, j á chegou. Temos
hoje diversas esp écies comerciais de pescado amea çadas de desaparecer. No
Brasil, j á s ão 145 esp écies de peixes e 12 de tubar ões amea çadas de extin ção
e 31 esp écies de peixes e 6 de tubar ão sobrepescados. Entre as esp écies mais
amea çadas, temos o ca ção-anjo, a raia-viola, o mero, o peixe-serra e o
surubim. Dentre os estoques de esp écies tradicionais sobrepescados em nosso
litoral est ão a mangona, o tubar ão-martelo, a sardinha, o pargo, a cioba, a
tainha, a enchova, o namorado, a corvina, a garoupa, o cherne, a pescadinha,
os camar ões e as lagostas. E esses n úmeros s ó n ão s ão maiores devido à
hist órica falta de verba para pesquisas em nosso Pa ís.
A sobrepesca, que é a pesca feita de foma correta e legal, por ém acima do
limite que uma esp écie tem de se auto-repor na natureza, e a pesca
descontrolada s ão problemas graves, por ém mais compreens íveis do ponto de
vista hist órico. Tradicionalmente, a captura do pescado comercial para a
nossa pr ópria alimenta ção vem sendo empreendida h á s éculos. No entanto, se
j á n ão chegou est á chegando ao limite de explora ção para algumas esp écies.
Da mesma forma que o homem percebeu, h á mil ênios, que n ão conseguiria
sobreviver somente coletando e ca çando o alimento que a natureza lhe dava e,
por isso, passou a desenvolver a agricultura e a pecu ária, temos que nos
conscientizar de que o mar, apesar de seu tamanho, n ão é um provedor com
recursos inesgot áveis.
Os recursos pesqueiros, ao contr ário de outros recursos naturais, podem ser
perfeitamente renov áveis. O correto gerenciamento de seus estoques deve ser
visto como importante ferramenta para o desenvolvimento sustent ável do Pa ís.
Nesse sentido, existem alguns instrumentos que j á se mostraram eficientes. O
defeso, que é a proibi ção da pesca na época de reprodu ção (desova) do
animal, e a maricultura, que se constitui na produ ção controlada de esp écies
marinhas em áreas confinadas, s ão, n ão s ó solu ções para a queda na captura
de esp écies comerciais, como tamb ém formas de preserva ção dos oceanos.
O exemplo da sardinha-verdadeira é bastante elucidativo. Peixe barato nos
anos 70 e 80, alimento farto nas mesas menos favorecidas, a m édia anual da
pesca da sardinha era ent ão de 200 mil toneladas (correspondia a 38% dos
peixes pescados anualmente no Brasil). A partir da d écada de 80, teve in ício
uma queda cont ínua nos totais capturados. Prevendo que a captura estava al ém
dos limites que permitiriam garantir o equil íbrio entre a atividade
pesqueira e a conserva ção da esp écie, a legisla ção brasileira passou a
proteger a reprodu ção da sardinha atrav és do defeso (de novembro a mar ço e
de julho a setembro). No ano mais cr ítico, em 1990, a captura atingiu 32 mil
toneladas. Ainda que o defeso tenha contribuindo na recupera ção dos
estoques, como demonstra a captura da sardinha em 1997, que atingiu cerca de
118 mil toneladas, infelizmente a produ ção tem oscilado muito e a
expectativa m édia atual é de no m áximo 30 a 50 mil toneladas/ano.
O defeso demonstrou assim ser um importante instrumento de ordenamento e
conserva ção, permitindo que a pesca continue a ser exercida de forma
sustent ável. Se no come ço os pescadores comerciais reclamavam da medida,
logo depois perceberam a import ância do defeso para sua atividade e hoje o
defendem com unhas e dentes. As lagostas (de janeiro a abril) e os camar ões
(de dezembro a fevereiro na regi ão Norte e de mar ço a maio nas regi ões
Nordeste, Sudeste e Sul) tamb ém t êm seus per íodos de defeso, mas
infelizmente a maioria dos peixes e tubar ões, que tamb ém precisam de
prote ção, n ão t êm seus per íodos de defeso institu ídos por lei. Sem falar, é
claro, na prote ção ambiental de suas áreas de desova e de ber çário.
A no ção de pesca predat ória que temos hoje, feita de forma incorreta e
ilegal, como a pesca com malha fina, arrast ão de fundo ou bomba, pode mudar
de acordo com os conceitos da sociedade e de seu tempo. O que hoje é legal
amanh ã pode n ão ser. O que é ilegal no Brasil pode n ão ser em Mo çambique.
Quem n ão se lembra do rom ântico arrast ão de praia, muito comum at é a d écada
de 80 em quase todo o Brasil? Capturava tudo em seu caminho e o que n ão
prestava ao com ércio (grande parte) era deixado na areia para apodrecer.
Felizmente, foi erradicado atrav és de uma legisla ção mais r ígida. No
entanto, de acordo com o Ibama, órg ão respons ável pela fiscaliza ção e
controle das atividades pesqueiras no Brasil, ainda existe uma quantidade
consider ável de pescadores trabalhando de forma incorreta e,
conseq üentemente, predat ória. Mesmo sabendo o qu ão delet éria pode ser a
pesca predat ória, tamb ém podemos de certo modo compreender que muitas vezes
o pescador, sem qualquer outra alternativa, é movido pela fome de sua
fam ília.
Tamb ém n ão h á mal algum em se comer um suculento fil é de ca ção. Ali ás,
come-se ca ção ou tubar ão (que é a mesma coisa) h á centenas de anos. O
problema passa a ocorrer quando o fil é vem de esp écies que hoje
encontram-seamea çadas de extin ção no mundo todo, como a
mangona e o tubar ão-martelo. Mas o que é verdadeiramente um absurdo
inadmiss ível é a "persegui ção" de determinadas esp écies de tubar ão para a
extra ção de partes de seu corpo para obter produtos que s ão sup érfluos e os
benef ícios apregoados s ão duvidosos e sem nenhuma base cient ífica
comprovada. Movida pela gan ância humana, é o pior tipo de pesca predat ória.
Atualmente, existem dois grandes objetivos na pesca do tubar ão. A
cartilagem, transformada em c ápsulas que os fabricantes apregoam como
anti-tumorais, em analogia ao fato do tubar ão ser imune ao c âncer, e as
nadadeiras (muitas vezes extirpadas do animal ainda vivo, que depois é
devolvido ao mar para afundar e apodrecer), utilizadas para fazer sopa de
barbatana de tubar ão, tida como afrodis íaca e s ímbolo de status na China.
Algo semelhante às in úmeras aberra ções predat órias e criminosas que vemos ao
redor do mundo, especialmente no Oriente, como a "cren ça" de que partes de
animais, como o tigre e o urso, podem curar doen ças. N ão se pode amea çar a
exist ência de uma esp écie animal ou vegetal em prol da "suposta" melhoria de
nossa sa úde. Ainda mais dispondo da tecnologia que temos hoje, capaz de
produzir artificialmente as subst âncias comprovadamente ben éficas.
Mas ser á que por reputarem uma irreal imagem de "devoradores de homens" os
tubar ões n ão merecem tamb ém ser preservados, como os golfinhos e tartarugas?
Atualmente, cerca de *100 milh ões de tubar ões s ão capturados e mortos a cada
ano em todos os mares*. Isso representa uma monumental amea ça à
sobreviv ência dos tubar ões e est á levando muitas popula ções de tubar ões ao
decl ínio vertiginoso. Cerca de 43% das esp écies do litoral brasileiro j á
est ão nas listas de esp écies amea çadas de extin ção. Nesse ritmo de consumo
insustent ável, algumas esp écies ser ão extintas nos pr óximos anos. Deixar de
ver os tubar ões como feras assassinas e ter a consci ência de que eles
exercem um papel crucial na manuten ção da sa úde e equil íbrio dos
ecossistemas marinhos é um importante passo para uma mudan ça de atitude.
Caso voc ê tenha interesse em ler mais sobre a quest ão dos tubar ões e sua
desmitifica ção, basta solicitar o artigo '³*Voc ê tem medo de tubar ão?* '´
atrav és desse link<instaqua@uol.com.br?subject=Quero%20receber%20o%20artigo%20VOCE%20TEM%20MEDO%20DE%20TUBAR ÃO?>
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Caso esta mensagem tenha sido recebida/enviada por engano ou caso deseje
cancelar o recebimento de nossos e-mails informativos, favor nos avisar
encaminhando uma mensagem de remover atrav és desse
link<instaqua@uol.com.br?subject=REMOVER-25-05>
.
--
Andrei T. Cunha Cardoso
Analista Ambiental - ICMBio/Breves-PA (RESEX Terra Grande-Pracu úba)
Bi ólogo - Bacharel em Organismos Aqu áticos (UFBA)
Mestrando - Oceanografia Biol ógica (FURG)/ Laborat ório de Elasmobr ânquios e
Aves Marinhas
Email: andreicardoso@gmail.com
MSN: andreitiego@hotmail.com
Skype: andreicunhacardoso
Tels: (91) 88847791 (91) 82624547
CRBio 59.358/05-D
Curr ículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7173079618097577
--
Bruno Carvalho
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ADC PROFESSIONAL #10922
Mensagens neste t ¦ópico (1)
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8. VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE EDUCA ¦ÇÃO AMBIENTAL
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 10:10 pm
REPASSANDO!!!
*(Aten ção: n ão estou recrutando ng, por isso, n ão enviem curr ículos para
mim! rsrsrs)
*
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: @infoambiental | Not ícias Ambientais <aguadonadavida@gmail.com>
Data: 26 de maio de 2010 17:16
Assunto: [lixocombr] Fwd: VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE
EDUCA ÇÃO AMBIENTAL - FAVOR DIVULGAR
Para: Grupo Ambientalistas_SulFlu <ambientalistas_sf@yahoogrupos.com.br>,
Grupo APRIMA <aprima@yahoogrupos.com.br>, Grupo GEAI <
geai2002@yahoogrupos.com.br>, Grupo Lixo <lixocombr@yahoogrupos.com.br>,
Grupo REBEA <rebea@yahoogrupos.com.br>, Grupo REBIA <
rebia@yahoogrupos.com.br>
d i v u l g a n d o
Em 26 de maio de 2010 16:53, Angelo Jos é Rodrigues Lima <
angelo.lima@uol.com.br> escreveu:
Vaga Aberta no WWF-Brasil - FAVOR DIVULGAR
O WWF-Brasil, organiza ção n ão-governamental aut ônoma dedicada à conserva ção
da
natureza, est á recrutando profissional para o escrit ório de Bras ília/DF para
a posi ção de:
01. T ítulo: Coordenador(a) de Educa ção Ambiental
02. Supervisor direto: Superintendente de Conserva ção - Programas Tem áticos
03. Local do Trabalho: Sediada(o) no escrit ório de Bras ília
Contexto do Trabalho:
O Programa de Educa ção para Sociedades Sustent áveis é a área respons ável no
WWF-Brasil
por coordenar e implementar com os demais programas a ções que contribuam
para um
desenvolvimento de sociedades sustent áveis, atrav és da educa ção, utilizando
conte údo,
m étodos e ferramentas t écnicas para forma ção e capacita ção. Sua ambi ção é
despertar novas
percep ções e concep ções para se repensar modelos sobre o relacionamento
natureza,
indiv íduos, sociedades e suas manifesta ções nas quest ões socioambientais,
propondo
caminhos inovadores pautados em valores humanistas, que contribuam para
gerar habilidades,
atitudes e compet ências para a constru ção de sociedades sustent áveis.
O Programa de Educa ção para Sociedades Sustent áveis compreende educa ção como
processos por meio dos quais os indiv íduos e a coletividade constroem
valores sociais,
conhecimentos, habilidades, atitudes, pr áticas, a ções, compet ências e
rela ções que, voltadas
para a conserva ção do meio ambiente, bem de uso comum, e o desenvolvimento
s ócio
econ ômico, podem assegurar a exist ência da vida e sua sustentabilidade. Esta
vis ão norteadora
baliza as a ções e atividades implementadas pelo programa, em parceria com
demais atores
internos e externos.
Um dos elementos chaves da estrat égia do programa é a an álise e a redu ção da
pegada
ecol ógica. Estamos vivendo globalmente aqu ém dos nossos limites, consumido
recursos
naturais em um ritmo superior à sua capacidade de renova ção. A nossa pegada
ecol ógica j á
supera esta capacidade em 30%. Os pa íses desenvolvidos consomem recursos
naturais como
se houvessem dispon íveis entre 3 a 5 planetas. Apesar da pegada brasileira
j á ter atingido 1,25
planetas, uma de suas caracter ísticas principais é o paradoxo t ípico de
pa íses em
desenvolvimento acelerado: enquanto uma boa parte da popula ção ainda n ão tem
ou tem
acesso recente a um padr ão de vida b ásico, outra parte em ritmo crescente
consome em n íveis
insustent áveis como os t ípicos dos pa íses desenvolvidos, indo muito al ém do
que a capacidade
de suporte da terra.
O WWF-Brasil est á comprometido com os esfor ços da Rede WWF em reduzir a
pegada da
humanidade em nosso planeta, sendo este um dos objetivos1 gerais da
organiza ção para os
pr óximos anos. Mudar a forma que vivemos, produzimos e manejamos nossos
recursos naturais
em dire ção a formas sustent áveis de produ ção e consumo, bem como ampliar a
capacidade de
1 Objetivo da Rede WWF - Pegada Ecol ógica em 2050: Em 2050, a pegada
ecol ógica global estar á contida dentro da
capacidade da Terra de sustentar a vida e os recursos do nosso planeta ser ão
repartidos de forma equitativa.
Objetivo da pegada Ecol ógica em 2020: Em 2020 a pegada ecol ógica global
dever á ter diminu ído abaixo dos n íveis
de 2000 e permanecer em curva descendente
regenera ção dos ecossistemas s ão passos cr íticos se quisermos assegurar a
sustentabilidade
da vida no planeta.
Em parceria com programas transversais e regionais, o Programa de Educa ção
para
Sociedades Sustent áveis tem explorado áreas como o desenvolvimento
metodol ógico da
pegada ecol ógica de setores econ ômicos, cadeias produtivas, unidades
pol ítico-administrativas
como cidades, alem da tradicional abordagem baseada em indiv íduos. Tamb ém
tem se
enfocado no desenvolvimento de aplica ções do conceito da pegada ecol ógica em
temas de
conserva ção como biodiversidade, águas, áreas protegidas e clima. Em 2008
desenvolveu a
calculadora de pegada e a organiza ção lan çou o hot-site da Pegada Ecol ógica,
com mais de
200 mil participantes. Seguindo um dos outros elementos de sua estrat égia, o
foco em cidades
m édias, estamos promovendo elabora ção da pegada ecol ógica de Campo Grande e
avaliando
sua aplica ção em metr ópoles. O desafio em todos esses casos é tropicalizar e
adaptar à nossa
realidade par âmetros e indicadores hoje utilizados para o c álculo da pegada.
Esse tipo de
abordagem se insere em um contexto maior da busca por índices de
desenvolvimento capazes
de capturar a dimens ão da sustentabilidade e de como utiliz á-los para
mobilizar e educar,
promovendo mudan ça de comportamento na dire ção de um modelo de
desenvolvimento
sustent ável, padr ões de consumo sustent ável e conseq üentemente de uma
redu ção da pegada
ecol ógica.
Outro aspecto importante desenvolvido pelo Programa é atender a crescente
demanda da
organiza ção para forma ção e capacita ção de diversos atores e p úblicos no
campo, com
interfaces nos temas de Áreas Protegidas, Mudan ças Clim áticas, Recursos
H ídricos, Cadeias
Produtivas Florestais, Pecu ária e Pesca Comunit ária. O Programa de Educa ção
para
Sociedades Sustent áveis lidera o desafio de compreender e responder a esta
demanda de
forma a integrar e afinar as in úmeras iniciativas, apoiando a organiza ção
como um todo. É papel
do Programa implementar uma linha norteadora nas diferentes a ções e
atividades relacionadas
a educa ção desenvolvidas pelo WWF-Brasil. Ao Programa tamb ém cabe elaborar e
adotar uma
estrat égia de desenvolvimento de processos formativos para a institui ção,
como cursos,
treinamentos, capacita ções, entre outros.
04. Atribui ções principais:
4.1 Institucionais:
'µ Alinhar as metas individuais da equipe sob sua coordena ção com o
planejamento
estrat égico institucional, os planos de trabalho de cada área / programa,
com a miss ão e
valores da institui ção;
'µ Atuar e promover estreita colabora ção e integra ção com os demais programas
e áreas da
organiza ção.
'µ Executar a Pol ítica de Recursos Humanos de Gest ão de Objetivos e
Desempenho do WWFBrasil
promovendo avalia ções peri ódicas da equipe sob sua coordena ção;
4.2 Program áticas:
'µ Aprimorar e implementar as estrat égias do Programa de Educa ção para
Sociedades
Sustent áveis do WWF-Brasil, responsabilizando-se pela coordena ção do seu
planejamento,
execu ção, avalia ção, monitoramento e aprendizagem;
'µ Desenvolver uma abordagem estrat égica para os pr óximos 5 anos relacionados
à pegada
ecol ógica e consumo sustent ável no Brasil;
'µ Realizar o acompanhamento e avalia ções peri ódicas das estrat égias, a ções e
parcerias de
educa ção para sociedades sustent áveis, desenvolvendo processos de
aprendizagem sobre
elas;
'µ Integrar as diferentes a ções e atividades relacionadas a educa ção para
sociedades
sustent áveis desenvolvidas pelo WWF-Brasil, assegurando sua consist ência
te órica e
metodol ógica e alinhamento com a estrat égia geral da organiza ção para a área
de educa ção
para sociedades sustent áveis e consumo sustent ável;
'µ Acompanhar a evolu ção dos principais índices de desenvolvimento econ ômico
e social que
possam ajudar na compreens ão sobre a perda da biodiversidade nacional e sua
rela ção
com o consumo das fam ílias, dos governos e das empresas;
'µ Coordenar os processos de forma ção e capacita ção de parceiros e de outros
p úblicos
relativos a área de atua ção do programa, com ênfase na pegada ecol ógica e
consumo
sustent ável;
'µ Orientar e apoiar o WWF-Brasil no desenvolvimento de a ções de forma ção e
capacita ção
nos diversos programas de conserva ção;
'µ Orientar e apoiar WWF-Brasil na realiza ção de campanhas educativas e
atividades de
conscientiza ção p ública em centros urbanos e áreas rurais;
'µ Representar o WWF-Brasil para os temas relativos à educa ção para
sociedades
sustent áveis e consumo sustent ável;
'µ Atuar no campo da influencia das pol íticas p úblicas relacionadas com
educa ção para
sociedades sustent áveis e consumo sustent ável;
'µ Coordenar a produ ção e publica ção e de materiais educativos garantindo sua
qualidade e
integridade com os padr ões e diretrizes institucionais.
4.3 Profissionais (Compet ências Pessoais):
'µ Promover processos de forma ção de car áter eficiente, participativo e
inclusivo;
'µ Captar recursos para as áreas de trabalho;
'µ Elaborar os planos de trabalho e or çamentos anuais da área;
'µ Promover ajustes nas atribui ções de atividades ou tarefas de seus
supervisionados;
'µ Elaborar termos de refer ência e documentos necess ários para a contrata ção
de parceiros e
consultores para projetos e atividades sob sua responsabilidade;
'µ Aprovar propostas e recomendar a contrata ção de parcerias e presta ções de
servi ços;
'µ Assegurar a qualidade e a pontualidade dos relat órios sob sua área de
responsabilidade;
'µ Articular uma ampla rede de parceiros que d êem capilaridade e maior
impacto às a ções dos
programas do WWF-Brasil garantindo colaboradores e recebendo e difundindo
conhecimentos.
05. Qualifica ções e Habilidades M ínimas:
'µ Forma ção Superior Completa em área de educa ção ou pedagogia ou ci ências
sociais
ou temas correlatos;
'µ P ós Gradua ção, especializa ção e/ou mestrado na área de educa ção ambiental
e/ou
meio ambiente e sustentabilidade;
'µ Experi ência profissional na área de educa ção ambiental;
'µ Flu ência oral e escrita na l íngua inglesa;
'µ Capacidade cr ítica, estrat égica e empreendedora;
'µ Capacidade de identificar oportunidades e gerar a ções de impacto;
'µ Capacidade de lideran ça, desenvolvimento e inspira ção de seus
colaboradores;
'µ Capacidade de coordena ção e gest ão de programas;
'µ Capacidade de captar e transmitir id éias, informa ções e conhecimentos com
objetividade
e clareza (oral e escrita);
'µ Capacidade de negociar e resolver conflitos;
'µ Capacidade de planejar, tomar decis ões e priorizar a ções;
'µ Capacidade de an álise da conjuntura s óciopol ítica nacional e suas
implica ções para a
conserva ção da biodiversidade e desenvolvimento sustent ável;
'µ Habilidade de facilitar, intermediar discuss ões e debates, e conduzir
processos
participativos;
'µ Habilidade em lidar com a diversidade cultural, étnica, religiosa, de
saberes e de valores
em realidades espec íficas.
5.1. Outras Especifica ções Desej áveis:
'µ Doutorado na área de educa ção ambiental e/ou meio ambiente e
sustentabilidade;
'µ Experi ência profissional na área de consumo sustent ável;
'µ Atua ção nas redes de educa ção ambiental no Brasil;
'µ Conhecimento e/ou experi ência relacionada a pegada ecol ógica e/ou consumo
sustent ável e/ou economia ambiental;
'µ Conhecimento e experi ência no desenvolvimento de a ções pedag ógicas e
campanhas
educativas;
'µ Conhecimentos em indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade.
06. Outras Informa ções
'µ Disponibilidade para viajar a trabalho.
07. Responsabilidade de supervis ão:
'µ Coordenar a equipe de educadores e supervisionar os funcion ários e
estagi ários sob sua
responsabilidade direta, promovendo o desenvolvimento de capacidades da
equipe;
'µ Supervisionar a equipe de educadores alocados nos diversos programas, em
conjunto
com os Coordenadores de Programa;
'µ Supervisionar o trabalho desenvolvido por consultores por ele(a)
contratados.
08. Relacionamento no trabalho:
8.1 P úblico Interno:
Interage e atua em estreita coopera ção com todos os programas da Unidade de
Conserva ção; Ap óia a Coordena ção de Comunica ção, a Superintend ência de
Rela ções
Corporativas e Marketing e a Secretaria Geral.
8.2 P úblico Externo
Interage com membros da Rede WWF; parceiros; organiza ções governamentais e
n ão
governamentais; redes; doadores; consultores, etc.
09. Regime de Contrata ção e Benef ícios
Contrata ção em regime CLT (Consolida ção das Leis Trabalhistas). Benef ícios
incluem: seguro
sa úde, seguro de vida, aux ílio odontol ógico e ticket alimenta ção/refei ção.
Sal ário compat ível
com o cargo, forma ção profissional e experi ência de trabalho.
10. Documenta ção solicitada
'µ Curr ículo preenchido em formul ário pr óprio do site do WWF-Brasil, onde
tamb ém
haver á espa ço para inserir as seguintes informa ções:
'µ Tr ês refer ências profissionais dispon íveis para contato com telefone e
e-mail,
incluindo pretens ão salarial;
'µ Carta de apresenta ção analisando a estrat égia do programa de Educa ção para
Sociedades Sustent áveis do WWF-Brasil (que segue anexa) e indicando como
valorizar seus pontos fortes e como aperfei çoar seus pontos fracos.
11. Prazo para envio de documenta ção:
As informa ções dever ão ser inseridas no site do WWF-Brasil at é 25/06/2010
12. Endere ço para envio de documenta ção:
Curr ículo e informa ções dever ão ser cadastrados acessando a referida vaga no
link:
http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/trabalhe_conosco2/
https://www.elancers.net/vagas/e_mostra_vaga.asp?id=810722
....................................................
ÁGUA: DONA DA VIDA
aguadonadavida@gmail.com
http://twitter.com/infoambiental
"Um rio é como um espelho que reflete os valores e
comportamentos da nossa sociedade.
Voc ê j á olhou para o rio da sua cidade hoje?"
[As partes desta mensagem que n ão continham texto foram removidas]
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"Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix"
"Lord, make me an instrument of your peace"
"Se ñor, hazme un instrumento de tu paz"
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"Eu levo uma vida de cachorro: n ão me drogo, n ão odeio, n ão contamino, n ão
invejo, n ão cobi ço, n ão traio e sobretudo, n ão dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).
"O circo com animais ensina a crian ça a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humaniza ção dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)
"No dia em que o homem conhecer o íntimo de um animal, todo crime contra um
animal ser á um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)
"N ão sou melhor porque me elogiam, n ão sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e n ão o que dizem." (Tom ás de Aquino)
Mensagens neste t ¦ópico (1)
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9. [divulga ¦ção] Semana do Meio Ambiente FAMATh - Faculdades Integrad
Enviado por: "Rafael Noturno" rfl.noturno@gmail.com r_noturno
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:04 am
Prezados,
Sintam-se todos convidados e bem vindos! ¦É com imenso prazer que a nossa
faculdade abre as portas para receber todos aqueles que queiram partilhar
seus conhecimentos e vivencias durante esse evento!
A presen ¦ça de todos ser ¦á uma honra!
Em comemora ¦ção ao Ano Internacional da Biodiversidade, alunos do ¦último
periodo do curso de Ci ¦ências Biol ¦ógicas e Biologia Marinha promovem a
"Semana do Meio Ambiente 2010 FAMATh - Altera ¦ções clim ¦áticas e impactos na
biodiversidade."
De 07 a 09 de Junho de 2010.
Valor: R$ 15,00 (Inscri ¦ção)
R$ 5,00 (Mini-curso)
Local: Faculdades Integradas Maria Thereza
Rua Visconde do Rio Branco, 869
Niteroi - Rio de Janeiro, 24240-006
E a ¦í embaixo a comunidade da Semana do Meio Ambiente
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102213910
--
Rafael "Noturno" Trindade.
Mensagens neste t ¦ópico (1)
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10. Mini Curso - Produ ¦ção Sustent ¦ável de Biodiesel - Universidade
Enviado por: "Paula Barreto" paulacrisbarreto@yahoo.com.br paulacrisbarreto
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:22 am
apenas repassando...
Paula C. Neves Barreto
Bi ¦óloga - Esp. em ¦ Gest ¦ão do Meio Ambiente: Minera ¦ção e Recursos H ¦ídricos
Contatos: +55 (31) ¦ 8639-2226 / 9255-3691
P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
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Mini-Curso
Produ ¦ção Sustent ¦ável de Biodiesel | Teoria e Pr ¦ática
Ministrante
Marcio Ar ¦êdes Martins | Professor Adjunto
Engenharia T ¦érmica e Biocombust ¦íveis
Data: 12/06/2010
Hor ¦ário: 8:00 ¦às 12:00 e de 14:00 ¦às 18:00
Local: Departamento de Engenharia Florestal / Universidade Federal de Vi ¦çosa
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INSCRI ¦ÇÕES: at ¦é o dia 10/06/2010
clique aqui para fazer a sua inscri ¦ção ou copie e cole o link www.institutoicone.com/inscricoes/?evento=biodiesel no seu navegador.
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INVESTIMENTO
Estudante de Gradua ¦ção: R$ 60,00
Estudante de P ¦ós-gradua ¦ção: R$ 80,00
Profissionais: R$ 100,00
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O CBCN reserva-se o direito de n ¦ão oferecer o mini-curso caso o n ¦úmero m ¦ínimo de 20 alunos por turma n ¦ão seja atingido.
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PROGRAMA
Introdu ¦ção, cen ¦ário nacional e mundial do setor de biomassa - 1 hora
Processos de produ ¦ção de biodiesel - 2 horas
Qualidade da mat ¦éria prima e do biodiesel, normas ANP - 1 hora
Produ ¦ção de biodiesel em unidade piloto (parte pr ¦ática) - 4 horas
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Mensagens neste t ¦ópico (1)
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11.1. Re: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal ¦ária
Enviado por: "Bianca" bianca.biabiologia@gmail.com biabiologia
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:43 am
JUliana,
É bem provavel que vc encontre o email da coordenadora no lattes
Em 24 de maio de 2010 11:36, Juliana Biagio
<julianaabiagio@yahoo.com.br>escreveu:
>
>
> Cara Henriqueta,
>
> Me interessei muito pela vaga, mas n ão sei para qual endere ço enviar o meu
> curr ículo. Sou Microbiologista, formada pela UFRJ e gostaria de saber se
> pode me fornecer este endere ço de email.
>
> Muito obrigada,
>
> Juliana.
>
> --- Em *dom, 23/5/10, queta <quetalemos@yahoo.com.br>* escreveu:
>
>
> De: queta <quetalemos@yahoo.com.br>
> Assunto: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal ária
>
> Para: bioempregos@yahoogrupos.com.br
> Data: Domingo, 23 de Maio de 2010, 12:55
>
>
>
>
> Cara Lorena,
>
> A vaga estava ou est á em anexo ao e-mail que repassei.
> Encaminho novamente a oportunidade.
>
> Abra ços,
>
> Henriqueta
>
>
>
>
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> *De:* Lorena <lorena_sgomes@yahoo.com.br>
> *Para:* bioempregos@yahoogrupos.com.br
> *Enviadas:* S ábado, 22 de Maio de 2010 14:08:44
> *Assunto:* [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal ária
>
>
> Cad ê a vaga?
>
> --- Em bioempregos@yahoogrupos.com.br<http://br.mc447.mail.yahoo.com/mc/compose?to=bioempregos%40yahoogrupos.com.br>,
> queta <quetalemos@...> escreveu
> >
> > Repassando!
> >
>
>
>
>
>
>
>
>
--
Bianca Lisb ôa
Mensagens neste t ¦ópico (6)
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