quinta-feira, 20 de agosto de 2009

[bioempregos] Resumo 1859

Existem 10 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1. CURSO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO
De: Isabel Galbiatti

2.1. I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO RURAL E PESQUEIRA DO LITORAL PAULISTA
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni
2.2. vaga Esalq/USP
De: Flávia

3.1. CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
De: Isabel Galbiatti
3.2. Re: CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
De: Rodrigo Herrera

4. CURSO DE ESTÁGIOS DE VEGETAÇÃO
De: Isabel Galbiatti

5. Oportunidade Geoflor (Biólogo, Eng. Florestal ou Agronômo)
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni

6. Curso de Agrofloresta - Divulgação
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni

7. Enc: [permaculturabr] TRABALHO :profissional com experiência em a
De: Carolina!!!!

8. Enc: Curso: Planejamento e gestão de áreas naturais protegid
De: Bernardo Castello


Mensagens
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1. CURSO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Enviado por: "Isabel Galbiatti" migalbiatti@yahoo.com.br migalbiatti
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 9:58 am

--- Em ter, 18/8/09, Cursos Ambientais <cursos@proambientecampinas.com.br> escreveu:


De: Cursos Ambientais <cursos@proambientecampinas.com.br>
Assunto: CURSO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Para: "Cursos Ambientais" <cursos@proambientecampinas.com.br>
Data: Terça-feira, 18 de Agosto de 2009, 10:41

 
 
Gilmar Tonon
Departamento de Cursos
Pro-Ambiente Assessoria Ambiental Ltda.
Fone: (19) 3201-6896 - Fax: (19) 3342-6584
Celular - (19) 9795-8545
www.proambientecampinas.com.br
 
 


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Mensagens neste tópico (1)
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2.1. I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO RURAL E PESQUEIRA DO LITORAL PAULISTA
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 10:08 am

Apenas repassando!


---------- Forwarded message ----------
From: Mariany Martinez
Date: 2009/8/18
Subject: [biologia] I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO RURAL E PESQUEIRA DO LITORAL
PAULISTA [3 Attachments]

*CONVITE*
**

A extensão rural e pesqueira é um assessoramento técnico e organizacional
prestado aos pequenos e médios produtores rurais, pescadores artesanais
e indígenas, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida com base na
sustentabilidade das atividades que desenvolvem. Esse serviço, no estado de
São Paulo, é prestado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
(CATI) e Prefeituras Municipais, havendo também a participação de
Organizações Não Governamentais. O Litoral Paulista diferencia-se das demais
regiões do estado pelo fato de ter grande complexidade devido às atividades
de pesca, agropecuária em condições específicas, existência de unidades de
conservação de uso sustentável e turismo rural e ecológico.

O *I Seminário de Extensão Rural e Pesqueira do Litoral Paulista* tem por
objetivo a elaboração de um Plano de Extensão que contemple o assessoramento
integral de pescadores, agropecuaristas e indígenas. Trata-se da primeira
iniciativa que colocará em relação os mais diversos atores sociais do
litoral paulista para elaboração de uma política pública que tem como
objetivo o aperfeiçoamento e homogeneização da atuação dos serviços de
extensão rural e pesqueira.

Agradeço antecipadamente a difusão da presente mensagem para as pessoas que
se interessam pelo tema.

Atenciosamente,

Newton José Rodrigues da Silva

Extensionista/ CATI


--
*Mary*

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Attachment(s) from Mariany Martinez

1 of 1 Photo(s)
[image: I Seminario de Extensão Rural e
Pesqueira.jpg]<http://groups.yahoo.com/group/biologia/attachments/folder/1320059682/item/2044436427/view>
I Seminario de Extensão Rural e
Pesqueira.jpg<http://groups.yahoo.com/group/biologia/attachments/folder/1320059682/item/2044436427/view>

2 of 2 File(s)
Programação do I Seminário de Extensão Rural e
Pesqueira.pdf<http://d.yimg.com/kq/groups/1126266/1342599671/name/Programa%80%A0%A6%E7%E3o%20do%20I%20Semin%80%A0%A6%E1rio%20de%20Extens%80%A>
Ficha de inscrição seminário extensão rural e pesq
(2).doc<http://d.yimg.com/kq/groups/1126266/1389942880/name/Ficha%20de%20inscri%80%A0%A6%E7%E3o%20semin%80%A0%A6%E1rio%20extens%80%A0%A>

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"Eu levo uma vida de cachorro: não me drogo, não odeio, não contamino, não
invejo, não cobiço, não traio e sobretudo, não dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).

"O circo com animais ensina a criança a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)

"No dia em que o homem conhecer o íntimo de um animal, todo crime contra um
animal será um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)

"Não sou melhor porque me elogiam, não sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e não o que dizem." (Tomás de Aquino)


Mensagens neste tópico (2)
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2.2. vaga Esalq/USP
Enviado por: "Flávia" flaviaegutierrez@yahoo.com.br flaviaegutierrez
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 11:08 am

Abertura de Concurso Público e Convocação para Prova - Especialista em Laboratório - Departamento de Ciências Biológicas
Enviado em 18-08-2009 08:08:29 por Serviço de Pessoal - ESALQ/USP


Diário Oficial, 15-8-2009
Edital ESALQ-6/2009
Abertura De Concurso Público E Convocação Para Prova
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo torna pública a abertura de concurso público para preenchimento de 1 vaga do Grupo SUPERIOR I A para a função de Especialista em Laboratório, e outras que surgirem durante a validade deste Edital, vinculada ao Programa de Concessão de Técnico de Nível Superior para Grupos de Excelência - PROCONTES da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que visa atender projetos especiais de pesquisa por ela selecionada.
A vaga destina-se inicialmente ao atendimento do Projeto Mudanças Socioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para a Conservação que se desenvolverá junto à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no Departamento de Ciências Biológicas, da ESALQ e, ao seu término, caberá à Pró-Reitoria de Pesquisa a indicação de novos projetos especiais de pesquisa para atuação do servidor em qualquer das unidades universitárias do Campus de Piracicaba.
1. A função será preenchida sob o Regime da CLT em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O horário de trabalho será estabelecido pela Universidade de São Paulo de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.
2. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a viger por tempo indeterminado (§ único art. 445 da CLT).
3. O salário inicial para o mês de Agosto-2009 é de R$ 3.323,81. O que corresponde a SUPERIOR I A.
4. São exigências para o desempenho da função:
- Curso de Graduação Completo: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia, na modalidade presencial, específico da área de atuação, com carga horária mínima fixada pelo MEC.
- Conhecimentos de SIG - Sistema de Informação Geográfica
- Conhecimentos de Biologia de Vertebrados
- Conhecimentos de Ecologia Aplicada
- Conhecimentos de Inglês
- Conhecimentos de informática.
5. São atribuições da função descritas no Plano de Classificação de Funções - P.C.F. da Universidade de São Paulo:
Sumária:
- Realizar junto com docentes estudos e pesquisas relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto atividades didáticas).
Detalhada:
- Desenvolver trabalhos de investigação científica, a partir de projetos, liderados por docentes, com objetivos didático-científicos e de extensão.
- Colaborar na reunião e manipulação de elementos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, bem como publicação dos resultados obtidos para disseminar as descobertas científicas.
- Auxiliar na orientação de alunos de iniciação científica na elaboração de seus trabalhos e alunos de pós-graduação em suas dissertações e teses.
- Auxiliar na orientação de alunos na organização das atividades de estágio, no caso dos laboratórios pedagógicos.
- Apoiar os docentes em suas atividades de pesquisa e extensão, sendo vedadas às atividades didáticas exceto aquelas de apoio laboratorial.
- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho.
- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho.
- Executar tratamento e descarte de resíduos de materiais provenientes do laboratório.
- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento.
- Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.
5.1. São atribuições da função relacionadas à área de atuação:
Específicas:
- Auxiliar na identificação de espécimes de vertebrados coletados ou fotografados a campo ou de seus vestígios (e.g., pegadas e fezes);
Proceder à preservação de espécimes de vertebrados e/ou de suas partes para atividades de pesquisa e ensino;
- Proceder a coletas de conteúdo estomacal de espécimes vivos para análises de dieta;
- Participar de atividades de campo envolvendo captura, marcação, biometria, sexagem e coleta de amostras de tecido de vertebrados para fins de pesquisa e ensino;
- Participar de atividades de campo, envolvendo levantamento de fauna e flora;
- Utilizar Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Geoposicionamento Global (GPS) para estudos de ecologia de vertebrados;
- Montar e gerenciar planilhas de dados;
- Proceder a análises estatísticas univariadas e multivariadas;
Organizar material didático prático e teórico para atividades didáticas em nível de graduação e pós-graduação;
- Organizar o uso de equipamentos de laboratório (e.g., lupas, estufa, centrífuga etc) e de campo (e.g., veículos, GPS, leitores de micro-chips etc);
- Participar das atividades ligadas à elaboração de relatórios científicos e financeiros de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento; e,
- Proceder às atividades ligadas á solicitação de licenças de captura e coleta de animais silvestres e de seus respectivos relatórios técnicos, junto aos órgãos competentes.
6. São condições para inscrição no concurso público:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Possuir 18 anos completos até a data do encerramento das inscrições.
- Curso de Graduação Completo: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia, na modalidade presencial, específico da área de atuação, com carga horária mínima fixada pelo MEC.
- Conhecimentos de Ecologia Aplicada
- Conhecimentos de Biologia de Vertebrados
- Conhecimentos de SIG - Sistema de Informação Geográfica
- Conhecimentos de Inglês
- Conhecimentos de informática
- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;
- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital, conforme declaração prestada na Ficha de Inscrição, especialmente, em caso de convocação para contratação, com a apresentação da documentação pessoal completa exigida no item 14.1 no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação do Edital de Convocação, sob pena de ser considerado (a) desistente do concurso público.
6.1. Serão aceitas também inscrições de estrangeiros.
7. Das Inscrições
7.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital em relação às quais não poderá ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
7.2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 24-8-2009 a 4-9-2009 através da internet, para tanto sendo necessário o preenchimento e transmissão da ficha de inscrição, bem como pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, conforme disposto no item 7.3.
7.3. A inscrição deverá ser realizada pela internet até 15 horas do dia 4-9-2009, através do acesso ao "site": www.sistemas.usp.br/marteweb - "link": Concurso Público, com a observância rigorosa dos seguintes procedimentos:
1º) escolher o campus;
2º) escolher a função e clicar em Avançar;
3º)                    optar pelo presente concurso público objeto do Edital ESALQ-6/2009;
4º) informar o CPF e a data de nascimento e clicar em Avançar;5º) preencher todos os campos obrigatórios da ficha e
6º) Inscrever-se. (ATENÇÃO: após se inscrever, o candidato NÃO poderá alterar os dados da ficha de inscrição);
7º)       gerar e imprimir o boleto bancário para pagamento do valor da taxa de inscrição;
8º)       efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 4-9-2009, data limite para o encerramento das inscrições.
7.3.1. As informações prestadas na ficha de inscrição preenchida devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer momento, e sujeição às penas da lei.
7.3.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento das agências bancárias na localidade em que se encontrar o candidato, o boleto bancário deverá ser pago antecipadamente.
7.3.3. Não serão aceitas inscrições via internet cujo pagamento ocorra por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não a especificada no item 7.3 deste Edital.
7.3.4. O único comprovante de inscrição via internet será o boleto bancário devidamente quitado, não sendo necessária a entrega da ficha de inscrição.
7.3.5. Não serão aceitas as inscrições via internet cujo pagamento da taxa seja efetuado após a data do encerramento das inscrições, não sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importância paga extemporaneamente.
7.3.6. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por inscrições via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
7.3.7. A lista dos candidatos inscritos e/ou Edital de Convocação para as Provas com dia e local da prova de múltipla escolha será publicada no dia 18-9-2009 no Diário Oficial do Estado de São Paulo podendo o candidato, sem caráter oficial, acompanhar o concurso público através do endereço eletrônico www.esalq.usp.br (AVISOS).
7.3.8. Caso seja detectada alguma falha na inscrição via internet, o candidato terá o prazo de dois dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da publicação da lista dos candidatos inscritos no Diário Oficial do Estado de São Paulo, para pleitear a regularização de sua inscrição através do e-mail svpesesalq@usp.br ou por meio da apresentação de requerimento escrito e do comprovante do pagamento da taxa de inscrição à Comissão de Concurso Público a ser entregue na Seção de Expediente da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", situada na Avenida Pádua Dias, 11 (Edifício Central) Bairro São Dimas, Piracicaba (SP), das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 horas.
7.4. Efetivada a inscrição via internet, não haverá, em hipótese alguma, devolução do valor da taxa de inscrição paga.
7.5. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado pelo candidato.
7.6. De acordo com as disposições das Leis Complementares Estaduais nº. 683, de 18/09/92 (art. 1º), e nº. 932, de 08/11/2002, não serão reservadas vagas para os portadores de deficiência, uma vez que o total de vagas oferecidas não atinge nem o número nem o percentual mínimos estabelecidos para a reserva legal.
7.7. Durante o período de inscrição, o candidato portador de deficiência poderá apresentar requerimento na Unidade/Órgão solicitando as providências necessárias à viabilização de sua participação em todas as etapas do concurso público dirigindo-se a Seção de Expediente da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Avenida Pádua Dias, 11 (Edifício Central) Bairro São Dimas, Piracicaba (SP).
8. Da Prova

8.1. O concurso público constará da seguinte etapa:
1ª Prova de Múltipla Escolha (eliminatória) com 100 questões objetivas, sendo 10 questões de Inglês, 10 questões de Informática, 20 questões de SIG - Sistema de Informação Geográfica, 60 questões de Ecologia Aplicada, valendo 0,10 cada;
8.2. A Prova de Múltipla Escolha versará sobre o programa abaixo:
- Ecologia Aplicada
- Biologia de Vertebrados
- SIG - Sistema de Informação Geográfica
- Inglês
- Informática
8.3. Bibliografia sugerida para a Prova:
- Balée W, Erickson CL. 2006. Time and complexity in historical ecology. New York: Columbia University Press. 417p.
- Borges PAL, Tomás WM. 2004. Guia de Rastros e outros Vestígios de Mamíferos do Pantanal. Corumbá, MS, Brasil: Embrapa. 148p.
- Duellman WE, Trueb L. 1986. Biology of Amphibians. Baltimore, USA: The Johs Hopkins University Press. 670p.
- Forman RTT. 1995. Land Mosaics: the Ecology of Landscapes and Regions. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press. 632p.
- Magnusson WE, Mourao GM. 2005. Estatistica sem Matematica:  a Ligacao entre as Questoes e as Analises. Londrina, PR, Brasil: Editora Planta. 138p.
- Oyakawa OT, Akama A, Mautari KC, NOlasco JC. 2006. Peixes de Riachos da Mata Atlântica. São Paulo: Editora Neotrópica. 201pp.
- Pough FH, Janis CM, Heiser JB. 2003. A Vida dos Vertebrados. 3a. edição ed. São Paulo: Atheneu Editora. 699pp.
- Reis NR, Perachi AL, Pedro WA, Lima IP. 2006. Mamíferos do Brasil. Londrina, PR, Brasil: Edifurb. 437p.
- Rocha CFD, Bergallo HG, an Sluys M, Alves MAS. 2006. Biologia da Conservação: Essências. São Carlos, SP, Brasil: RiMa. 588p.
- Borges RC. 1999. Serpentes Peçonhentas Brasileiras: Manual de Identificação, Prevenção e Procedimentos em Caso de Acidentes. São Paulo: Atheneu. 148p.
- Sinclair ARE, Fryxell JM, Caughley G. 2006. Wildlife Ecology, Conservation, and Management. 2nd edition ed. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing. 469p.
9. Da Prestação da Prova
9.1. A Prova de Múltipla Escolha terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizada no dia 28-9-2009, às 14:00 horas, no Anfiteatro de Fisiologia, do Departamento de Ciências Biológicas, no Pavilhão da Horticultura, atrás do Edifício Central, da ESALQ, na Avenida Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, Piracicaba (SP).
9.2. O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a realização da Prova de Múltipla Escolha através do endereço eletrônico http://www.esalq.usp.br/ (AVISOS) e no mural do Serviço de Pessoal da ESALQ, na Avenida Pádua Dias, 11 (Edifício Central) Bairro São Dimas, Piracicaba (SP).
9.3. O gabarito poderá sofrer alteração devido ao provimento de recurso, sendo os pontos relativos às questões objetivas eventualmente anuladas atribuídos a todos os candidatos presentes à Prova de Múltipla Escolha.
9.4. A prova do concurso público poderá ocorrer em dias úteis ou aos domingos a critério da administração e a convocação para a Prova será feita através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ainda os candidatos ser convocados para as etapas do concurso público por outros meios de comunicação (mural do Serviço de Pessoal da ESALQ ou através do endereço eletrônico http://www.esalq.usp.br/ - AVISOS).
9.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com 15 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto e comprovante de inscrição/comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
9.6. A realização da prova só será permitida ao candidato que se apresentar na  data, no local e no horário constantes do presente Edital.
9.7. Não será admitido o ingresso, na sala de prova, do candidato que se apresentar após o horário da prova determinado no presente Edital.
9.8. O início da prova será declarado pelo Fiscal do Concurso Público presente na sala de prova, respeitada a duração estabelecida nos itens 9.1.
9.9. Ao término da Prova, os dois últimos candidatos deverão sair da sala no mesmo momento. Em hipótese alguma poderá um único candidato permanecer sozinho em sala de prova com o Fiscal do Concurso Público.
9.10. Será excluído do concurso público o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital deixar de cumprir aos itens abaixo discriminados:
- apresentar-se após o horário estabelecido no presente Edital para a realização da Prova, não se admitindo qualquer tolerância;
- não comparecer a Prova, seja qual for o motivo;
- desistir no decorrer da Prova;
- não apresentar documento que bem o identifique;
- ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal;
- ausentar-se do local de Prova antes de decorridos 30 minutos do seu início;
- for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos;
- estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, laptop e outros equipamentos similares);
- efetuar, no caderno de Prova, de modo a possibilitar sua identificação, qualquer sinal, marca, rubrica ou anotação ou, ainda, escrever mensagem ou qualquer tipo de protesto;
- não devolver integralmente o material recebido;
- perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.
9.11. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares da prova aos candidatos, mesmo após o encerramento do concurso público.
10. Do julgamento da Prova
10.1. A Prova de Múltipla Escolha, será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
10.2. Na Prova de Múltipla Escolha, não serão computadas as questões objetivas não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.
11. Da classificação
11.1. Serão aprovados os candidatos que obtiverem na Prova de Múltipla Escolha nota igual ou superior a 7 (sete) pontos.
11.2. A nota da prova será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a indicação do nome dos candidatos em ordem alfabética.
11.3. Considera-se nota final a nota atribuída à Prova de Múltipla Escolha.
11.4. Os candidatos aprovados no concurso público serão classificados em ordem decrescente da nota final.
11.5. O Resultado Final/Classificação será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a indicação do nome dos candidatos, do número do Registro Geral - R.G., da nota final e da classificação.
11.6. No caso de igualdade de nota final, o desempate será feito, sucessivamente, através dos seguintes critérios:
1º) idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completada até o último dia da inscrição no presente concurso público, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº. 10.741, de 1/10/2003 (Estatuto do Idoso);
2º) maior nota em Ecologia Aplicada
3º) maior nota em SIG - Sistema de Informação Geográfica
4º) maior idade.
12. Dos Recursos
12.1. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso contra enunciados e/ou respostas de questões de prova a partir do dia seguinte ao da realização da prova do concurso público.
12.2. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de nota a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado da prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
12.3. Na prova do concurso público, o candidato poderá apresentar, dentro dos prazos estabelecidos nos itens 12.1. e 12.2., um único recurso e/ou um único pedido de revisão de nota.
12.4. Os recursos e os pedidos de revisão de nota que forem apresentados fora dos prazos estabelecidos nos itens 12.1 e 12.2 não serão aceitos sejam quais forem os motivos alegados pelo candidato.
12.5. Não será admitido pedido de revisão de nota após republicação de resultado de prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
12.6. Não caberá qualquer recurso ou pedido de revisão de nota após a publicação do Resultado Final/Classificação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
12.7. O candidato deverá dirigir o recurso e/ou o pedido de revisão de nota à Comissão de Concurso Público e entregá-lo no Setor de Protocolo da ESALQ, Seção de Expediente da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Avenida Pádua Dias, 11 (Edifício Central) Bairro São Dimas, Piracicaba (SP).
13. Da validade
13.1. O concurso público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.
14. Da admissão
14.1. Para contratação, deverá o candidato comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão indicado no Edital de Convocação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados de sua publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e apresentar a documentação pessoal completa abaixo discriminada, sob pena de ser considerado desistente do concurso público:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Certidão de Nascimento (para solteiros);
- Certidão de Casamento;
- Cédula de Identidade - R.G.;
- 2 fotos 3x4 recentes;
- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F./C.I.C.);
- Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação ou da justificativa referente à última eleição;
- Certificado Militar (para o sexo masculino);
- Certidão de Nascimento dos filhos com até 21 anos de idade ou até 24 anos, se universitários;
- Caderneta de Vacinação atualizada dos filhos menores de 14 anos;
- Extrato de participação no PIS/PASEP;
- Cópia autenticada do comprovante de escolaridade (histórico ou diploma) de conclusão de Graduação completa que, quando for expedido por instituições estrangeiras, deverá estar acompanhado da respectiva tradução e revalidação do título;
- Declaração de Acumulação de Cargo;
14.2 Caso o candidato já tenha sido funcionário da Universidade de São Paulo, deverá apresentar declaração da Seção de Pessoal da Unidade/Órgão a qual pertencia com a data e o motivo do desligamento e não será contratado se demitido ou exonerado do serviço público em conseqüência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público).
14.3. Para contratação, deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/USP.
14.4. A contratação e o inicio de exercício de candidato que já pertence ao quadro funcional da Universidade de São Paulo dependerá da apresentação de pedido de demissão relativo ao contrato de trabalho vigente após o exame médico admissional com aptidão atestada, que ocorrerá nas condições previstas neste Edital.
14.5. Caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública (inclusive aposentadoria), a contratação dependerá ainda da autorização de acumulação de cargo.
14.6. Após atestada a aptidão em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/USP, e, quando for o caso, autorizada a acumulação de cargo, o candidato deverá iniciar o exercício da função na data fixada pela Unidade/Órgão, sob pena de ser considerado desistente do concurso público.
15. Das Disposições Finais
15.1. A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificada a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretará a exclusão do candidato do concurso público, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.
15.2. O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas no presente Edital implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer tempo.
15.3. A falta de pagamento da taxa de inscrição, verificada a qualquer tempo, acarretará a exclusão do candidato do concurso público.
15.4. O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante todo o prazo de validade do concurso público.
15.5. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito ou até a data da homologação do concurso público.
15.6. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos comunicados e demais publicações referentes a este concurso público através do Diário Oficial do Estado de São Paulo.


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3.1. CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
Enviado por: "Isabel Galbiatti" migalbiatti@yahoo.com.br migalbiatti
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 10:10 am

--- Em qui, 13/8/09, adolfoinbraforp <adolfoinbraforp@yahoo.com.br> escreveu:


De: adolfoinbraforp <adolfoinbraforp@yahoo.com.br>
Assunto: [bioempregos] CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
Para: bioempregos@yahoogrupos.com.br
Data: Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009, 22:14


 


Curso de Licenciamento Ambiental

Já estão abertas as inscrições para o curso de Licenciamento Ambiental, que será realizado em ARAXÁ, nos dias 21,22 e 23 de AGOSTO na ACIA-Associação Comercial e Industrial de Araxá.


O Curso é realizado através de uma parceria entre o Instituto de Formação Tecnológica, Educação a Distância, Ciências e Pesquisas Ltda com o apoio da ACIA.

Objetivo:
O Curso de Licenciamento Ambiental tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades para desenvolver processo de licenciamento ambiental, identificando impactos ambientais e os principais trâmites do licenciamento, interagindo com todos os atores envolvidos, considerando o cumprimento aos regulamentos legislativos e o respeito ao meio ambiente, atendendo às demandas do empreendedor, órgão ambiental e sociedade.


Conteúdo Programático:
Sistemas Institucionais de Meio Ambiente


Política Nacional de Meio Ambiente; Sistema Nacional de Meio Ambiente; Sistema Estadual de Meio Ambiente;
COPAM; CERH; FEAM; EF; IGAM
Licenciamento Ambiental

Etapas; Licença Prévia; Licença de Instalação; Licença de Operação; Licenciamento Preventivo;
Licenciamento Corretivo; Atividades Passíveis de Licenciamento; Classificação dos Empreendimentos;
Passos para o Licenciamento; Documentação; Validade das Licenças; Condicionantes; Infrações;
Penalidades; Revalidação; Autorização Ambiental de Funcionamento.
Impacto Ambiental

Estudo de Impacto Ambiental; Relatório de Impacto Ambiental; Relatório de Controle Ambiental
Plano de Controle Ambiental; Formulário FCE
Exemplo prático para o correto preenchimento do FCE.


CONSULTOR - Euclides Antônio Pereira de Lima

Graduado em Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Especialização:Engenharia de Segurança do Trabalho-UEMG- ITUIUTABA;
Mestrado: Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Doutorado: Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Docência Superior na Universiade Federal de Uberlândia-Curso Engenharia Química,Disciplina- Preservação de Meio Ambiente -2007;
Docência Superior nas Faculdades  Associadas de Uberaba -FAZU,Curso Engenharia de Alimentos,Disciplin a -Tratamento de Resíduos;
Docência Superior na Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG- ITUIUTABA; Curso de Tecnologia no Processamento Sucroalcooleiro; Disciplina-Quimica no Processamento Sucroalcooleiro;
Atuação profissional no Sistema de Licenciamento Ambietal no que diz respeito a elaborar e solicitar ao órgão ambiental novas LPs - licença prévia, LI - licença de Instalação e LO - licença de operação de todas as atividades produtivas da Indústria e renovações de LO;

Público:

Biólogos, Engenheiros Ambientais, Técnicos em Meio Ambiente, Administradores, Técnicos de Segurança no Trabalho, Técnicos em Química, Técnicos em Mineração, Mecânica, Técnicos Agrícola, Gestores de Agronegócios, Agrônomos, Gestores de Meio Ambiente, Turismólogos, Ambientalistas, estudantes de cursos que atuam na área de meio ambiente.
Carga Horária:
O curso tem carga horária de 24hs, sendo aula de 8hs às 18:00 horas, respectivamente, sexta, sábado e domingo.
Certificação:
O curso terá Certificado emitido pelo Instituto de FormaçãTecnológica, Eucaão a Distância,Ciências e Pesquisas Ltda, não tendo custo adicional por esta emissão. Todo material do curso será fornecido em mídia.


A INBRAFORP LTDA se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso caso não haja quorum mínimo de participantes e o valor pago, será integralmente devolvido.
Informações e Inscrições:  C/Lana 34-9108-7644 


E-mail: treinamento@ inbraforp. com.br; inbraforpcursos@ gmail.com;
Obs: Caso não possa participar, leve este curso pra sua cidade. Mande e-mail sinalizando intenção.
 

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3.2. Re: CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
Enviado por: "Rodrigo Herrera" herrera.rodrigo@ymail.com herrera.rodrigo@ymail.com
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 6:33 pm

Alguem tem conhecimento de cursos de licenciamento ambiental na região da baixada santista - SP ?
Grato, Herrera.

--- Em qua, 19/8/09, Isabel Galbiatti <migalbiatti@yahoo.com.br> escreveu:


De: Isabel Galbiatti <migalbiatti@yahoo.com.br>
Assunto: [bioempregos] CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
Para: "Bioempregos" <bioempregos@yahoogrupos.com.br>, "Bruna PUC" <brzanardi@yahoo.com.br>, "Carol PUC" <karolabreu_fashion@yahoo.com.br>, "Cesar PUC" <cesane@yahoo.com>, "Cris PUC" <cris_gabi@hotmail.com>, "Dado PUC" <bio_edu@hotmail.com>, "Dani Correia" <dany_correia@hotmail.com>, "Dri PUC" <drikamauricio@hotmail.com>, "Fabi" <biologa_fabiana@yahoo.com.br>, "Fabi PUC" <fabi_bio05@yahoo.com.br>, "Fabrízio" <fabriziomarcondes@yahoo.com.br>, "Feijão PUC" <paulo.bussab@gmail.com>, "Gi Sebrian PUC" <giologa@yahoo.com.br>, "Jaque" <jaqueline_w@hotmail.com>, "Jú Milaré PUC" <jucabrini@yahoo..com.br>, "Kelinha" <kezinha_crazy@hotmail.com>, "Laurinha" <lauravernin@yahoo.com.br>, "Lia" <lia_alda@yahoo.com.br>, "Manu" <ellabela@gmail.com>, "Marcelinha PUC" <machi_mu87@hotmail.com>, "Mari" <marianablancobr@yahoo.com.br>, "Marina Helena PUC" <mahesuca@yahoo.com.br>, "Pink PUC" <lokamary@terra.com.br>, "Pink PUC" <mavedovello@terra.com.br>, "Raquel"
<raquel_sj2003@yahoo.com.br>, "Renan MACK" <redosbr@yahoo.com.br>, "Rosana PUC" <morriganlorelai@hotmail.com>, "Thati" <thatianevalente@yahoo.com.br>
Data: Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009, 10:09


 

--- Em qui, 13/8/09, adolfoinbraforp <adolfoinbraforp@ yahoo.com. br> escreveu:


De: adolfoinbraforp <adolfoinbraforp@ yahoo.com. br>
Assunto: [bioempregos] CURSO LICENCIAMENTO AMBIENTAL -LEVE PARA SUA CIIDADE
Para: bioempregos@ yahoogrupos. com.br
Data: Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009, 22:14


 


Curso de Licenciamento Ambiental

Já estão abertas as inscrições para o curso de Licenciamento Ambiental, que será realizado em ARAXÁ, nos dias 21,22 e 23 de AGOSTO na ACIA-Associação Comercial e Industrial de Araxá.


O Curso é realizado através de uma parceria entre o Instituto de Formação Tecnológica, Educação a Distância, Ciências e Pesquisas Ltda com o apoio da ACIA.

Objetivo:
O Curso de Licenciamento Ambiental tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades para desenvolver processo de licenciamento ambiental, identificando impactos ambientais e os principais trâmites do licenciamento, interagindo com todos os atores envolvidos, considerando o cumprimento aos regulamentos legislativos e o respeito ao meio ambiente, atendendo às demandas do empreendedor, órgão ambiental e sociedade.


Conteúdo Programático:
Sistemas Institucionais de Meio Ambiente


Política Nacional de Meio Ambiente; Sistema Nacional de Meio Ambiente; Sistema Estadual de Meio Ambiente;
COPAM; CERH; FEAM; EF; IGAM
Licenciamento Ambiental

Etapas; Licença Prévia; Licença de Instalação; Licença de Operação; Licenciamento Preventivo;
Licenciamento Corretivo; Atividades Passíveis de Licenciamento; Classificação dos Empreendimentos;
Passos para o Licenciamento; Documentação; Validade das Licenças; Condicionantes; Infrações;
Penalidades; Revalidação; Autorização Ambiental de Funcionamento.
Impacto Ambiental

Estudo de Impacto Ambiental; Relatório de Impacto Ambiental; Relatório de Controle Ambiental
Plano de Controle Ambiental; Formulário FCE
Exemplo prático para o correto preenchimento do FCE.


CONSULTOR - Euclides Antônio Pereira de Lima

Graduado em Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Especialização:Engenharia de Segurança do Trabalho-UEMG- ITUIUTABA;
Mestrado: Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Doutorado: Engenharia Quimica - Universidade Federal de Uberlândia-UFU;
Docência Superior na Universiade Federal de Uberlândia-Curso Engenharia Química,Disciplina- Preservação de Meio Ambiente -2007;
Docência Superior nas Faculdades  Associadas de Uberaba -FAZU,Curso Engenharia de Alimentos,Disciplin a -Tratamento de Resíduos;
Docência Superior na Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG- ITUIUTABA; Curso de Tecnologia no Processamento Sucroalcooleiro; Disciplina-Quimica no Processamento Sucroalcooleiro;
Atuação profissional no Sistema de Licenciamento Ambietal no que diz respeito a elaborar e solicitar ao órgão ambiental novas LPs - licença prévia, LI - licença de Instalação e LO - licença de operação de todas as atividades produtivas da Indústria e renovações de LO;

Público:

Biólogos, Engenheiros Ambientais, Técnicos em Meio Ambiente, Administradores, Técnicos de Segurança no Trabalho, Técnicos em Química, Técnicos em Mineração, Mecânica, Técnicos Agrícola, Gestores de Agronegócios, Agrônomos, Gestores de Meio Ambiente, Turismólogos, Ambientalistas, estudantes de cursos que atuam na área de meio ambiente.
Carga Horária:
O curso tem carga horária de 24hs, sendo aula de 8hs às 18:00 horas, respectivamente, sexta, sábado e domingo.
Certificação:
O curso terá Certificado emitido pelo Instituto de FormaçãTecnológica, Eucaão a Distância,Ciências e Pesquisas Ltda, não tendo custo adicional por esta emissão. Todo material do curso será fornecido em mídia.


A INBRAFORP LTDA se reserva o direito de adiar ou cancelar o curso caso não haja quorum mínimo de participantes e o valor pago, será integralmente devolvido.
Informações e Inscrições:  C/Lana 34-9108-7644 


E-mail: treinamento@ inbraforp. com.br; inbraforpcursos@ gmail.com;
Obs: Caso não possa participar, leve este curso pra sua cidade. Mande e-mail sinalizando intenção.
 


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4. CURSO DE ESTÁGIOS DE VEGETAÇÃO
Enviado por: "Isabel Galbiatti" migalbiatti@yahoo.com.br migalbiatti
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 10:23 am

--- Em qua, 12/8/09, Cursos Ambientais <cursos@proambientecampinas.com.br> escreveu:


De: Cursos Ambientais <cursos@proambientecampinas.com.br>
Assunto: CURSO DE ESTÁGIOS DE VEGETAÇÃO
Para: "Cursos Ambientais" <cursos@proambientecampinas.com.br>
Data: Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009, 12:00

 
 
Gilmar Tonon
Departamento de Cursos
Pro-Ambiente Assessoria Ambiental Ltda.
Fone: (19) 3201-6896 - Fax: (19) 3342-6584
Celular - (19) 9795-8545
www.proambientecampinas.com.br
 
 


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5. Oportunidade Geoflor (Biólogo, Eng. Florestal ou Agronômo)
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 12:04 pm

Apenas repassando!!!

Enviar currículo para Bruno França: bruno.franca@geoflor.com.br

Boa sorte!!!
Íris

---------- Forwarded message ----------
From: Flavia Vilhena <flavilhena@hotmail.com>
Date: 2009/8/19
Cc: Bruno França bruno.franca@geoflor.com.br


Olá!!
Estamos divulgando uma vaga para engenheiro florestal, agrônomo ou biólogo
que tenha boa experiência com identificação de espécies florestais nativas,
elaboração de relatórios e energia para realizaçao de trabalhos de campo.
O contrato será pela Geoflor Consultoria Florestal , situada na Grande São
Paulo, município de Santana de Parnaíba.
Os interessados poderão encaminhar o currículo para o e-mail do Bruno
França bruno.franca@geoflor.com.br.
Abraço a todos,
Flávia.

Visite o fotoblog dos produtos da DNA Selvagem!!!
http://dnaselvagem.fotoblog.uol.com.br/

Antes de imprimir qualquer texto pense no seu compromisso de
sustentabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações.
Adote os 3Rs na sua vida: Reduza, Reutilize, Recicle!

--------
"Eu levo uma vida de cachorro: não me drogo, não odeio, não contamino, não
invejo, não cobiço, não traio e sobretudo, não dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).

"O circo com animais ensina a criança a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)

"No dia em que o homem conhecer o íntimo de um animal, todo crime contra um
animal será um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)

"Não sou melhor porque me elogiam, não sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e não o que dizem." (Tomás de Aquino)


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6. Curso de Agrofloresta - Divulgação
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 2:27 pm

Divulgando...
------------------------------


Anexo(s) de Felipe Pasini

1 de 1 foto(s)
[image: curso sistemas agroflorestais
2009.jpg]<http://br.groups.yahoo.com/group/agroflorestal/attachments/folder/426261552/item/2066090812/view>
curso sistemas agroflorestais
2009.jpg<http://br.groups.yahoo.com/group/agroflorestal/attachments/folder/426261552/item/2066090812/view>

1 de 1 arquivo(s)
Programaçãofinal.doc<http://d.yimg.com/kq/groups/2106376/1834189110/name/Programa%80%A0%A6%E7%E3ofinal.doc>

--
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Antes de imprimir qualquer texto pense no seu compromisso de
sustentabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações.
Adote os 3Rs na sua vida: Reduza, Reutilize, Recicle!

--------
"Eu levo uma vida de cachorro: não me drogo, não odeio, não contamino, não
invejo, não cobiço, não traio e sobretudo, não dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).

"O circo com animais ensina a criança a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)

"No dia em que o homem conhecer o íntimo de um animal, todo crime contra um
animal será um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)

"Não sou melhor porque me elogiam, não sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e não o que dizem." (Tomás de Aquino)


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7. Enc: [permaculturabr] TRABALHO :profissional com experiência em a
Enviado por: "Carolina!!!!" carol_bio05@yahoo.com.br carol_bio05
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 6:33 pm

Apenas repassando para os interessados...

--- Em qua, 19/8/09, felipe_spina <felipe_spina@yahoo.com> escreveu:


De: felipe_spina <felipe_spina@yahoo.com>
Assunto: [permaculturabr] TRABALHO :profissional com experiência em agroecologia e bioconstrução-Parelheir
Para: permaculturabr@yahoogrupos.com.br
Data: Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009, 15:56


 

Car@s,


Estamos buscando um(a) profissional com experiência em agroecologia e bioconstrução para trabalhar durante o mês de setembro, em Parelheiros, Zona Sul do Município de São Paulo.

O (a) contratado (a) trabalhará por 60 horas, ministrando aulas teórico/práticas de bioconstrução e agroecologia para duas turmas (manhã e tarde) de jovens entre 15 e 20 anos no Instituto Anna Lapinni, situado em Parelheiros.

O(a) profissional poderá ter formação superior, ser técnico agrícola ou equivalente, e deverá, preferencialmente, ter familiaridade em trabalho com jovens e ter conhecimento em educação ambiental.

Os currículuns deverão ser enviados para Felipe (favino@prefeitura. sp.gov.br) ou Lucia (mlbellenzani@ prefeitura. sp.gov.br) até dia 25 de agosto.

Maiores informações pelo telefone 3396-3214 com Felipe ou Lucia, ou ainda 7544-5624 (Felipe)/ 9989-1601 (Lucia)

Conto com a ajuda de vocês para a divulgação.

Abraços

Felipe Spina Avino
Prefeitura do Município de São Paulo
Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade
Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia
Tel.: (11) 3396-3212
Cel.: (11) 7544-5624
Fax.: (11) 3396-3214

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8. Enc: Curso: Planejamento e gestão de áreas naturais protegid
Enviado por: "Bernardo Castello" bebocastello@yahoo.com.br bebocastello
Data: Qua, 19 de Ago de 2009 11:59 pm

Bernardo Castello
Biólogo - Meio ambiente
Especialização em Gestão Ambiental
Mestrando em Sistemas Costeiros e Oceânicos - UFPR/CEM
CRBio-02 60.644
Tel. 21 78128320
41 96918564

--- Em qua, 19/8/09, CECAN - Powermail <cecan@powermail.com.br> escreveu:


De: CECAN - Powermail <cecan@powermail.com.br>
Assunto: Curso: Planejamento e gestão de áreas naturais protegidas (7)
Para: centrodecapacitacao@grupobrasilverde.org
Data: Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009, 22:35

 

CENTRO DE CAPACITAÇÃO
EM CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
 
GRUPO BRASIL VERDE
 
 
CURSO: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS
(60 horas, sendo: 45 presenciais + 15 horas à distância)
 
15a. turma - Juiz de Fora - MG
 
Amplie seu mercado de trabalho com o mais tradicional centro de capacitação em Conservação da Natureza da Zona da Mata Mineira
 
 
Programa proposto:
 
o    Biodiversidade: Natureza e valores; Histórico das Áreas Naturais Protegidas; Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei n. 9985) e Decreto n. 4340; Ações para melhoria da qualidade ambiental das Unidades de Conservação; Programas de manejo e gestão das UC´s; Biogeografia de ilhas, metapopulações e mosaicos de UC's; Planos de Manejo e Zoneamento; Elaboração e constituição de Conselhos consultivos; Planejamento de trilhas interpretativas em Unidades de Conservação; Educação e Interpretação Ambiental; Ecoturismo em UC´s.
 
A quem se destina o curso:
 
            O planejamento e a gestão de áreas naturais protegidas só resulta em sucesso com a participação de diferentes profissionais e setores da sociedade, isso está bem claro na exigência legal de consulta pública para a criação da maioria das Unidades de Conservação. Dessa forma, o curso é aberto a qualquer pessoa interessada. A diversidade é uma característica marcante do tema e do curso. Todos os profissionais podem atuar na área, independente de sua formação original. Caso queira, nos mande um e-mail para conhecer como você poderia atuar nessa área.
 
Horário:
 
            Sábados - das 14:00 às 19:00
 
Dias de curso:
 
                        05 e 19 de setembro, 03, 17 e 31 de outubro, 14 e 28 de novembro, 05 e 12 de dezembro.
 
 
 
 
OBS:
Ø      Serão oferecidas atividades extras de campo cujos custos não estão incluídos no valor do curso, sendo, portanto, atividades opcionais;
Ø      O curso terá 45 horas de atividades presenciais e 15 horas de atividades à distância.
   
Local:
 
    Parque Natural Municipal da Laginha - Juiz de Fora, M.G.
    Av. Paulo Japiassu Coelho - Bairro Teixeiras
 
Investimento:
 
            Valor: R$ 100,00 (cem reais);
 
            OBS: Material didático incluído.
 
Inscrições e maiores informações:
 
    Centro de capacitação em Conservação da Natureza - GBV: centrodecapacitacao@grupobrasilverde.org / majela@grupobrasilverde.org / Tel: 32 9122 0977
www.grupobrasivlerde.org
 
Certificado:
             
            Os certificados serão emitidos a todos os participantes que cumprirem pelo menos 75% das atividades presenciais.
 
Vagas:
 
            30 vagas
 
Facilitador:   
 
Professor Geraldo Majela Moraes Salvio, Mestre em Ciências Biológicas, Coordenador Geral do Grupo Brasil, Professor de Ecologia, Biogeografia e Conservação da Natureza. Coordenador e idealizador dos cursos de campo "Ecologia e conservação de campos rupestres" e da expedição Mata Atlântica.
 
 
O CENTRO DE CAPACITAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (CECACN/GBV)
 
            Fundado em 2000, já oferecemos 14 cursos de capacitação de longa duração em diferentes assuntos relacionado à Conservação da Natureza. Tais cursos envolveram dezenas de profissionais e 570 alunos de diferentes origens e formações. Além de cursos de capacitação, o CECACN/GBV é também responsável por palestras e outros cursos, tais como cursos de curta duração e cursos de extensão oferecidos em parceria com Instituições de Ensino Superior. Mantemos ainda um curso de Pós Graduação Lato sensu em Conservação da Natureza em Juiz de Fora em parceria com o INSTITUTO METODISTA GRANBERY. Também somos responsáveis por cursos de campo em diferentes Unidades de Conservação. Durante os cursos, os alunos tem a possibilidade de vivenciar situações práticas, conviver com especialista em diferentes áreas da Conservação da Natureza, manter uma rede de comunicação com pessoas de diferentes formações e origens,
criando sua network (rede de relacionamentos) tão fundamental nos dias de hoje. São exibidos muitos vídeos de alta qualidade que ilustram os temas abordados, além de ser entregue amplo material didático que é produzido pela equipe do GBV ou nos é fornecido por outras Organizações parceiras. Mantemos ainda um importante convênio de cooperação técnica com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.
 
REALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO:
 
            Grupo Brasil Verde
 
APOIO:
 
            Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
            Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora
 
SOLICITAMOS APOIO NA DIVULGAÇÃO!!!!


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