sexta-feira, 17 de setembro de 2010

[bioempregos] Resumo 2236

Existem 19 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1.1. Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
De: Amanda Prado
1.2. Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
De: Catarina Dias Ferreira
1.3. Re: Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
De: Amanda Prado
1.4. Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
De: joaquim Matheus
1.5. Re: Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha V
De: Lúcia Almeida

2.1. procuro estágio Biologia em SP/Capital
De: ROSANA GRUBER
2.2. Re: [bioempregos] procuro estágio Biologia em SP/Capital
De: Cláudia M. Herédias-Ribas

3. Consultor de Qualidade e Meio Ambiente (1 vaga)
De: Fernanda Daddezio

4. Analista de Responsabilidade Social Pleno
De: Fernanda Daddezio

5. outra vaga na SUZANO PAPEL E CELULOSE
De: Fernanda Daddezio

6. geógrafo e técnico ambiental (vendas)
De: Fernanda Daddezio

7. Oportunidade biologo - enfase peixes - RO
De: Alexandre S.M.

8. Estágio em biologia molecular
De: Caroline Campos

9. Cadastro p/ professores - Escolas Municipais de SP
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni

10.1. Re: site de empregos
De: yonit negri
10.2. Re: site de empregos
De: Edna Costa

11. Novidades na Biblioteca "Antroposimetrica"...
De: Diego Soares

12. Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio
De: Paula Barreto

13. Edital seleciona projetos para resgate de dados da flora brasileira
De: Camila Rezende


Mensagens
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1.1. Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
Enviado por: "Amanda Prado" amandaprado07@gmail.com amandaprado07
Data: Qui, 16 de Set de 2010 9:06 am

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O MEIO AMBIENTE REALMENTE AGRADECE!!!


*Muito boa a idéia ... o meio ambiente agradece!*

*SABE AQUELA GARRAFA PET?! POIS É!*
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*Divulguem. Vale a pena difundir essa idéia!!!*
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*SONIA SOUZA*

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Estevão Moreira
Mestrando em Música e Educação - UNIRIO
estevaomoreira.wordpress.com
@estevaomoreira


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1.2. Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
Enviado por: "Catarina Dias Ferreira" cat1002_86@yahoo.com.br cat1002_86
Data: Qui, 16 de Set de 2010 9:33 am

Otima ideia Amanda,,, muito legal!!

Gostaria de tirar uma duvida... é cimento mesmo que você usou entre as garrafas
né?

Obrigada.

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De: Amanda Prado <amandaprado07@gmail.com>
Para: armando_prado@uol.com.br; Vanessa Apocalypse <vapocaly@hotmail.com>;
Alberto e Pri Santos / Panta <pitialberto@yahoo.com.br>; Estela Almeida
<estela.brandi@gmail.com>; Luana Almudi <simplesmentelua@gmail.com>; Rogerio
Angelozi <rogerio_angelozi@yahoo.com.br>; Tathiane Alves da Silva *Tathinha*
<tathinha_as@hotmail.com>; almudi_1981@homail.com; Amanda Lopes Marques
<ctlamand@gmail.com>; Ariane Faria <arianefariadossantos@hotmail.com>; Carolina
Quiñones Bueno <carolina_qb@hotmail.com>; Kaue Bio <kauetg@gmail.com>; Gustavo
Busanelli <gustavo.busanelli@gmail.com>; .: ♥ Débora .:Malagueta.:♥ :.
<deboraolatorre@gmail.com>; Ana... Bio <biologa04@gmail.com>; beatriz pimentel
<bia_bpimentel@hotmail.com>; "Lourdes, Jaque e Bia" <lourdescastilho@gmail.com>;
Carolina Perozzi (Tina) <carolinaperozzi@yahoo.com.br>; Camila *Judi* Sobral
Torrezani <reggaemila@gmail.com>; Carine Costa <carinegrc@gmail.com>; Laura
<canalzinha@gmail.com>; Riguel Contente <riguel.contente@gmail.com>; Daniela
Reis Silva <danireis.bio@gmail.com>; Drica Sandre <drica_sandre@uol.com.br>;
Paulo Diaz <paulo.diaz.rocha@gmail.com>; Daniela Scarin <dani.scarin@gmail.com>;
bioempregos@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010 9:06:28
Assunto: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida




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>>>O MEIO AMBIENTE REALMENTE AGRADECE!!!
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>>>>>Muito boa a idéia ... o meio ambiente agradece!
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>>>Divulguem. Vale a pena difundir essa idéia!!!
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Estevão Moreira
Mestrando em Música e Educação - UNIRIOestevaomoreira.wordpress.com
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1.3. Re: Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
Enviado por: "Amanda Prado" amandaprado07@gmail.com amandaprado07
Data: Qui, 16 de Set de 2010 9:38 am

Não fui eu quem fez isso...também recebi por e-mail, gostei da idéia e
repassei.

Pelo que me parece, é cimento mesmo, mas não posso confimar com certeza.

Vou ver se consigo mais informações a respeito, e se conseguir, encaminho.

Abs.

Em 16 de setembro de 2010 09:31, Catarina Dias Ferreira <
cat1002_86@yahoo.com.br> escreveu:

> Otima ideia Amanda,,, muito legal!!
>
> Gostaria de tirar uma duvida... é cimento mesmo que você usou entre as
> garrafas né?
>
> Obrigada.
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> *De:* Amanda Prado <amandaprado07@gmail.com>
> *Para:* armando_prado@uol.com.br; Vanessa Apocalypse <vapocaly@hotmail.com>;
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> estela.brandi@gmail.com>; Luana Almudi <simplesmentelua@gmail.com>;
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> drica_sandre@uol.com.br>; Paulo Diaz <paulo.diaz.rocha@gmail.com>; Daniela
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> *Enviadas:* Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010 9:06:28
> *Assunto:* [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
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> estevaomoreira.wordpress.com
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1.4. Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida
Enviado por: "joaquim Matheus" joekimmatheus@yahoo.com.br joekimmatheus
Data: Qui, 16 de Set de 2010 3:06 pm

muito interessante! sempre quis fazer um projeto deste. Se pudermos conversar
mais a respeito deste projeto ficaria muito feliz.
onde fica estes da foto?
tem um manual pra construção?
gostaria de difundir esta idéai em comunidades mais carentes!

grato,

joaquim

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De: Amanda Prado <amandaprado07@gmail.com>
Para: armando_prado@uol.com.br; Vanessa Apocalypse <vapocaly@hotmail.com>;
Alberto e Pri Santos / Panta <pitialberto@yahoo.com.br>; Estela Almeida
<estela.brandi@gmail.com>; Luana Almudi <simplesmentelua@gmail.com>; Rogerio
Angelozi <rogerio_angelozi@yahoo.com.br>; Tathiane Alves da Silva *Tathinha*
<tathinha_as@hotmail.com>; almudi_1981@homail.com; Amanda Lopes Marques
<ctlamand@gmail.com>; Ariane Faria <arianefariadossantos@hotmail.com>; Carolina
Quiñones Bueno <carolina_qb@hotmail.com>; Kaue Bio <kauetg@gmail.com>; Gustavo
Busanelli <gustavo.busanelli@gmail.com>; .: ♥ Débora .:Malagueta.:♥ :.
<deboraolatorre@gmail.com>; Ana... Bio <biologa04@gmail.com>; beatriz pimentel
<bia_bpimentel@hotmail.com>; "Lourdes, Jaque e Bia" <lourdescastilho@gmail.com>;
Carolina Perozzi (Tina) <carolinaperozzi@yahoo.com.br>; Camila *Judi* Sobral
Torrezani <reggaemila@gmail.com>; Carine Costa <carinegrc@gmail.com>; Laura
<canalzinha@gmail.com>; Riguel Contente <riguel.contente@gmail.com>; Daniela
Reis Silva <danireis.bio@gmail.com>; Drica Sandre <drica_sandre@uol.com.br>;
Paulo Diaz <paulo.diaz.rocha@gmail.com>; Daniela Scarin <dani.scarin@gmail.com>;
bioempregos@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010 9:06:28
Assunto: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida




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>>>O MEIO AMBIENTE REALMENTE AGRADECE!!!
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Estevão Moreira
Mestrando em Música e Educação - UNIRIOestevaomoreira.wordpress.com
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1.5. Re: Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha V
Enviado por: "Lúcia Almeida" luciaalmeida01@hotmail.com luciaalmeidaju
Data: Qui, 16 de Set de 2010 7:09 pm



também achei muito interessante, gostaria de saber mais detalhes do projeto.



Lucia


To: bioempregos@yahoogrupos.com.br
From: joekimmatheus@yahoo.com.br
Date: Thu, 16 Sep 2010 11:05:56 -0700
Subject: Res: [bioempregos] Fwd: Enc: Fw: Programa Minha Garrafa, Minha Vida







muito interessante! sempre quis fazer um projeto deste. Se pudermos conversar mais a respeito deste projeto ficaria muito feliz.
onde fica estes da foto?
tem um manual pra construção?
gostaria de difundir esta idéai em comunidades mais carentes!

grato,

joaquim







De: Amanda Prado <amandaprado07@gmail.com>
Para: armando_prado@uol.com.br; Vanessa Apocalypse <vapocaly@hotmail.com>; Alberto e Pri Santos / Panta <pitialberto@yahoo.com.br>; Estela Almeida <estela.brandi@gmail.com>; Luana Almudi <simplesmentelua@gmail.com>; Rogerio Angelozi <rogerio_angelozi@yahoo.com.br>; Tathiane Alves da Silva *Tathinha* <tathinha_as@hotmail.com>; almudi_1981@homail.com; Amanda Lopes Marques <ctlamand@gmail.com>; Ariane Faria <arianefariadossantos@hotmail.com>; Carolina Quiñones Bueno <carolina_qb@hotmail.com>; Kaue Bio <kauetg@gmail.com>; Gustavo Busanelli <gustavo.busanelli@gmail.com>; .: ♥ Débora .:Malagueta.:♥ :. <deboraolatorre@gmail.com>; Ana... Bio <biologa04@gmail.com>; beatriz pimentel <bia_bpimentel@hotmail.com>; "Lourdes, Jaque e Bia" <lourdescastilho@gmail.com>; Carolina Perozzi (Tina) <carolinaperozzi@yahoo.com.br>; Camila *Judi* Sobral Torrezani <reggaemila@gmail.com>; Carine Costa <carinegrc@gmail.com>; Laura <canalzinha@gmail.com>; Riguel Contente <riguel.contente@gmail.com>; Daniela Reis Silva <danireis.bio@gmail.com>; Drica Sandre <drica_sandre@uol.com.br>; Paulo Diaz <paulo.diaz.rocha@gmail.com>; Daniela Scarin <dani.scarin@gmail.com>; bioempregos@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010 9:06:28
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2.1. procuro estágio Biologia em SP/Capital
Enviado por: "ROSANA GRUBER" rosana.gruber@yahoo.com.br rosana.gruber
Data: Qui, 16 de Set de 2010 9:55 am


Bom dia, Grupo.
 
Sou estudante do último semestre de Biologia e procuro desesperadamente um estágio. Preciso cumprir 400 horas obrigatórias para poder concluir o meu curso e, além disso e principalmente, também quero aprender mais, adquirir experiência.
 
Se alguém souber ou puder indicar alguma vaga, mesmo que voluntária, em Genética, Biologia Molecular ou Embriologia, agradeço imensamente, pois não estou encontrando nada nessas áreas.
 
Abraço,
 
Rosana.
 
 


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2.2. Re: [bioempregos] procuro estágio Biologia em SP/Capital
Enviado por: "Cláudia M. Herédias-Ribas" herediasribas@gmail.com ribasclaudia
Data: Qui, 16 de Set de 2010 11:57 am

Olá Rosana.
Sugiro que você vá na USP e no Instituto Butantan e mande e-mail ou bata na
porta dos laboratórios....
Foi dessa maneira que consegui estágio!
Entre no site desses dois lugares e veja os laboratórios que te interressam.
Se vc for lá no IB da USP procure nos murais, pois sempre tem anuncio de
alguma vaga.
Boa sorte
Abç
Cláudia

Em 16 de setembro de 2010 09:54, ROSANA GRUBER
<rosana.gruber@yahoo.com.br>escreveu:

>
>
> Bom dia, Grupo.
>
> Sou estudante do último semestre de Biologia e procuro desesperadamente um
> estágio. Preciso cumprir 400 horas obrigatórias para poder concluir o meu
> curso e, além disso e principalmente, também quero aprender mais, adquirir
> experiência.
>
> Se alguém souber ou puder indicar alguma vaga, mesmo que voluntária, em
> Genética, Biologia Molecular ou Embriologia, agradeço imensamente, pois não
> estou encontrando nada nessas áreas.
>
> Abraço,
>
> Rosana.
>
>
>
>
>
>

--
Cláudia Maria Herédias-Ribas
Bióloga - CRBio 64028/01-D


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3. Consultor de Qualidade e Meio Ambiente (1 vaga)
Enviado por: "Fernanda Daddezio" fedaddezio@gmail.com fedaddezio
Data: Qui, 16 de Set de 2010 11:52 am

não sei de nada...
estou REPASSANDO!!!


Título da vaga: Consultor de Qualidade e Meio Ambiente (1 vaga)
*Nome da empresa: SUZANO PAPEL E CELULOSE*
*Local Mucuri - BA
(vagas) 1
Salário: A Combinar
14/09/2010

Dados da vaga

Descrição da vaga:
Participar e contribuir para a implantação e manutenção dos sistemas
certificados, tais como: Sistema de gestão da qualidade, sistema
gerenciamento ambiental, sistema de segurança e saúde ocupacional, mediante
a programação e controle das avaliações periódicas (Auditorias). Atuar com
manutenção dos registros, acompanhamento das não-conformidades e ações
corretivas, atualização das políticas e procedimentos inerentes, de forma a
manter as certificações e os requisitos dos sistemas....

Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência
Odontológica, Convênio com Farmácia, Tíquete Alimentação, Cesta Básica,
Estacionamento, Previdência Privada, Estudo de Faculdade, Estudo de
Pós-Graduação / MBA, Curso de Idiomas, Transporte Fornecido pela empresa,
Restaurante na empresa, Vale Transporte, Participação nos lucros

Área profissional:
Meio Ambiente/ Ecologia/ Engenharia de Meio Ambiente
Qualidade


Nível hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Dados da empresa
Descrição da empresa:
Somos uma empresa de base florestal com atuação no mercado global. Nossa
empresa é uma das maiores produtoras de celulose no mundo e líder no mercado
brasileiro nos segmentos de papéis para imprimir e escrever e papel cartão.
Em mais de oito décadas de atuação, nossa trajetória é fortemente marcada
pelo pioneirismo e inovação. A busca de novos talentos vai ao encontro do
nosso compromisso de desenvolvimento dos nossos negócios, da sociedade, do
nosso país e das próximas gerações.
Nacionalidade e porte da empresa:
Nacional de grande porte Ramo da empresa:
Papel e Derivados


--
Antes de imprimir pense no meio ambiente. www.greenchoice.com.br
Think about the environment before printing.

É obrigatória a neutralização de carbono, com plantio de árvores, dos
eventos realizados nos Parques municipais da Cidade de São Paulo.
Vide Portaria Nº 06/SVMA.G/2007


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4. Analista de Responsabilidade Social Pleno
Enviado por: "Fernanda Daddezio" fedaddezio@gmail.com fedaddezio
Data: Qui, 16 de Set de 2010 11:59 am

REPASSANDO....


Data 14/09/2010
Título da vaga: Analista de Responsabilidade Social Pleno (1 vaga)
Nome da empresa *SUZANO PAPEL E CELULOSE**
Local Mucuri - BA (1 vaga)
Salário A Combinar

Dados da vaga

Descrição da vaga:
Executar estratégias e ações de responsabilidade social empresarial.
Estreitar o relacionamento da Suzano com seus stakeholders através de
visitação à campo e periódicos contatos com membros das comunidades.
Manter-se inteirado nos acontecimentos e na realidade das localidades em que
atua. Acompanhar a execução de projetos sociais. Representar a Suzano em
associações, entidades e eventos relacionados a responsabilidade social.
*Ensino Superior completo em áreas sociais,...???

*
Área profissional:
*Meio Ambiente/ Ecologia/ Engenharia de Meio Ambiente *Jornalismo Jurídica
Relações Públicas

Nível hierárquico:
Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)

Dados da empresa

Descrição da empresa:
Somos uma empresa de base florestal com atuação no mercado global. Nossa
empresa é uma das maiores produtoras de celulose no mundo e líder no mercado
brasileiro nos segmentos de papéis para imprimir, escrever e papel cartão.
Em mais de oito décadas de atuação, nossa trajetória é fortemente marcada
pelo pioneirismo e inovação. A busca de novos talentos vai ao encontro do
nosso compromisso de desenvolvimento dos nossos negócios, da sociedade, do
nosso país e das próximas gerações.
Nacionalidade e porte da empresa:
Nacional de grande porte

--
Antes de imprimir pense no meio ambiente. www.greenchoice.com.br
Think about the environment before printing.

É obrigatória a neutralização de carbono, com plantio de árvores, dos
eventos realizados nos Parques municipais da Cidade de São Paulo.
Vide Portaria Nº 06/SVMA.G/2007


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5. outra vaga na SUZANO PAPEL E CELULOSE
Enviado por: "Fernanda Daddezio" fedaddezio@gmail.com fedaddezio
Data: Qui, 16 de Set de 2010 12:48 pm

apenas encaminhando...

anexo..

Você recebeu uma imagem.


Captura de tela inteira 16092010 124706.bmp

Estas imagens foram enviadas com o Picasa do Google.
Para conhecer esse programa, visite: http://picasa.google.com/


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6. geógrafo e técnico ambiental (vendas)
Enviado por: "Fernanda Daddezio" fedaddezio@gmail.com fedaddezio
Data: Qui, 16 de Set de 2010 12:55 pm

ENCAMINHANDO
geógrafo e técnico ambiental (vendas)


anexo


Captura de tela inteira 16092010 125344.bmp
Captura de tela inteira 16092010 125332.bmp

Estas imagens foram enviadas com o Picasa do Google.
Para conhecer esse programa, visite: http://picasa.google.com/


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7. Oportunidade biologo - enfase peixes - RO
Enviado por: "Alexandre S.M." alexandre_sorokin_marcal@yahoo.com.br alexandre_sorokin_marcal
Data: Qui, 16 de Set de 2010 1:21 pm

Encaminhando, se conhecem alguem com esse perfil repassem o e-mail.
Abraços


TERMO DE REFERÊNCIA
PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO PARA O QUADRO DE EQUIPE TÉCNICA DO SUBPRORAMA DE
INVENTÁRIO TAXONÔMICO DO LABORATÓRIO DE ICTIOLOGIA E PESCA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE RONDÔNIA, NO ÂMBITO DO PROJETO “Monitoramento e Conservação da Ictiofauna do
Rio Madeira".

30
de agosto de 2010

 

CONTRATO
RIOMAR-UNIR/SAE, No. CT. DS. SP. 009/2009

 

CARGO:
TÉCNICO EM ICTIOLOGIA/COLEÇÃO DE PEIXES

LOCAL DE TRABALHO: LABORATÓRIO DE
ICTIOLOGIA E PESCA, CAMPUS UNIR, PORTO VELHO â€" RO

 

1 - Justificativa

 

No escopo do programa de Monitoramento e Conservação
da Ictiofauna do Rio Madeira, executado pela equipe do Laboratório de
Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia (LIP/UNIR), por meio de
um contrato entre a Fundação Rio Madeira (RIOMAR) e o Consórcio Santo Antônio
Energia (SAE), está o subprograma de Inventário Taxonômico. A proposta deste
subprograma é inventariar a fauna de peixes no trecho do rio Madeira entre a
foz do rio Guaporé e a foz do rio Madeira e fornecer subsídios para uma
adequada identificação refinada dessa fauna.

Nesse sentido, a coleta de material biológico em
campo e os adequados procedimentos em laboratório para triagem, identificação e
armazenamento em coleção biológica são de fundamental importância para o
registro histórico da biodiversidade de peixes do rio Madeira e garantia da sua
manutenção.

Tendo em vista o grande esforço de coleta de material que o projeto tem
investido, resumido em 20 pontos amostrais, é necessária a presença de um
biólogo que possa contribuir para a coleta e manutenção do material biológico
em coleção científica.

 

2 â€" Objetivo

Catalogação e manutenção da coleção de peixes da Universidade Federal de
Rondônia.

 

3
â€" Perfil solicitado do profissional:

- Diploma de graduação em Biologia
(licenciatura e/ou bacharelado);

- Familiaridade no uso do Microsof Office e seus aplicativos e
ferramentas de internet;

- Capacidade de trabalhar
independentemente e em equipe;

- Capacidade de concluir tarefas
independentemente, dentro de prazos estabelecidos, às vezes sob pressão;

- Capacidade de identificar
problemas decorrentes da execução da função e propor soluções criativas;

- Capacidade de coordenar e executar
atividades de campo e de laboratório, estabelecendo e cumprindo os prazos,
metas e responsabilidades de acordo com o planejamento;

- Facilidade de expressão de idéias
através da escrita;

- (Poderá atuar na solução de outros problemas não relacionados diretamente
a sua função.)

 

4
â€" Atividades a serem realizadas:

Atividades
fundamentais:

- Coleta
de material biológico, triagem e armazenamento;

-
Catalogação em programas específicos e organização da coleção de peixes;

Atividades
adicionais:

-
Colaboração para organização de expedições científicas;

-
Atividades rotineiras de escritório e de laboratório;

-
Acompanhamento de alunos de graduação.

 

5
â€" Produtos a serem entregues pelo contratado:

- Base de
dados da coleção de peixes da UNIR;

- Coleção
de peixes organizada;

- Relatórios
sempre que solicitados pela coordenação dos projetos/laboratório;

 

6
â€" Período de trabalho

            O
período envolverá um mês de experiência. Após, se o candidato estiver apto à
vaga, permanecerá pelo período envolvendo a data de contratação até março de
2011 (possivelmente seis meses).

 

7
â€" Forma de contratação

            A
contratação será feita via contrato de prestação
de serviço por um período equivalente ao apresentado no item anterior. O
contrato será celebrado entre a Fundação Rio Madeira e o contratado.

 

8
â€" Carga horária

            O tempo de trabalho deverá somar 40 horas semanais, preferencialmente em dois turnos diários: entre
08:00h e 12:00h e entre 14:00h e 18:00h.

 

10
â€" Valor a ser pago pelo serviço:

O valor total a ser pago
pelo serviço será de R$ 1.553,81 (valor total líquido, excluindo impostos e
encargos básicos) a ser pago mensalmente até o quinto dia útil. O projeto não
poderá cobrir gastos com vale-transporte nem vale-refeição, tampouco com
pagamento de horas extras.

 

11 â€" Para a
candidatura

            Submeter
currículo e carta de intenção para o email luizjq@yahoo.com.br.

            Por
favor, inclua no assunto do email TÉCNICO EM ICTIOLOGIA/COLEÇÃO DE PEIXES.

            Prazo
para aplicação: 14 de setembro de 2010.

            Em
caso de dúvidas, escreva para luizjq@yahoo.com.br.

--
Att,


Fabíola Gomes Vieira
Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Bióloga - CRBio 52947/06-D
Laboratório de Ictiologia e Pesca - LIP

Coleção Ictiológica da Universidade Federal de Rondônia
___________________________________

Universidade Federal de Rondônia

69 8112 2215

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8. Estágio em biologia molecular
Enviado por: "Caroline Campos" kroline_kmpos@yahoo.com.br kroline_kmpos
Data: Qui, 16 de Set de 2010 2:28 pm

Quem quiser é uma boa oportunidade de aprender e a bolsa da FUNDAP do ano que vem tem grande chance de ser de quem fizer o estágio no laboratório deste ano, já que terá mais experiência e para passar na prova da FUNDAP além de ir bem na prova tem a análise curricular....

--- Em qui, 16/9/10, Carol Campos <carol.entomologia@gmail.com> escreveu:


De: Carol Campos <carol.entomologia@gmail.com>
Assunto: Fwd: [Marcadores Moleculares] Estágios
Para: "Carol" <kroline_kmpos@yahoo.com.br>
Data: Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010, 14:25

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Marcadores Moleculares <roselituan@gmail.com>
Data: 13 de setembro de 2010 11:19
Assunto: [Marcadores Moleculares] Estágios
Para: carol.entomologia@gmail.com


Há vagas para graduandos no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular da Superintendência de Controle de Endemias para aplicar o código de barras da vida (Barcoding for life) a caramujos hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, que sabemos, causa a esquistossomose humana.
O Barcoding é um sistema de identificação genômica feito através de um trecho do gene mitocondrial citocromo C oxidase I - COI- que nos projetos que desenvolvo no laboratório se mostrou eficiente para a identificação de espécies de caramujos de água doce do gênero Biomphalaria.
As atividades incluem a aplicação de um protocolo molecular (PCR) para a obtenção das sequencias. O mais importante, é que os estagiários aplicam várias ferramentas de bioinformática para a análise da diversidade genética e filogenia molecular. Após mais um projeto FAPESP, que incluiu espécimes de variás localidades de SP, pretendo expandir a analise a todo o estado de SP. Para este tipo de estágio ainda não há perspectivas de remuneração.
Mas, para biólogos recem- formados, há uma grande chance de a SUCEN selecionar um aprimorando para ocupar uma vaga no laboratório, com remuneração feita pela FUNDAP.
Já formei muitos aprimorandos, um deles vai apresentar seu mestrado ainda em setembro deste ano. É uma boa oportunidade para quem pretende fazer pós-graduação.

Os interessados devem manisfestar interesse via meus e-mails: roselituan@yahoo.com.br , roselituan@gmail.com ou rtuan@sucen.sp.gov.br.


--
Postado por Marcadores Moleculares no Marcadores Moleculares em 9/13/2010 07:12:00 AM


--
Caroline Campos de Oliveira
Aprimoranda no Laboratório de Entomologia Médica - SUCEN
Conselheira - CADES-SA - Agenda 21
Estudante de Especialização em Entomologia Urbana - UNESP - Rio Claro
Bióloga
(11) 9602-1884

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9. Cadastro p/ professores - Escolas Municipais de SP
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qui, 16 de Set de 2010 2:35 pm

Amigos,

Tive conhecimento de que as escolas da rede municipal de ensino de SÃO PAULO
estão recebendo cadastro de professores até sexta-feira.

Infelizmente ñ possuo conhecimento se o cadastro é para atribuição de aulas
ou eventual e outros detalhes sobre essa oportunidade, somente que as
inscrições deverão ser feitas até a próxima sexta-feira (17/09 - AMANHÃ)
diretamente na escola a qual a pessoa pretende lecionar.

Boa sorte a todos!!!
Íris


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10.1. Re: site de empregos
Enviado por: "yonit negri" yoyo-rj@hotmail.com
Data: Qui, 16 de Set de 2010 4:21 pm


entrar no grupo

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10.2. Re: site de empregos
Enviado por: "Edna Costa" ednacosta@gmail.com edna_do_sim
Data: Qui, 16 de Set de 2010 4:23 pm

olá!

Você já está no grupo.

abs,

Edna

.

Em 16 de setembro de 2010 15:56, yonit negri <yoyo-rj@hotmail.com> escreveu:

>
>
> entrar no grupo
>
>
>
>


*Edna Costa
*ednacosta@gmail.com <chrome-extension://mce_host/src/ednacosta@gmail.com>*
http://escoladeredes.ning.com/profile/EdnaCosta => E=R
*

55 16 91241866

"Não somos seres humanos numa jornada espiritual, somos seres espirituais
numa jornada humana." (Clara Pelaez)

[image: Blogger] <http://www.shojoedaijo.blogspot.com> [image:
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Ning] <http://www.escoladeredes.ning.com/profile/EdnaCosta> [image:
Twitter]<http://www.twitter.com/ednacosta> [image:
Orkut] <http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1206145646347596910&rl=t>
[image:
Picasa] <http://picasaweb.google.com.br/ednacosta>
Do you really need to print this email?
Signature powered by
<http://www.wisestamp.com/email-install?utm_source=extension&utm_medium=email&utm_campaign=footer>
WiseStamp<http://www.wisestamp.com/email-install?utm_source=extension&utm_medium=email&utm_campaign=footer>


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11. Novidades na Biblioteca "Antroposimetrica"...
Enviado por: "Diego Soares" soares2br@yahoo.com.br soares2br
Data: Qui, 16 de Set de 2010 4:21 pm

Foram disponibilizados novos textos para "download" na biblioteca
"Antroposimetrica":
 
Etnografia e Questões Sócio-Ambientais: esboço de uma antropologia simétrica da
paisagem - P. Silveira
Híbridos na Paisagem: uma etnografia de espaços de produção e conservação - P.
Silveira
 
Conselho de Gestão do Patrimônio Genético: hibridismo, tradução e agência
compósita - D. Soares
 
Dismantling the divide betwen Indigenous and Scientific Knowledge - Agrawal
Cosmology as Ecological Analysis: a view from the rain forest -
Reichel-Dolmatoff
O que significa tornar-se Outro? Xamanismo e Contato Interétnico na Amazônia -
A. Villaça
Environmentality - Agrawal
Textual Agency: how text do things in organizations settings - F. Cooren

Linguistics and Grammatology - Derrida & Spivak
Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia - G. Deleuze & F. Guattari (Vol. 1, 2 e
3)


Em que se pode reconhecer o estruturalismo - G. Deleuze
NGOs and the Environment: from knowledge to action - S. Jasanoff
Gabriel Tarde and the End of the Social - B. Latour
Making a mess with method - J. Law

Água e Cultura nas Populações Tradicionais Brasileiras - Diegues
How to read a map: remarks on the practical logic of navegation - A. Gell
A Guerra dos Alfabetos: os povos indígenas na fronteira entre o oral e o escrito
- B. Franchetto
 Acesse no link: www.antroposimetrica.blogspot.com

Obs: a biblioteca "Antroposimetrica" é um espaço público, contribua você também
com o nosso acervo enviando textos e artigos para o e-mail:
soares2br@yahoo.com.br


Diego Soares - Antropólogo
Mestre em Antropologia Social (UFRGS, 2005) e Doutorando no Programa de
Pós-Graduação em Antropologia/UnB - Tel: (061) 3797-7362 / (061) 9636-6141.
Blog: http://www.antroposimetrica.blogspot.com
 
________________________________

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12. Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio
Enviado por: "Paula Barreto" paulacrisbarreto@yahoo.com.br paulacrisbarreto
Data: Qui, 16 de Set de 2010 6:03 pm

repassando informativo!


 
Paula Cristina Neves Barreto
Bióloga - Bacharel e Licenciada
CRBio: 62846/04-D
 
Contato.: (31) 8639-2226 / 9255-3691


 
 
 
 


--- Em qui, 16/9/10, Instituto Brasileiro de Florestas <contato@ibflorestas.org.br> escreveu:


De: Instituto Brasileiro de Florestas <contato@ibflorestas.org.br>
Assunto: Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio
Para: paulacrisbarreto@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010, 14:29

 


::indique este e-mail a um amigo

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13. Edital seleciona projetos para resgate de dados da flora brasileira
Enviado por: "Camila Rezende" clrezende@gmail.com camila_rez
Data: Qui, 16 de Set de 2010 6:35 pm

>
>
> **
>
>
> Data: Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010, 22:56
>
>
>
>
> *Edital MCT/CNPq/FNDCT/MEC/CAPES/FAP's Nº 56/2010 - REFLORA*
>
> I - EDITAL
>
> O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, o Fundo Nacional de
> Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT e o Conselho Nacional de
> Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em parceria com o
> Ministério da Educação - MEC, com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento
> de Pessoal de Nível Superior – CAPES e com as Fundações Estaduais de Amparo
> à Pesquisa – FAPs, listadas no item I.1.1, tornam público o presente Edital
> e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui
> estabelecidos, e em conformidade com o anexo REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>,
> parte integrante deste Edital.
>
> *I.1 - OBJETIVO*
>
> O presente Edital tem por objetivo selecionar propostas para apoio
> financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o
> desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio da pesquisa,
> resgate e uso das informações e disponibilização no Herbário Virtual
> Autenticado de Espécies da Flora do Brasil - REFLORA, abrangendo as plantas
> coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos herbários do *Royal
> Botanic Gardens* de Kew, Inglaterra, e do *Muséum National d'Histoire
> Naturelle* de Paris, França. Pretende-se, com isto, promover a ampliação
> do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora brasileira, a
> validação da identidade taxonômica de todos os espécimes analisados, a
> designação das modalidades de materiais-tipo encontrados e a capacitação de
> estudantes brasileiros em Taxonomia de espécies da flora do país.
>
> As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na
> parte *II –* REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>
> ,**anexo a este Edital, que determina os requisitos relativos ao
> proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas
> aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos
> projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de
> julgamento e demais informações necessárias.
>
> *I.1.1 – PARCERIAS*
>
> A CAPES e as seguintes Fundações de Amparo à Pesquisa das Unidades da
> Federação (FAPs) participarão como co-financiadoras de projetos aprovados:
> FAPEAM, FAPESB, FAPES, FUNDECT, FAPEMA, FAPEMIG, FAPEPI, FAPESC, FAPDF,
> FAPEG, Fundação Araucária e FAPESP. As FAPs financiarão propostas cujas
> instituições executoras estejam localizadas em seus territórios. Terão
> prioridade de financiamento os projetos oriundos de estados cujas FAPs
> participam do Programa.
>
> I.2 - APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS
>
> *I.2.1* - As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o
> projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por
> intermédio do *Formulário de Propostas Online,* disponível naPlataforma
> Carlos Chagas <http://carloschagas.cnpq.br/>, a partir da data indicada no
> subitem II.1.2 - *CRONOGRAMA* doREGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>
> .
>
> *I.2.2* - As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, até às 18 (dezoito)
> horas, horário de Brasília, da data limite de submissão das propostas,
> descrita no subitem II.1.2-*CRONOGRAMA* do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>.
> No entanto, o sistema eletrônico (servidor de rede) receberá propostas com
> tolerância de mais 24 (vinte e quatro horas), encerrando-se,
> impreterivelmente, às 18h (dezoito horas) do dia posterior à data limite de
> submissão das propostas, horário de Brasília. O proponente receberá, após o
> envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá
> como comprovante da transmissão.
>
> *I.2.3* – A proposta deve ser apresentada em conformidade com o descrito
> no subitem* II.2* - *CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE* – do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>,
> contendo rigorosamente todos os itens previstos neste Edital. O arquivo
> contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulário de
> Propostas *Online* e anexado a este, nos formatos "doc", "pdf" "rtf" ou
> "post script", limitando-se a 1Mb (um megabyte). Caso seja necessário
> utilizar figuras, gráficos, etc, para esclarecer a argumentação da proposta,
> estas não devem comprometer a capacidade do arquivo, pois propostas que
> excedam o limite de 1Mb não serão recebidas pelo guichê eletrônico do CNPq.
>
> *I.2.4 -* Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio,
> tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido no subitem* I.2.2
> *acima. Assim, recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma
> vez que o CNPq não se responsabilizará por propostas não recebidas em
> decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos.
>
> *I.2.5* - Caso a proposta seja remetida fora do prazo de submissão, ela
> não será aceita pelo sistema eletrônico. Por este motivo e, no cumprimento
> do disposto no caput do art. 41, da Lei nº 8.666<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>,
> de 21 de junho de 1993, não haverá possibilidade da proposta ser acolhida,
> examinada e julgada.
>
> *I.2.6* – Será aceita uma única proposta por proponente. Na hipótese de
> envio de uma segunda proposta pelo mesmo proponente, respeitando-se o prazo
> limite estipulado para submissão das propostas, esta será considerada
> substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última
> proposta recebida.
>
> *I.2.7* – Em se constatando projetos idênticos submetidos por proponentes
> diferentes, todas as propostas serão desclassificadas.
>
> *I.3 - ADMISSÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO*
>
> A seleção das propostas submetidas ao CNPq, em atendimento a este Edital,
> será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas. Para
> tanto, são estabelecidas as seguintes etapas:
>
> *I.3.1 - Etapa I – Análise pela Área Técnica do CNPq*
>
> Esta etapa, a ser realizada pela área técnica do CNPq, consiste na análise
> das propostas apresentadas quanto ao atendimento às disposições
> estabelecidas nos itens do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>,
> relativos ao subitem*II.1.4 -* *ITENS FINANCIÁVEIS* e subitens *II.2.1 -
> QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO e II.2.3- QUANTO À INSTITUIÇÃO DE
> EXECUÇÃO, *dos *CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE.*
>
> I.3.2 - Etapa II – Análise e julgamento pelo Comitê Julgador
>
> *I.3.2.1*. As propostas serão avaliadas e classificadas nesta etapa
> considerando a análise da etapa *I.3.1* e os *CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE,
> *indicado no subitem *II.2.2 - QUANTO À PROPOSTA, *e de*JULGAMENTO,* indicado
> no subitem *II.3,* do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>,
> que serão pontuados pelo Comitê Julgador.
>
> *I.3.2.2 - *A pontuação final de cada projeto será aferida conforme
> estabelecido no item* II.3 – CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO *do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>
> .
>
> *I.3.2.3* - Após a análise de mérito e relevância de cada proposta e da
> adequação de seu orçamento, o Comitê Julgador, dentro dos limites
> orçamentários estipulados pela Diretoria Executiva do CNPq, poderá
> recomendar:
>
> *a)* aprovação, com ou sem cortes orçamentários; ou
>
> *b)* não aprovação.
>
> *I.3.2.4* - O parecer do Comitê sobre as propostas, dentro dos critérios
> estabelecidos, será registrado em Planilha Eletrônica, contendo a relação
> das propostas julgadas, recomendadas e não recomendadas, com as respectivas
> pontuações finais, em ordem decrescente, assim como outras informações e
> recomendações julgadas pertinentes. Para propostas recomendadas, será
> definido o valor a ser financiado pelo CNPq. Para propostas não
> recomendadas, será emitido parecer consubstanciado contendo as
> justificativas para a não recomendação. A Planilha Eletrônica será assinada
> pelos membros do Comitê.
>
> *I.3.2.5* – Não é permitido integrar o Comitê Julgador o pesquisador que
> tenha apresentado propostas a este Edital, ou que participe da equipe do
> projeto.
>
> *I.3.2.6 *- É vedado a qualquer membro do Comitê julgar propostas de
> projetos em que:
>
> a) esteja participando da equipe do projeto seu cônjuge, companheiro ou
> parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro
> grau; ou
>
> b) esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da
> equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros.
>
> I.3.3 - Etapa III – Recomendação pelo Comitê Técnico
>
> *I.3.3.1* - Todas as propostas recomendadas pelo Comitê Julgador serão
> submetidas à apreciação do Comitê Técnico do programa REFLORA, a ser
> designado por Portaria do CNPq, que recomendará as propostas a serem
> financiadas, respeitando-se a avaliação e classificação das propostas pelo
> Comitê Julgador e os limites orçamentários definidos para este Edital.
>
> *I.3.3.2 -* A participação específica de cada um dos agentes financiadores
> será definida em reunião conjunta do Comitê Técnico com os representantes
> das entidades financiadoras.
>
> *I.3.3.3* - Caberá a cada entidade financiadora, manifestar-se formalmente
> ao CNPq em quais propostas, dentre àquelas recomendadas pelo comitê
> julgador, participará como co-financiadora, e o valor de recursos
> financeiros a ser aportado em cada proposta.
>
> *I.3.4 - Etapa IV – Análise pela Diretoria Executiva (DEX) do CNPq*
>
> Todas as propostas analisadas pelo Comitê Julgador e recomendadas pelo
> Comitê Técnico e entidades financiadoras serão submetidas à apreciação da
> Diretoria Executiva do CNPq, que emitirá a decisão final sobre sua
> aprovação, observados os limites orçamentários deste Edital.
>
> *I.4 - RESULTADO DO JULGAMENTO*
>
> *I.4.1 - *A relação das propostas aprovadas com recursos financeiros do
> presente Edital, será divulgada na página eletrônica do CNPq, disponível na
> Internet no endereço *www.cnpq.br * <http://www.cnpq.br/>e publicada no *Diário
> Oficial da União*.
>
> *I.4.2 - *Todos os proponentes do presente Edital terão acesso ao parecer
> sobre sua proposta, preservada a identificação dos pareceristas.
>
> *I.5 - RECURSOS ADMINISTRATIVOS*
>
> *I.5.1 - *Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado
> do julgamento das propostas, poderá apresentar recurso em formulário
> eletrônico específico, disponível na Plataforma Carlos Chagas (
> http://carloschagas.cnpq.br), no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar
> da data da publicação do resultado no Diário Oficial da União e na página do
> CNPq, desde que esteja disponibilizada ao proponente o parecer do Comitê
> Julgador na Plataforma Carlos Chagas.
>
> *1.5.2 - *O recurso deverá ser dirigido à Comissão Permanente de Análise
> de Recursos - COPAR que, após exame, encaminhará o resultado para
> deliberação final da Diretoria Executiva do CNPq.
>
> *I.5.3 - *Na contagem do prazo excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á
> o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos. O prazo só se
> inicia e vence em dias de expediente no CNPq.
>
> *I.5.4 - *A norma específica, Resolução Normativa nº 006/2009, que
> estabelece os procedimentos necessários para interposição de recursos está
> disponível na página do CNPq, no endereço eletrônico
> http://www.cnpq.br/normas/rn_09_006.htm.
>
> I.6 – CONTRATAÇÃO DAS PROPOSTAS APROVADAS
>
> *I.6.1 - *As propostas aprovadas serão contratadas na modalidade de
> Auxílio Individual pelo CNPq, em nome do Coordenador/Proponente, mediante
> assinatura de *Termo de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro a
> Projeto de Pesquisa Científica e/ou Tecnológica.*
>
> *I.6.2 - *A firmatura do Termo de Concessão ficará subordinada à
> existência prévia de Protocolo de Cooperação Técnica, celebrado entre a
> instituição de execução do projeto e o CNPq, conforme previsão contida na
> alínea "a" do item 5 do Anexo I da Resolução Normativa nº 024/2006 (
> http://www.cnpq.br/normas/rn_06_024.htm), e que, nos termos da Cláusula
> Segunda, item 3 - Das Competências da Instituição, do referido Protocolo,
> não haja veto da instituição.
>
> *I.6.3* - As disposições dos itens I.6.1 e I.6.2 aplicam-se aos recursos
> do CNPq/FNDCT em conjunto.
>
> *I.6.4 -* Poderá ser aportado apoio financeiro adicional a projetos, desde
> que tenham sido recomendados pelo Comitê Julgador, como recursos adicionais
> às propostas recomendadas para financiamento.
>
> *I.6.5* - O CNPq firmará com as FAPs e outras entidades os instrumentos
> legais necessários à viabilização dessa ação coordenada.
>
> *I.6.6* - Para as propostas a serem co-financiadas pelas FAPS, o
> beneficiário celebrará instrumento em separado, um com o CNPq e o outro com
> a Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa.
>
> *I.6.7 - *Os recursos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa serão
> contratados diretamente por estas e seguirão as normas e instrumentos legais
> próprios de cada entidade.
>
> *1.6.8 - *Os auxílios concedidos pela CAPES serão contratadas diretamente
> pela mesma, em instrumento específico e em separado do CNPq, e seguirão as
> normas e instrumentos legais próprios da CAPES (http://www.capes.gov.br/).
>
> *I.6.9 - *A existência de alguma inadimplência do proponente com a
> Administração Pública Federal direta ou indireta, não resolvida no prazo
> máximo de 90 dias corridos após a publicação do resultado no Diário Oficial
> da União, constituirá fator impeditivo para a contratação do projeto.
>
> *I.7 – CANCELAMENTO DA CONCESSÃO*
>
> *I.7.1 - *A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela
> Diretoria Executiva do CNPq, pela CAPES ou pela FAP, por ocorrência, durante
> sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem
> prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente
> fundamentada.
>
> *I.8 – PUBLICAÇÕES*
>
> *I.8.1 - *As publicações científicas e qualquer outro meio de divulgação
> de trabalho de pesquisa, apoiados pelo presente Edital, deverão citar,
> obrigatoriamente, o apoio das entidades/órgãos financiadores.
>
> *I.8.2 - *As ações publicitárias atinentes a projetos e obras financiadas
> com recursos da União, deverão observar rigorosamente as disposições
> contidas no § 1º do art. 37 da Constituição Federal, bem assim aquelas
> consignadas na Instrução da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão
> Estratégica da Presidência da República - atualmente a IN/SECOM-PR nº 02, de
> 16 de dezembro de 2009.
>
> *I.9 – IMPUGNAÇÃO DO EDITAL*
>
> *I.9.1 - *Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o
> proponente que não o fizer até o segundo dia útil anterior ao prazo final
> estabelecido para recebimento das propostas. Ademais, não terá efeito de
> recurso a impugnação feita por aquele que, em o tendo aceitado sem objeção,
> venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou
> imperfeições.
>
> *I.9.2 - *A impugnação deverá ser dirigida à Diretoria Executiva do CNPq,
> por correspondência eletrônica, para o endereço: presidencia@cnpq.br<http://mc/compose?to=presidencia@cnpq.br>
> .
>
> *I.10 – REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL*
>
> *I.10.1 - *A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou
> anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Diretoria
> Executiva do CNPq, seja por motivo de interesse público ou exigência legal,
> em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou
> reclamação de qualquer natureza.
>
> I.11 – PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES ESPECIAIS
>
> *I.11.1 - *É de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas
> as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter
> ético ou legal, necessárias para a execução do projeto.
>
> *I.11.2 - *Coordenadores brasileiros de projetos de pesquisa, relacionados
> à biodiversidade, devem observar a legislação em vigor (MP nº 2.186-16/2001,
> Decreto nº 3.945/01, alterado pelo Decreto nº 4.946/2003, Decreto nº
> 98.830/90, Portaria MCT nº 55/90) para autorizações de acesso, coleta e
> remessa de amostras e concessão de vistos de entrada no País aos
> estrangeiros participantes do projeto.
>
> I.12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
>
> *I.12.1 - *Durante a fase de execução do projeto, toda e qualquer
> comunicação com o CNPq deverá ser feita por meio de correspondência
> eletrônica à Coordenação responsável por este Edital.
>
> *I.12.2 - *Qualquer alteração relativa à execução do projeto deverá ser
> solicitada ao CNPq por seu coordenador, acompanhada da devida justificativa,
> devendo a mesma ser autorizada antes de sua efetivação.
>
> *I.12.3 - *Ao final da vigência, o proponente deverá apresentar a
> prestação de contas financeira e os relatórios técnicos, em conformidade com
> o que estiver estabelecido no Termo de Concessão e demais normas do CNPq.
>
> *I.12.4 - *Durante a execução, o projeto será acompanhado e avaliado, em
> todas as suas fases, de acordo com o estabelecido no Termo de Concessão.
>
> *I.12.5 - *O CNPq, a CAPES e as FAP´s reservam-se o direito de, durante a
> execução do projeto, promover visitas técnicas ou solicitar informações
> adicionais visando aperfeiçoar o sistema de Avaliação e Acompanhamento.
>
> *I.12.6 -* A avaliação e acompanhamento serão realizados com o apoio de um
> Comitê Técnico a ser designado pelo CNPq em comum acordo com os parceiros da
> ação.
>
> *I.12.7 - *As informações geradas com a implementação das propostas
> selecionadas e disponibilizadas na base de dados do CNPq serão de domínio
> público.
>
> *I.12.8 - *Caso os resultados do projeto ou o relatório em si venham a ter
> valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método
> envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a
> reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido
> na Lei de Inovação, nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo
> Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pela RN-013/2008 (
> http://www.cnpq.br/normas/rn_08_013.htm).
>
> *I.12.9 - *O presente Edital regula-se pelos preceitos de direito público
> e, em especial, pelas disposições da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993,
> e, no que couber, pelas normas internas do CNPq.
>
> *I.13 - DOS ESCLARECIMENTOS E DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS ACERCA DO
> CONTEÚDO DO EDITAL E PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PROPOSTA ONLINE*
>
> Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital
> e sobre o preenchimento do Formulário de Proposta* Online* poderão ser
> obtidos por intermédio do endereço eletrônico e telefones indicados em item
> específico do REGULAMENTO<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/056.htm#regula>
> .
>
> *I.14- CLÁUSULA DE RESERVA*
>
> A Diretoria Executiva do CNPq reserva-se o direito de resolver os casos
> omissos e as situações não previstas no presente Edital.
>
> Brasília, 8 de stembro de 2010
>
> ______________________________________________________
>
> *Edital MCT/CNPq/FNDCT/MEC/CAPES/FAP´s Nº 56/2010 - REFLORA*
>
> *II - REGULAMENTO*
>
> O presente REGULAMENTO tem por finalidade definir as atividades a serem
> apoiadas financeiramente e as condições para implementação do apoio,
> mediante a seleção, por edital, de propostas para execução de projetos, em
> conformidade com Lei nº 11.540, de 12 de novembro de 2007, que dispõe sobre
> o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, nos
> seguintes termos:
>
> II.1 - DAS DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS
>
> *II.1.1 - DO OBJETO*
>
> Este Edital promoverá o resgate e disponibilização das informações, para o
> Brasil e para o mundo, das amostras da flora brasileira coletadas, até o
> século 20, por missões estrangeiras e depositadas no*Royal Botanic Gardens
> * de Kew, Inglaterra, e *Muséum National d'Histoire Naturelle* (MNHN) de
> Paris, França.
>
> *II.1.1.1 - OBJETIVO GERAL*
>
> Apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o
> desenvolvimento científico e tecnológico do País, através do resgate, uso e
> disponibilização *online*, no Herbário Virtual para o Conhecimento e
> Conservação da Flora Brasileira – REFLORA, das informações relacionadas à
> plantas do Brasil coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos
> herbários do *Royal Botanic Gardens* de Kew, Inglaterra, e do *Muséum
> National d'Histoire Naturelle* de Paris, França. Pretende-se, ainda,
> promover a ampliação do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora
> brasileira, a validação da identidade taxonômica de todos os espécimes
> resgatados ou analisados, a designação das modalidades de materiais-tipo
> encontrados e a capacitação de pós-graduandos brasileiros em Taxonomia de
> espécies da flora do país.
>
> *II.1.1.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS*
>
> Além do repatriamento das informações e sua disponibilização *online* para
> o Brasil e para todo o mundo, a ação se complementará pelo financiamento de
> projetos de pesquisa que permitirão alcançar outros objetivos importantes,
> que contribuirão para a consolidação das ações de repatriamento das
> informações, como apresentados a seguir:
>
> a) Produzir um acervo de imagens digitalizadas e informações gerais de
> amostras de materiais tipo e coleções clássicas representativas da
> distribuição geográfica das espécies que constam da Lista de Espécies da
> Flora do Brasil, que estão depositadas nos dois herbários europeus. Este
> acervo resgatado e disponibilizado, através de herbário virtual estabelecido
> no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para o Brasil e o mundo;
>
> b) Possibilitar a identificação dos espécimes selecionados por taxonomistas
> brasileiros e, em se tratando de materiais-tipo, designar as modalidades dos
> espécimes;
>
> c) Aprimorar a Lista de Espécies da Flora do Brasil, associando a imagem do
> tipo ao código de barras do*voucher* citado na lista;
>
> d) Capacitar recursos humanos, em especial alunos de pós-graduação, na
> linha de pesquisa de taxonomia de espécies brasileiras e em outras linhas
> correlatas;
>
> e) Permitir o desenvolvimento de pesquisas botânicas, fitogeográficas,
> ecológicas e históricas relacionadas ao conhecimento resgatado;
>
> f) Efetuar estudos de diversidade genética, biologia da conservação e
> resgate de germoplasma de espécies selecionadas que foram coletadas durante
> as expedições dos naturalistas, cujo material está depositado nos herbários
> europeus e que hoje se apresentem raras e/ou ameaçadas de extinção em nossa
> flora; e
>
> g) Fortalecer as ações de cooperação internacional para a pesquisa
> botânica, em conjunto, difusão de conhecimento e intercâmbio de
> pesquisadores e estudantes.
>
> *II.1.1.3 - LINHAS TEMÁTICAS*
>
> As propostas devem envolver projetos individuais ou em redes temáticas com
> o foco em pesquisas integradas ao processo de repatriamento, que contribuam
> para a ampliação do conhecimento e maior colaboração entre grupos
> brasileiros e o RBG Kew e MNHN. Além disso, devem ser direcionadas para os
> seguintes temas:
>
> a) Taxonomia, Filogenia, Evolução e Adaptação das espécies de plantas
> brasileiras;
>
> b) Fitogeografia dos biomas brasileiros, com ênfase em Atlas com imagens e
> mapas das espécies de plantas brasileiras;
>
> c) Conservação, uso e biodiversidade, com ênfase na dinâmica de espécies e
> populações, priorizando espécies raras e/ou ameaçadas de extinção em nossa
> flora;
>
> d) Estudos de biologia molecular com ênfase em ecologia molecular e código
> de barras de DNA ("barcode") para espécies de uso econômico ou com potencial
> de uso;
>
> e) História de expedições científicas dos naturalistas dos séculos XVIII e
> XIX; e
>
> f) Relação da flora brasileira com processos colonizatórios e de
> desenvolvimento do país.
>
> *II.1.2 - CRONOGRAMA*
>
> *Atividades*
>
> *Data*
>
> Lançamento do Edital no *Diário Oficial da União* e na página do CNPq
>
> 08/09/2010
>
> Data limite para submissão das propostas
>
> 25/10/2010
>
> Divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na
> internet
>
> A partir de 22/11//2010
>
> Início da contratação das propostas aprovadas
>
> A partir de 01/12/2010
>
> *II.1.3 - RECURSOS FINANCEIROS*
>
> *II.1.3.1 - *As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no
> valor globalestimado de até R$ 17.010.000,00 (dezessete milhões e dez mil
> reais) para aquisição de itens referentes a capital, custeio e bolsas, sendo
> R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais) do CNPq/MCT/FNDCT, R$ 3.000.000,00
> (três milhões de reais) da CAPES e R$ 6.010.000,00 (seis milhões e dez mil
> reais) das FAPs, a serem liberados em três parcelas, de acordo com a
> disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq e demais parceiros.
>
> *II.1.3.2* - Cada FAP contribuirá com recursos para o financiamento de
> propostas cujas instituições de execução tenham sede nas respectivas
> unidades da federação das fundações, até o limite dos valores especificados
> na tabela abaixo:
>
>
>
> *Fonte Financiadora*
>
> *Valor (R$ mil)*
>
> FAPEAM
>
> 1.000
>
> FAPEMA
>
> 300
>
> FAPEPI
>
> 160
>
> FAPES
>
> 200
>
> FAPESB
>
> 100
>
> FUNDECT
>
> 200
>
> FAPEMIG
>
> 1.000
>
> FAPEG
>
> 200
>
> FAPESC
>
> 200
>
> FAPDF
>
> 500
>
> FAPESP
>
> 2.000
>
> Fundação Araucaria
>
> 150
>
> *TOTAL*
>
> *6.010*
>
> *II.1.3.4* - As propostas aprovadas receberão valores máximo de R$
> 200.000,00 (duzentos mil reais) para projetos individuais, e de R$
> 600.000,00 (seiscentos mil reais) para projetos de redes, para gastos com
> capital, custeio e bolsas.
>
> *II.1.3.5 - *Terão prioridade no financiamento propostas qualificadas
> cujos Estados, por meio de suas FAP´s, aderiram ao Edital. Somente após o
> atendimento destas prioridades é que serão financiadas as demais propostas
> oriundas de estados que não participaram enquanto co-financiador do programa
> REFLORA. Estas receberão recursos integralmente descentralizados pelo CNPq.
> O co-financiamento entre recursos federais e estaduais será na proporção de
> 1:1.
>
> *II.1.3.6 - *A adesão da CAPES permitirá a ampliação da atividade de
> formação de recursos humanos do programa, participando com recursos
> estimados em R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para financiamento de
> bolsas nas modalidades oferecidas pela agência. A solicitação dessas bolsas
> será feita diretamente à CAPES, pelo coordenador de proposta aprovada, em
> época oportuna, após divulgação pelo CNPq da lista de propostas aprovadas.
> Para esta finalidade o CNPq encaminhará à CAPES cópia integral das propostas
> aprovadas para financiamento.
>
> *II.1.3.7 - *Em todas as chamadas, os projetos poderão receber recursos
> complementares dos Estados ou de outras instituições públicas e empresas.
>
> *II.1.3.8* - As informações sobre os fundos setoriais (documentos básicos,
> diretrizes estratégicas, legislação básica etc.) estão disponíveis no sítio
> do MCT, em:
>
> http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/725.html.
>
> *II.1.3.9* - Parcela mínima de 30% (trinta por cento) dos recursos será,
> necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores
> vinculados a instituições sediadas nas regiões Centro-Oeste, Norte,
> Nordeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de
> Desenvolvimento Regional (NR) (Lei nº 11.540/2007), bem como no Estado do
> Espírito Santo e na região norte do Estado de Minas Gerais, desde que hajam
> propostas meritórias.
>
> *II.1.3.10* - O proponente poderá apresentar um único projeto para este
> edital.
>
> II.1.4 - ITENS FINANCIÁVEIS
>
> *II.1.4.1* - Os recursos do presente edital serão destinados ao
> financiamento de itens de custeio, capital e bolsa, compreendendo:
>
> *II.1.4.1.1* *Custeio*:
>
> a) material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de
> equipamentos, software, instalação, recuperação e manutenção de
> equipamentos, material bibliográfico;
>
> b) serviços de terceiros – pagamento integral ou parcial de contratos de
> manutenção e serviços de terceiros, pessoa física ou jurídica, de caráter
> eventual. Qualquer pagamento a pessoa física deve ser realizado de acordo
> com a legislação em vigor, de forma a não estabelecer vínculo empregatício.
> Assim, a mão-de-obra empregada na execução do projeto não terá vínculo de
> qualquer natureza com o CNPq e deste não poderá demandar quaisquer
> pagamentos, permanecendo na exclusiva responsabilidade do
> Coordenador/Instituição de execução do projeto;
>
> *c)* despesas acessórias, especialmente as de importação e as de
> instalações necessárias ao adequado funcionamento dos equipamentos (ver
> subitem* II.1.4.4*); e
>
> *d)* passagens e diárias, de acordo com as Tabelas de Valores de Diárias
> para Auxílios Individuais e Bolsas de Curta Duração.
>
> O valor total solicitado para os itens de custeio descritos nas alíneas "a"
> a "c" deverão ser incluídos no campo "custeio" do Formulário de Propostas
> Online. Os valores de passagens e diárias deverão ser incluídos em campos do
> mesmo nome do referido formulário, seguindo as instruções lá contidas.
>
> *II.1.4.1.2 -* *Capital*:
>
> *a) *equipamentos e material permanente.
>
> Os itens de capital serão alocados na instituição de execução do projeto
> sob a responsabilidade, manutenção e guarda do Coordenador/Instituição de
> execução do projeto.
>
> *II.1.4.1.3 - **Bolsas*
>
> *II.1.4.1.3.1 - *Serão concedidas bolsas pelo CNPq nas modalidades de
> Apoio Técnico (AT), Iniciação Científica (IC), Mestrado (GM), Doutorado
> Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE), conforme as
> normas estabelecidas nas RN 017/2006- Bolsas por Quota no País e RN-021/2007
> – Bolsas Individuais no Exterior. A CAPES concederá bolsas nas modalidades
> oferecidas pela agência. Os recursos para estas bolsas deverão ser
> solicitados diretamente à CAPES pelos coordenadores das propostas aprovadas,
> após a divulgação do resultado final pelo CNPq.
>
> *II.1.4.1.3.2 -* As bolsas do CNPq ou da CAPES aprovadas neste Edital
> serão implementadas de acordo com um plano de trabalho definido pelas
> instituições parceiras do exterior.
>
> *II.1.4.1.3.3 -* A implementação das bolsas do CNPq deverá ser realizada
> dentro dos prazos e critérios estipulados para cada uma dessas modalidades,
> que estão indicadas no endereçohttp://www.cnpq.br/bolsas/index.htm. A
> duração das bolsas não poderá ultrapassar o prazo de execução do projeto. As
> bolsas concedidas pela CAPES obedecerão as normas da própria Agência,
> disponíveis no endereço http://www.capes.gov.br/.
>
> *II.1.4.1.3.4 -* As bolsas não poderão ser utilizadas para pagamento de
> prestação de serviços, uma vez que tal utilização estaria em desacordo com a
> finalidade das bolsas do CNPq.
>
> *II.1.4.1.3.5 - *Caberá ao coordenador fazer as indicações dos bolsistas
> tão logo seja assinado o Termo de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro
> a Projeto de Pesquisa Científica e/ou Tecnológica.
>
> *II.1.4.2* - São vedadas despesas com:
>
> a) obras civis *(ressalvadas as obras com instalações e adaptações
> necessárias ao adequado funcionamento de equipamentos, as quais deverão ser
> justificadas no orçamento detalhado da proposta - subitem II.2.2.2), *entendidas
> como de contrapartida obrigatória da instituição de execução do projeto;
>
> b) pagamento de salários ou complementação salarial de pessoal técnico e
> administrativo ou quaisquer outras vantagens para pessoal de instituições
> públicas (federal, estadual e municipal);
>
> c) com crachás, pastas e similares, certificados, ornamentação, coquetel,
> jantares, *shows* ou manifestações artísticas de qualquer natureza;
>
> d) despesas de rotina como contas de luz, água, telefone, correios,
> reprografia e similares, entendidas como despesas de contrapartida
> obrigatória da instituição de execução do projeto;
>
> e) pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública, ou
> empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, por serviços
> de consultoria ou assistência técnica, conforme determina a Lei de
> Diretrizes Orçamentárias da União;
>
> f) pagamento de taxas de administração, de gerência, a qualquer título; e
>
> g) Compra, aluguel ou manutenção de veículos automotores de qualquer
> natureza.
>
> *II.1.4.2.1* - As demais despesas deverão ser de responsabilidade do
> proponente/instituição de execução do projeto, a título de contrapartida.
>
> *II.1.4.3* - Para contratação ou aquisição de bens e serviços deverá ser
> observada a legislação vigente, bem como as normas do CNPq, disponíveis no
> endereço http://www.cnpq.br/prestacaocontas/ index.htm<http://www.cnpq.br/prestacaocontas/index.htm>
> .
>
> *II.1.4.4* - Quando aplicável, a proposta deve incluir as despesas
> acessórias decorrentes da importação de equipamentos, material permanente e
> material de consumo, na razão de 18% (dezoito por cento) do montante
> previsto para tais gastos. O CNPq não responde pela suplementação de
> recursos para fazer frente a despesas decorrentes de quaisquer fatores
> externos ao seu controle, como flutuação cambial.
>
> *II.1.5. PRAZO DE EXECUÇÃO DOS PROJETOS*
>
> As propostas a serem apoiadas pelo presente Edital deverão ter seu prazo
> máximo de execução estabelecido em 36 (trinta e seis meses) meses.
> Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa, o prazo de
> execução dos projetos poderá ser prorrogado por até 12 meses.
>
> *II.2. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE*
>
> Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. O
> atendimento aos mesmos é considerado imprescindível para o exame da
> proposta, seu enquadramento, análise e julgamento. A ausência ou
> insuficiência de informações sobre quaisquer deles poderá resultar na
> desclassificação da proposta.
>
> *II.2.1 - QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO:*
>
> *II.2.1.1* - O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve
> atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:
>
> *a)* possuir o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na
> Plataforma Lattes, atualizado no prazo de até 7 (sete) dias após a data
> limite para submissão da proposta, conforme RN-004/2008 (
> http://www.cnpq.br/normas/rn_08_004.htm);
>
> *b)* ser obrigatoriamente o coordenador do projeto; e
>
> *c) *ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do
> projeto.
>
> *II.2.1.1.1 - *O pesquisador aposentado poderá apresentar proposta ao
> presente edital desde que comprove manter atividades acadêmico-científicas e
> apresente declaração da instituição de pesquisa ou de pesquisa e ensino
> concordando com a execução do projeto.
>
> *II.2.1.2* - Ao apresentar a proposta, o proponente assume o compromisso
> de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de
> qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento
> do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais juntos aos
> registros competentes.
>
> *II.2.1.3* - A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores,
> alunos e técnicos. Outros profissionais poderão integrar a equipe na
> qualidade de colaboradores.
>
> *II.2.1.4* - Somente deverão ser incluídos na equipe do projeto aqueles
> que tenham prestado anuência formal escrita, a qual deve ser mantida sob a
> guarda do Coordenador do projeto.
>
> *II.2.1.5* - É obrigatório que os membros da equipe técnica caracterizados
> como pesquisadores tenham seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes.
> Essa exigência não se aplica a pesquisadores estrangeiros.
>
> *II.2.2. QUANTO À PROPOSTA*
>
> *II.2.2.1* - O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa
> científica e tecnológica. Além disto, as propostas deverão apresentar os
> seguintes requisitos:
>
> a) representar os interesses de todos os atores envolvidos: governo
> federal, Estados, academia e programas de pós-graduação, instituições do
> exterior, empresas e terceiro setor envolvidos como co-financiadores da
> ação;
>
> b) ser apresentada sob a forma de projeto individual ou em Rede Temática
> com objetivos e metas claras;
>
> c) abordar de maneira fundamentada e justificada os temas prioritários de
> pesquisa e formação de recursos humanos requeridos neste edital;
>
> d) ser de natureza específica, relacionada ou vinculada ao conhecimento
> resgatado e à cooperação com o RBG KEW, MNHN e instituições brasileiras
> envolvidas;
>
> e) ser compatível e adequada aos objetivos do REFLORA; e
>
> f) quando em rede, é recomendável que as propostas de grupos consolidados
> incluam outros emergentes oriundos de regiões menos desenvolvidas.
>
> *II.2.2.2* - As propostas individuais deverão ser apresentadas na forma de
> projeto de pesquisa. Recomenda-se que o projeto apresente as seguintes
> informações, de forma a permitir sua adequada análise por parte dos Comitês
> Julgadores:
>
> *II.2.2.2.1 -* identificação da proposta;
>
> *II.2.2.2.2 - *qualificação do principal problema a ser abordado;
>
> *II.2.2.2.3 - *objetivos e metas a serem alcançados;
>
> *II.2.2.2.4 - *metodologia a ser empregada;
>
> *II.2.2.2.5 -* principais contribuições científicas ou tecnológicas da
> proposta;
>
> *II.2.2.2.6 - *orçamento detalhado, incluindo previsão de recursos para a
> participação em reuniões anuais de acompanhamento e avaliação do REFLORA;
>
> *II.2.2.2.7 - *cronograma físico-financeiro, contendo a descrição das
> atividades e respectivos valores ao longo do período de execução do projeto;
>
> *II.2.2.2.8 - *identificação dos demais participantes do projeto;
>
> *II.2.2.2.9 - *grau de interesse e comprometimento de empresas com o
> escopo da proposta, quando for o caso;
>
> *II.2.2.2.10 - *indicação de colaborações ou parcerias já estabelecidas
> com outros centros de pesquisa na área;
>
> *II.2.2.2.11 - *disponibilidade efetiva de infra-estrutura e de apoio
> técnico para o desenvolvimento do projeto; e
>
> *II.2.2.2.12 - *estimativa dos recursos financeiros de outras fontes que
> serão aportados pelos eventuais Agentes Públicos e Privados parceiros.
>
> *II.2.2.3 - *As proposta de formação de Rede de pesquisa temática, com
> projetos integrados, devem abranger um conjunto de ações conectadas,
> integradas e compartilhadas, criando condições que facilitem a associação e
> colaboração entre grupos de pesquisa, obrigatoriamente de diferentes
> unidades da federação, visando ampliar a capacidade de realização de
> trabalhos conjuntos e baseados em interesses convergentes e projetos comuns.
> Devem ser caracterizadas ainda por mecanismos de integração funcional para
> trocas de experiências, agregação de esforços, fluxo de informações, bens e
> pessoas e propor conjunto de atividades que representem compartilhamento e
> complementaridade de idéias, metodologias, atividades e infra-estrutura,
> viabilizando o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e
> tecnológicos.
>
> *II.2.2.3.1 - *Além do detalhamento de cada projeto de pesquisa que
> integra a rede, conforme item *II.2.2.2*, as propostas de formação de Rede
> de pesquisa temática deverão ainda conter as características gerais da rede,
> incluindo:
>
> a) título da proposta da Rede de Pesquisa;
>
> b) tema (s) da pesquisa;
>
> c) nome do coordenador da Rede;
>
> d) objetivos e justificativas da formação da Rede de Pesquisa;
>
> e) orçamento consolidado de gastos totais da Rede de Pesquisa (além do
> orçamento consolidado dos projetos da rede, incluir previsão de gastos para
> o funcionamento da rede, tais como organização de reuniões internas de
> integração, entre outros);
>
> f) estratégias de divulgação científica/educação ambiental, de modo
> adequado ao público beneficiário, com envolvimento de equipe
> interdisciplinar desde o início da pesquisa;
>
> g) Plano de Gestão e Integração da Rede, incluindo:
>
> - quais os projetos que estão incluídos na Rede e suas características;
>
> - como os projetos de pesquisa interagem e de que maneira os resultados de
> uma pesquisa complementarão a outra e, ainda, de que forma os resultados
> complementares atingirão o objetivo proposto pela Rede;
>
> - de que forma e usando que tipo de tecnologias ocorrerá o fluxo e a
> integração de informações e dados;
>
> - as metas a serem atingidas, incluindo os produtos a serem gerados por
> meio de cooperação dentro da Rede;
>
> - como as instituições se articularão para garantir efetivo apoio aos
> pesquisadores participantes da Rede;
>
> - regularidade e previsão de reuniões anuais internas de acompanhamento dos
> projetos da Rede, bem como a previsão de recursos para a participação em
> reuniões de integração da Rede;
>
> - previsão de recursos de diárias e passagens para participação do
> coordenador em reuniões de acompanhamento e avaliação anuais do REFLORA.
>
> *II.2.2.4 - *Recomenda-se o uso dos modelos estruturados, ANEXOS I
> (projetos em rede) e II (projetos individuais) a serem preenchidos e
> anexados, no momento de submeter a proposta, conforme subitem*I.2.3* do
> Edital.
>
> *II.2.3 - QUANTO À INSTITUIÇÃO DE EXECUÇÃO*
>
> *II.2.3.1 - *A instituição de execução do projeto será aquela onde será
> desenvolvido o projeto de pesquisa e com o qual o proponente deve apresentar
> vínculo e será doravante denominada "Instituição de Execução do Projeto",
> podendo ser:
>
> a) instituição de ensino superior, pública ou privada sem fins lucrativos;
>
> b) instituto e centro de pesquisa e desenvolvimento, público ou privado sem
> fins lucrativos, incluindo Jardins Botânicos e Museus; e
>
> c) empresa pública, que execute atividades de pesquisa em Ciência,
> Tecnologia ou Inovação.
>
> *II.2.3.1.1 -* A instituição de execução do projeto deverá ser constituída
> sob as leis brasileiras e ter sua sede e administração no País.
>
> II.3 - CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO
>
> *II.3.1* - São os seguintes os critérios para classificação das propostas
> quanto ao mérito técnico-científico e sua adequação orçamentária:
>
> *Critérios de análise e julgamento*
>
> *Peso*
>
> *Nota*
>
> *A*
>
> aderência, mérito e relevância do projeto para o desenvolvimento científico
> e tecnológico em relação à ação de repatriamento de dados de KEW e MNHN;
>
> 5
>
> 0 a 10
>
> *B*
>
> pertinência e adequação da metodologia proposta;
>
> 4
>
> 0 a 10
>
> *C*
>
> experiência prévia do Coordenador na área do projeto de pesquisa,
> considerando sua produção científica ou tecnológica relevante;
>
> 4
>
> 0 a 10
>
> *D*
>
> coerência e adequação entre a capacitação e a experiência da equipe do
> projeto aos objetivos, atividades e metas propostos
>
> 3
>
> 0 a 10
>
> *E*
>
> adequação do orçamento aos objetivos, atividades e metas propostas
>
> 2
>
> 0 a 10
>
> *F*
>
> impacto na formação de recursos humanos e criação de competência;
>
> 3
>
> 0 a 10
>
> *G*
> adequação, complementariedade e integração dos projetos para financiamento
> em rede de pesquisa e adequação da metodologia e ações de gestão
> 4
> 0 a 10
>
> *H*
> integração entre grupos de pesquisa consolidados e emergentes oriundos de
> regiões menos desenvolvidas
> 2
> 0 a 10
>
> *II.3.2 -* Os critérios G e H aplicam-se exclusivamente às propostas de
> formação de rede de pesquisa.
>
> *II.3.3 - *Para estipulação das notas poderão ser utilizadas até duas
> casas decimais.
>
> *II.3.4 - *A pontuação final de cada projeto será aferida pela média
> ponderada das notas atribuídas para cada item.
>
> *II.3.5 - *Em caso de empate será utilizado como critério de desempate o
> somatório dos pontos obtidos nos itens A e B.
>
> *II.4 – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO*
>
> *II.4.1* – Para acompanhamento das propostas, o Comitê Técnico do REFLORA
> poderá designar um Comitê Científico, formado por representantes da
> comunidade acadêmica, tecnológica e empresarial e FAPs parceiras.
>
> *II.4.2* - Prevê-se a realização de reuniões anuais para monitoramento e
> avaliação dos projetos de pesquisa, a serem organizadas pelo Comitê Técnico
> do REFLORA, em colaboração com a Secretaria de Políticas e Programas de
> Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência e Tecnologia
> (MCT) e com a participação dos coordenadores das propostas aprovadas.
>
> II.5 - AVALIAÇÃO FINAL/PRESTAÇÃO DE CONTAS
>
> *II.5.1 -* O Coordenador do projeto deverá encaminhar em Formulário *
> online* específico, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o término da
> vigência do projeto, em conformidade com o Termo de Concessão e demais
> normas do CNPq:
>
> *II.5.1.1 - *a prestação de contas financeira, com apresentação de
> comprovantes de despesas, em conformidade com as normas de Prestação de
> Contas disponíveis no endereço eletrônico
> http://www.cnpq.br/prestacaocontas/index.htm;
>
> *II.5.1.2 - *o relatório técnico final, com detalhamento de todas as
> atividades desenvolvidas durante a execução do projeto e o registro de todas
> as ocorrências que afetaram o seu desenvolvimento; e
>
> *II.5.1.3 - *os produtos de divulgação científica dos resultados gerados
> pela pesquisa, sempre que aplicável.
>
> *II.5.2 -* Quando solicitado pelo CNPq, o Coordenador deverá preencher
> formulário de avaliação e acompanhamento do projeto de pesquisa aprovado.
>
> *II.6 - ESCLARECIMENTOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEÚDO DO
> EDITAL E PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PROPOSTA ONLINE*
>
> *II.6.1 - *Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo
> deste Edital podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço: *
> reflora@cnpq.br <http://mc/compose?to=reflora@cnpq.br>*.
>
> *II.6.2 - *O atendimento a proponentes com dificuldades no preenchimento
> do Formulário de Propostas Online será feito pelo endereço suporte@cnpq.br<http://mc/compose?to=suporte@cnpq.br> ou
> pelos telefones (61) 2108-9004 ou 2108-9354, de segunda a sexta-feira, no
> horário de 8h30 às 18h30.
>
> Anexos:
>
> Anexo I – Projetos em rede<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/docs/056_anexo1.doc>
>
> Anexo II – Projetos individuais<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/docs/056_anexo2.doc>
>
> Anexo III – Documento-base do REFLORA<http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/docs/056_anexo3.pdf>
>
>
> --
> Sandra Forte
>
>
>
> --
> Fran
>
>
>
>
>
>


--
Camila Rezende

--
Camila Rezende


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