Tópicos contidos neste resumo:
1. INSCRIÇÕES ABERTAS: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, CONFLITOS E G
De: Aline Abacherly de Camargo
Mensagem
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1. INSCRIÇÕES ABERTAS: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, CONFLITOS E G
Enviado por: "Aline Abacherly de Camargo" alineac83@yahoo.com.br alineac83
Data: Qui, 24 de Jun de 2010 11:08 am
Aline Abacherly de Camargo
Bióloga
F: (11) 7669-3654
Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.
--- Em qui, 24/6/10, SVMA - Inscrições UMAPAZ <inscricoesumapaz@PREFEITURA.SP.GOV.BR> escreveu:
De: SVMA - Inscrições UMAPAZ <inscricoesumapaz@PREFEITURA.SP.GOV.BR>
Assunto: INSCRIÇÕES ABERTAS: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, CONFLITOS E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL CONJUNTA
Para: alineac83@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 24 de Junho de 2010, 10:26
Inscrições abertas para o curso
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, CONFLITOS E
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL CONJUNTA
A UMAPAZ oferece o curso Planejamento Participativo, Conflitos e Gestão Socioambiental Conjunta, ministrado por Sandra Inês Baraglio Granja, com 16 horas de duração, nos dias 03 e 10 de julho, sábados, das 8h00 às 17h00.
O objetivo do curso é apresentar ferramentas de planejamento que colaborem no enfrentamento dos conflitos e situações sociambientais da cidade de São Paulo, bem como escolher a mais indicada para determinadas situações-problemas e sua posterior gestão conjunta com os atores ou sujeitos participantes.
Programação:
Dia 03 de julho de 2010
· Conceituação básica do que é planejamento e suas implicações ao processo cotidiano de enfrentamento de conflitos e problemas e de longo prazo.
· Apresentação de algumas ferramentas de planejamento para situações-problemas socioambientais.
· Estratégia de participação dos atores: o desenho do processo.
· A transversalidade e multidimensionalidade do problema.
· Como manusear o conflito ou problema: qual abrangência?
· Os atores, recursos, quem envolver, para que envolver.
· Dinâmica.
· Desdobrando o problema para uma visão futura.
· Dinâmica.
Dia 10 de julho de 2010
· Quando a visão do futuro não é consensual.
· Como eleger a ferramenta mais adequada àquela situação problema.
· Dinâmica (continuação).
· O entendimento da participação, da tomada de decisão conjunta apoiada por um planejamento anterior.
· Transformando o planejamento em ações e desdobramentos de gestão conjunta.
· Dinâmica (continuação).
· Como desenvolver estratégias processuais advindas do processo de planejamento para a gestão socioambiental conjunta.
· Conclusões parciais e encaminhamentos.
Metodologia
Apresentação de ferramentas de planejamento, de natureza participativa e responsável para o enfrentamento de conflitos e problemas na Cidade de São Paulo. Após a apresentação, simulação de situações pelos participantes que elegerão quais as ferramentas mais adequadas àquela situação. As situações serão objeto de manuseio de planilhas e/ou materiais correspondentes, dependendo da simulação. Apoio de slides, planilhas e outros materiais de oficinas de planejamento participativo.
Facilitadora: Sandra Inês Baraglio Granja
Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Tese defendida na área de jogos, negociação e mediação de conflitos socioambientais. Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs nos temas de negociação, jogos, planejamento estratégico, elaboração e gestão de projetos. Escreveu cursos de educação à distância na área de negociação, mediação e elaboração de projetos para a Universidade Aberta do Brasil â€" MEC, Ministério da Educação. É docente da Umapaz. Vários artigos publicados.
Bibliografia
ARMANI, Domingos. Como Elaborar Projetos? Guia Prático para Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. Coleção Amencar. 1ª ed. Tomo Editorial, RS. 2000.
DROR, Yehezkel. A Capacidade para governar â€" informe ao Clube de Roma. São Paulo, Edições Fundap (Tradução de Carolina Andrade).
INOJOSA, R. M. Intersetorialidade e a configuração de um novo paradigma organizacional. Revista de Administração Pública - RAP. Rio de Janeiro, v.32, n. 2, p. 35-48, mar./abr.1998.
BROSE, Markus. Introdução à moderação e ao método ZOPP. Recife: GTZ, 1993.
GTZ. Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos: método ZOPP. Recife: GTZ/Sudene/ IICA, 1993.
HUERTAS, Franco. O método PES: entrevista com Matus. São Paulo: Fundap, 1996.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MATUS, Carlos. Estratégias políticas: Chimpanzé, Maquiavel e Gandhi. São Paulo, Fundap (Tradução de Giselda B. Sauveur), 294 p. 1996.
PFEIFFER, Peter, O quadro lógico: um método para planejar e gerenciar mudanças. Disponível em: www.pmirs.org/PMI21_PMBOK.htm
POMERANZ, Lenina. Elaboração e análise de projetos. São Paulo: Hacitec, 1985.
Métodos de planejamento: Biomapa, ZOPP, MAPP, PMBOK.
Duração: 16 horas, das 8h00 às 17h00.
Datas: 03 e 10 de julho de 2010.
Local: UMAPAZ: Av. IV Centenário, 1268 â€" Portão 7A â€" Parque Ibirapuera
Público: profissionais da área ambiental dos setores público, privado e de organizações não-governamentais; conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz e educadores, com mais de 18 anos.
Vagas: 50 vagas
Inscrições: Até o dia 29 de junho de 2010, enviando a ficha anexa, devidamente preenchida para o e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 1º de julho de 2010.
Serviço: Curso Planejamento Participativo, Conflitos e Gestão Socioambiental Conjunta.
Datas: 03 e 10 de julho de 2010.
Dias e Horário: sábado, das 8h00 às 17h00.
Público focalizado: profissionais da área ambiental dos setores público, privado e de organizações não-governamentais; conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz e educadores, com mais de 18 anos.
Facilitadora: Sandra Inês Baraglio Granja.
Coordenação: Rose Marie Inojosa
Vagas: 50 â€" HAVERÁ SELEÇÃO.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso: Planejamento Participativo, Conflitos e Gestão Socioambiental Conjunta
Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
1. NOME COMPLETO:
2. Idade
3. Sexo ( ) M ( ) F
4. RG nº Órgão: UF:
5. CPF nº
6. Escolaridade ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior
7. Área de formação:
8. Setor em que trabalha: Empresa privada ( ) Organização não governamental ( )
Órgão Público ( )
9. Se Conselheiro, em que CADES Regional exerce a função:
10. Se profissional da área ambiental, qual atividade que exerce atualmente:
11. Se servidor público, informe Nº RF e local onde exerce atividades:
12. Se educador, instituição em que exerce a função:
13. Endereço residencial:
14. Bairro: 15. CEP:
16. Região: ( ) Norte ( ) Sul ( ) Leste ( ) Oeste ( ) Centro ( ) Outro Município
17. E-mail:
18. Telefone fixo:
19. Telefone celular:
20. Por que deseja participar deste curso?
-----Anexo incorporado-----
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