quinta-feira, 27 de maio de 2010

[bioempregos] Resumo 2125

Existem 11 mensagens sobre este t€ ¦ópico.

T€ ¦ópicos contidos neste resumo:

1. Vaga: venda de equipamentos para laborat€ ¦órios
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni

2. Programa€ ¦ção
De: Paula Leme

3. Enc: [biofsa] (unknown)
De: Catia Melo

4. DIVULGA€ ¢Ã'§Ã'£O DE CURSO DE PER€ ¢Ã'­CIA CRIMINAL (TOXICOLOGIA FOR
De: Ricardo Sciammarella

5. Enc: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!
De: Carolina C. Galv€ ¢Ã£o!!!

6. Fwd: oportunidade de trabalho - Popula€ ¦ções Tradicionais da Amaz€ 
De: Roberto Nicacio

7. Fwd: Consumo Respons€ ¦ável (ambiental) REPASSANDO O QUE € ¦´E REALM
De: Camila Lacerda

8. VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE EDUCA€ ¦ÇÃO AMBIENTAL
De: Iris Cristina Thomaz Zattoni

9. [divulga€ ¦ção] Semana do Meio Ambiente FAMATh - Faculdades Integrad
De: Rafael Noturno

10. Mini Curso - Produ€ ¦ção Sustent€ ¦ável de Biodiesel - Universidade
De: Paula Barreto

11.1. Re: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal€ ¦ária
De: Bianca


Mensagens
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1. Vaga: venda de equipamentos para laborat€ ¦órios
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 8:30 am

REPASSANDO!!!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Alem Mar <alemmar@alemmar.com.br>
Data: 10 de maio de 2010 17:03


Prezados,

Gostaria de divulgar a vaga abaixo :

-Vendedor T€ ¦écnico Externo.
-Buscamos profissional com experi€ ¦ência em vendas externas de equipamentos
para laborat€ ¦órios de pesquisa e qualidade, importados.
Rotina relacionada € ¦à promo€ ¦ção e venda de equipamentos, tais como visita€ ¦ção,
prospec€ ¦ção, demonstra€ ¦ção e negocia€ ¦ção.
-Desej€ ¦ável forma€ ¦ção em Qu€ ¦ímica, Farm€ ¦ácia, Biologia ou afins.
-Ingl€ ¦ês t€ ¦écnico a n€ ¦ível intermedi€ ¦ário ser€ ¦á considerado um diferencial.
-Benef€ ¦ícios : Assist€ ¦ência m€ ¦édica, quilometragem, PLR, tiquete-refei€ ¦ção.
-Contrato : CLT, fixo + comiss€ ¦ão.

Enviar CV a/c Marcos para :

comercial@alemmar.com.br

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Links do Yahoo! Grupos

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Antes de imprimir qualquer texto pense no seu compromisso de
sustentabilidade com o meio ambiente e com as futuras gera€ ¦ções.
Adote os 3Rs na sua vida: Reduza, Reutilize, Recicle!
-------------------------
"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz"
"Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix"
"Lord, make me an instrument of your peace"
"Se€ ¦ñor, hazme un instrumento de tu paz"
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"Eu levo uma vida de cachorro: n€ ¦ão me drogo, n€ ¦ão odeio, n€ ¦ão contamino, n€ ¦ão
invejo, n€ ¦ão cobi€ ¦ço, n€ ¦ão traio e sobretudo, n€ ¦ão dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).

"O circo com animais ensina a crian€ ¦ça a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humaniza€ ¦ção dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)

"No dia em que o homem conhecer o € ¦íntimo de um animal, todo crime contra um
animal ser€ ¦á um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)

"N€ ¦ão sou melhor porque me elogiam, n€ ¦ão sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e n€ ¦ão o que dizem." (Tom€ ¦ás de Aquino)


Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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2. Programa€ ¦ção
Enviado por: "Paula Leme" paulaleme@ymail.com paulaleme@ymail.com
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 11:51 am

Oi, pessoal!
Abaixo€ ¦ a programa€ ¦ção dos pr€ ¦óximos€ ¦ cursos do IBIMM (Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente), aos interessados:
Data Curso
Maio 21,22,23 e 28,29,30/05/2010 Ecoturismo e Turismo de Aventura
Junho 19 e 20/06 Curso de Escalada€ ¦ 
26/06/2010 Anatomia de Tubar€ ¦ões
€ ¦     Julho 03/07/2010 Anatomia de Serpentes
10/07/2010 Paleontologia
24/07/2010 Metodologia de Campo
31/07/2010 Manejo de Animais€ ¦   - Serpentes€ ¦ 
€ ¦   Agosto 07 e 08/07/2010 Observa€ ¦ção de Aves
14/08/2010 Estudo dos Primatas€ ¦ 
27,28,29/08 e 03,04,05/09 Ecoturismo e turismo de Aventura
21,22 e 28,29/08/2010 Pr€ ¦áticas Ambientais
Setembro 04/09/2010 Anatomia de Tubar€ ¦ões
11/09/2010 Manejo de Animais€ ¦  
18/09/2010 Metodologia de Campo
€ ¦ As datas est€ ¦ão sujeitas a altera€ ¦ção.


O IBIMM oferece v€ ¦ários cursos e atua tamb€ ¦ém na parte s€ ¦ócio-ambiental, em seu projeto Educa€ ¦ção Ambiental Salvando Vidas.
Para quem n€ ¦ão assistiu € ¦à reportagem na band, aqui vai o link: http://videos.band.com.br/v_58979_ex_presidiarios_sofrem_preconceito_para_conseguir_um_emprego.htm
Quem quiser receber todas as not€ ¦ícias e atualiza€ ¦ções, siga o IBIMM no twitter: www.twitter.com/ibimm
Abra€ ¦ção!

Paula Leme
Bi€ ¦óloga
www.casadaarvore.bio.br
www.twitter.com/paulalemebio


Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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3. Enc: [biofsa] (unknown)
Enviado por: "Catia Melo" catiamelobio@yahoo.com.br catiamelobio
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 2:34 pm

a quem possa interessar
€ ¢Â 
€ ¢Â 
€ ¢Â 
Catia Melo
Bi€ ¢Ã³loga Aprimoranda da Funda€ ¢Ã§Ã£o Parque Zool€ ¢Ã³gico de S€ ¢Ã£o Paulo
Educa€ ¢Ã§Ã£o Ambiental - Divis€ ¢Ã£o de Ensino e Divulga€ ¢Ã§Ã£o
(11) 9273-1666 / 5073-0811 ramal 2049 / 2119
MSN: catia__melo@hotmail.com

----- Mensagem encaminhada ----
De: Mayara Pastore <maybio2007@yahoo.com.br>
Para: grupo de biologia FSA <biofsa@yahoogrupos.com.br>
Enviadas: S€ ¢Ã¡bado, 15 de Maio de 2010 21:09:09
Assunto: [biofsa] (unknown)

€ ¢Â 
Ter€ ¢Ã§a-feira, 11 de maio de 2010 SMA/SP
Funda€ ¢Ã§Ã£o Florestal realizar€ ¢Ã¡ concurso em breve
A Funda€ ¢Ã§Ã£o para a Conserva€ ¢Ã§Ã£o e a Produ€ ¢Ã§Ã£o Florestal do Estado de S€ ¢Ã£o Paulo, mais conhecida como Funda€ ¢Ã§Ã£o Florestal e ligada € ¢Ã  Secretaria de Meio Ambiente paulista (SMA/SP), realizar€ ¢Ã¡ sele€ ¢Ã§Ã£o em breve. No Di€ ¢Ã¡rio Oficial de S€ ¢Ã£o Paulo desta ter€ ¢Ã§a-feira, 11 de maio, foi publicado o extrato de dispensa de licita€ ¢Ã§Ã£o para contrata€ ¢Ã§Ã£o da Funda€ ¢Ã§Ã£o Vunesp como organizadora do processo seletivo.
€ ¢Â 
A assessoria de imprensa da funda€ ¢Ã§Ã£o confirmou a realiza€ ¢Ã§Ã£o do concurso e informou que ser€ ¢Ã£o oferecidas 117 chances para todos os n€ ¢Ã­veis de escolaridade e com remunera€ ¢Ã§Ã£o entre R$ 510 e R$ 1.700. Segundo o € ¢Ã³rg€ ¢Ã£o, as vagas estar€ ¢Ã£o distribu€ ¢Ã­das entre as atividades de agente de recursos ambientais (ensino fundamental) , guarda-parque (ensino fundamental) , t€ ¢Ã©cnico de recursos ambientais (ensino m€ ¢Ã©dio/t€ ¢Ã©cnico) e analista de recursos ambientais (ensino superior).€ ¢Â 
€ ¢Â 
De acordo com a assessoria, o edital j€ ¢Ã¡ est€ ¢Ã¡ sendo elaborado. A previs€ ¢Ã£o € ¢Ã© que o concurso seja lan€ ¢Ã§ado no m€ ¢Ãªs de junho e as provas ocorram em um prazo m€ ¢Ã©dio de 40 dias ap€ ¢Ã³s a publica€ ¢Ã§Ã£o do edital de abertura.
€ ¢Â 
Sobre o € ¢Ã³rg€ ¢Ã£o € ¢â' '³ O papel da Funda€ ¢Ã§Ã£o Florestal € ¢Ã© contribuir para a conserva€ ¢Ã§Ã£o, manejo e amplia€ ¢Ã§Ã£o das florestas de prote€ ¢Ã§Ã£o e produ€ ¢Ã§Ã£o do Estado de S€ ¢Ã£o Paulo. Desta forma, o € ¢Ã³rg€ ¢Ã£o ap€ ¢Ã³ia, promove e executa a€ ¢Ã§Ãµes voltadas € ¢Ã  conserva€ ¢Ã§Ã£o ambiental, € ¢Ã  prote€ ¢Ã§Ã£o da biodiversidade, € ¢Ã  recupera€ ¢Ã§Ã£o de € ¢Ã¡reas degradadas etc.
€ ¢Â 
Atualmente, a funda€ ¢Ã§Ã£o € ¢Ã© respons€ ¢Ã¡vel pela gest€ ¢Ã£o de 92 unidades de conserva€ ¢Ã§Ã£o de prote€ ¢Ã§Ã£o integral e uso sustent€ ¢Ã¡vel, como parques estaduais, parques ecol€ ¢Ã³gicos, reservas e € ¢Ã¡reas de prote€ ¢Ã§Ã£o ambiental. (fonte: www.fflorestal. sp.gov.br) € ¢Â 
€ ¢Â 

Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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4. DIVULGA€ ¢Ã'§Ã'£O DE CURSO DE PER€ ¢Ã'­CIA CRIMINAL (TOXICOLOGIA FOR
Enviado por: "Ricardo Sciammarella" ricardo_foc@yahoo.com.br ricardo_foc
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 3:42 pm

CURSO DE PER€ ¢Ã'­CIA CRIMINAL
€ ¢Â 
(TOXICOLOGIA FORENSE)
€ ¢Â 


LOCAL:
€ ¢Â 
HOTEL MERCURE APTO CENTRAL TOWERS - Rua Mastro Cardim, 407 € ¢â' '³ S€ ¢Ã£o Paulo - SP (Prox. ao Metr€ ¢Ã´ S. Joaquim) -€ ¢Â DIA€ ¢Â 26 DE JUNHO / DAS 9 € ¢Ã' S 18 HS


PUBLICO ALVO

Estudantes e Profissionais das € ¢Ã¡reas de Farm€ ¢Ã¡cia e Bioqu€ ¢Ã­mica; Ci€ ¢Ãªncias Biol€ ¢Ã³gicas, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Medicina, Direito e demais interessados.

€ ¢Â Â 
PROGRAMA€ ¢Ã'§Ã'£O

€ ¢Â  € ¢â' ¢ TOXICOLOGIA FORENSE (INTRODU€ ¢Ã'§Ã'£O E CONCEITOS)
€ ¢Â  € ¢â' ¢ DOPING NO ESPORTE
€ ¢Â  € ¢â' ¢ O PAPEL DO PERITO CRIMINAL
€ ¢Â  € ¢â' ¢ DROGAS DE ABUSO NO BRASIL E NO MUNDO (Aspectos Toxicol€ ¢Ã³gicos e Sociais)
€ ¢Â  € ¢â' ¢ EXAMES PERICIAIS EM DROGAS BRUTAS OU MATERIAIS APREENDIDOS
€ ¢Â  € ¢â' ¢ COLETA DE VEST€ ¢Ã'­GIOS BIOL€ ¢Ã'³GICOS EM LOCAIS DE CRIMES
€ ¢Â  € ¢â' ¢ EXAMES PERICIAIS EM MATERIAL BIOL€ ¢Ã'³GICO
€ ¢Â  € ¢â' ¢ O DNA NO COMBATE AO CRIME
€ ¢Â 
PALESTRANTE
€ ¢â' ¢ Dra. C€ ¢Ã©lia Corrigliano: Perita Criminal de 1a. classe / N€ ¢Ãºcleo de Toxicologia Forense / Centro de Exames An€ ¢Ã¡lise€ ¢Â  e Per€ ¢Ã­cias / Instituto M€ ¢Ã©dico-Legal / Superintend€ ¢Ãªncia de Policia T€ ¢Ã©cnico-Cient€ ¢Ã­fica / Secretaria da Seguran€ ¢Ã§a P€ ¢Ãºblica do Estado de S€ ¢Ã£o Paulo.
€ ¢â' ¢ Dra. Ana Cl€ ¢Ã¡udia Pacheco: Perito Criminal do Laborat€ ¢Ã³rio de DNA Forense do N€ ¢Ãºcleo de Biologia e Bioqu€ ¢Ã­mica do Instituto de Criminal€ ¢Ã­stica de SP / Professora de Biologia Forense da Academia de Pol€ ¢Ã­cia Civil do Estado de S€ ¢Ã£o Paulo.

INVESTIMENTO

Profissionais...................................................R$ 150,00 (Pago em 2 vezes)*
Estudantes .....................................................R$ 100,00 (Pago em 2 vezes)*
€ ¢Â 

* Desconto para Grupos de 5 estudantes (R$ 80,00 cada) e Grupos de 3 Profissionais (R$ 120,00 cada)*


€ ¢Â 

Como se inscrever:
€ ¢Â 


€ ¢Â â' ¢ Preencher ficha de inscri€ ¢Ã§Ã£o on-line (www.renovacursos.com.br) ; - BREVE EM NOSSO SITE / SEGUE EM ANEXO FICHA DE INSCRI€ ¢Ã'§Ã'£O PARA RESERVAR A VAGA (FAVOR PREENCHER E ENCAMINHAR VIA E-MAIL PARA SAUDE@RENOVACURSOS.COM.BR)

€ ¢Â â' ¢ Ap€ ¢Ã³s a confirma€ ¢Ã§Ã£o da vaga efetuar€ ¢Â  dep€ ¢Ã³sito de 50% do valor do Curso no prazo de 72hs (3 dias) e enviar o comprovante via fax
€ ¢Â Â Â  (11- 2307 1675) ou via e-mail (saude@renovacursos.com.br). Os 50% restantes dever€ ¢Ã£o ser pagos no dia do Curso;

€ ¢Â â' ¢ Banco Bradesco € ¢â' '³ Agencia:€ ¢Â  0120 € ¢â' '³Â  C/C:€ ¢Â  0132813-1 / Tamborim Propaganda e Eventos Ltda.

€ ¢Â  * No valor da taxa est€ ¢Ã£o inclusos: Material Did€ ¢Ã¡tico, Welcome Coffe e Certificado.
€ ¢Â 


LOCAL DO EVENTO

HOTEL MERCURE
Rua Maestro Cardim, 407 € ¢â' '³ Para€ ¢Ã­so € ¢â' '³S€ ¢Ã£o Paulo - SP
€ ¢Â Pr€ ¢Ã³x. Metr€ ¢Ã´ Vergueiro e S€ ¢Ã£o Joaquim.
http://www.accorhotels.com.br/mercure/hotel_main.aspx?h=112
Tel: (11) 2853-7000


Ricardo Sciammarella
Renova Cursos
www.renovacursos.com.br
http://twitter.com/RenovaCursos

Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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5. Enc: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!
Enviado por: "Carolina C. Galv€ ¢Ã£o!!!" carol_bio05@yahoo.com.br carol_bio05
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 4:25 pm

--- Em ter, 25/5/10, Leo Francini <leo_francini@yahoo.com.br> escreveu:


De: Leo Francini <leo_francini@yahoo.com.br>
Assunto: [biotaaquatica (5 anos)] Fwd: [alunos-MZUSP] Trabalho urgente!!!
Para: biotaaquatica@yahoogroups.com
Data: Ter€ ¢Ã§a-feira, 25 de Maio de 2010, 14:47


€ ¢Â 


repassando


---------- Forwarded message ----------
From: Ana Paula Dornellas <dornellas.anapaula@ gmail.com>
Date: 2010/5/25
Subject: Fwd: [alunos-MZUSP] Fwd: Trabalho urgente!!!
To: Juliana Yuri Saviolli <juyurisurf@gmail. com>, Fausto ESEC <fpcampos@uol. com.br>, Leo Francini <leofrancini@ gmail.com>, Maria Carolina <falecomacarolturin@ gmail.com>

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pedro Hollanda Carvalho <hollandacarvalho@ gmail.com>
Data: 25 de maio de 2010 14:25
Assunto: [alunos-MZUSP] Fwd: Trabalho urgente!!!
Para: alunos-mzusp@ googlegroups. com


Galera por favor quem conhece profissionais com este perfil favor pedir para entrar em contato comigo urgente!!!!


Abra€ ¢Ã'£Â§os a todos

1Bi€ ¢Ã'£Â³logo, com experi€ ¢Ã'£Âªncia comprovada em no m€ ¢Ã'£Â­nimo cinco projetos executados de resgate e manejo da fauna silvestre; 1Bi€ ¢Ã'£Â³logo, com experi€ ¢Ã'£Âªncia m€ ¢Ã'£Â­nima comprovada em r€ ¢Ã'£Âªs projetos executados de resgate e manejo da fauna silvestre; 1€ ¢Â M€ ¢Ã'£Â©dico Veterin€ ¢Ã'£Â¡rio, com experi€ ¢Ã'£Âªncia€ ¢Â m€ ¢Ã'£Â­nima comprovada em tr€ ¢Ã'£Âªs projetos;€ ¢Â 1 Profissional de N€ ¢Ã'£Â­vel T€ ¢Ã'£Â©cnico (Geoprocessamento) € ¢Ã¢â'¢¬â' '¼ T€ ¢Ã'£Â©cnico em Geoprocessamento com€ ¢Â experi€ ¢Ã'£Âªncia m€ ¢Ã'£Â­nima comprovada em 3 projetos com an€ ¢Ã'£Â¡lise espacial e dados geogr€ ¢Ã'£Â¡ficos; 1€ ¢Â barqueiro com experi€ ¢Ã'£Âªncia em avega€ ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o em eservat€ ¢Ã'£Â³rio de hidrel€ ¢Ã'£Â©trica e habilita€ ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o adequada para realiza€ ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o do servi€ ¢Ã'£Â§o ontratado conforme apitania dos Portos;€ ¢Â 1 Tratador€ ¢Â Ã¢â'¢¬â' '¼ profissional com experi€ ¢Ã'£Âªncia comprovada em manejo da€ ¢Â fauna.

--
Andr€ ¢Ã'£Â© de Castro
Bi€ ¢Ã'£Â³logo CRBio - 55.812/02
Pesquisador Associado - Laborat€ ¢Ã'£Â³rio de Ecologia de Peixes
Mestre em Ci€ ¢Ã'£Âªncias Naturais
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

--
Pedro Hollanda Carvalho
Museu de Zoologia da Universidade de S€ ¢Ã'£Â£o Paulo
Se€ ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o de Ictiologia
Av. Nazar€ ¢Ã'£Â©, 481 - Ipiranga - S€ ¢Ã'£Â£o Paulo
CEP 04263-000 - SP Brasil
+55 11 2065 8079
+55 11 2065 8119
€ ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â  € ¢Â ><((((€ ¢Ã'¢Âº>

--
Voc€ ¢Ã'£Âª est€ ¢Ã'£Â¡ recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "[alunos-MZUSP] " dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para alunos-mzusp@ googlegroups. com.
Para cancelar a inscri€ ¢Ã'£Â§Ã'£Â£o nesse grupo, envie um e-mail para alunos-mzusp+ unsubscribe@ googlegroups. com.
Para obter mais op€ ¢Ã'£Â§Ã'£Âµes, visite esse grupo em http://groups. google.com/ group/alunos- mzusp?hl= pt-BR.

--
Ana Paula S. Dornellas
Museu de Zoologia da USP - Malacologia
Tel. (11) 8545-4061 / (11) 2065-8129


€ ¢Â 

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6. Fwd: oportunidade de trabalho - Popula€ ¦ções Tradicionais da Amaz€ 
Enviado por: "Roberto Nicacio" biotur@globo.com robertonicacio1
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 5:31 pm

*Prezados, *

*Por Favor, pe€  ço que ajudem na divulga€  ção.*
*segue em anexo o edital completo*
**
*Abra€  ço a todos.*
*-----------------*
**
Wilde Itaborahy Ferreira
_______________________________
Coordenador do Departamento de
Popula€  ções Tradicionais do CEUC/SDS-AM

O Centro Estadual de Unidades de Conserva€  ção (CEUC) da Secretaria de
Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent€  ável do Amazonas (SDS)
atrav€  és de parcerias firmadas junto €  à Funda€  ção Moore e Funda€  ção Djalma
Batista, est€  á selecionando 2 (dois) profissionais para atuar na equipe de
conselhos gestores e fortalecimento comunit€  ário, conforme segue abaixo.

€  'µ Experi€  ência no trabalho com popula€  ções rurais, preferencialmente na
Amaz€  ônia;

€  'µ Imprescind€  ível experi€  ência com trabalhos na regi€  ão Amaz€  ônica;

€  'µ Facilidade para o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;

€  'µ Disponibilidade para viagens de campo em €  áreas distantes e/ou
isoladas das sedes municipais;

€  'µ Conhecimento b€  ásico de inform€  ática (word, excel, powerpoint e
internet);
€  'µ Desej€  ável experi€  ência com Unidades de Conserva€  ção.


Envio de curr€  ículo e carta de apresenta€  ção - car€  áter eliminat€  ório. (*at€  é 06
de Junho de 2010*)


--
Roberto Nicacio
Esta€  ção Ecol€  ógica de Jur€  éia Itatins
Funda€  ção Florestal / SMA
( 13 ) 3457-9243


Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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7. Fwd: Consumo Respons€ ¦ável (ambiental) REPASSANDO O QUE € ¦´E REALM
Enviado por: "Camila Lacerda" milacerda@gmail.com mila_catbr
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 8:10 pm

Galera,

pra quem come peixe €  é bom se ligar nessa lista de esp€  écies que podem e as
que se deve evitar de comer!!!
Leiam por favor, vale a pena!
Temos que fazer a nossa parte!
Tem inclusive um guia em anexo pra imprimir e sempre levar com voc€  ês no
mercado, feira, etc!!

---------- Forwarded message ----------
From: Bruno Carvalho <pinaunabruno@gmail.com>
Date: 2010/5/25
Subject: Consumo Respons€  ável (ambiental) REPASSANDO O QUE €  ´E REALMENTE
IMPORTANTE
To: Bruno Carvalho <pinaunabruno@gmail.com>


SE CADA QUAL CUIDA DO SEU CADA QUAL, CREIO QUE €  ´E MELHOR CUIDAR DIREITO.
FA€  ÇA SUA PARTE!!
BRUNO

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Andrei Cunha Cardoso <andreicardoso@gmail.com>
Data: 25 de maio de 2010 13:56
Assunto: [spilloverbrasil] Consumo Respons€  ável (ambiental)
Para:


Repassando..
O t€  ítulo fala por si...CONSUMO RESPONS€  ÁVEL (ambiental)
Se a Wallmart aderiu...pq n€  ão todas as redes?
€  ùnica rede que n€  ão combina €  é a predat€  ória...

Abra€  ço a todos!
E se liguem no nome das esp€  écies...!

PS: Segue em anexo cartilha de consumo respons€  ável de pescado da UNIMONTE


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Instituto Ecol€  ógico Aqualung <institutoaqualung@globo.com>
Data: 25 de maio de 2010 11:51
Assunto: Consumo Respons€  ável
Para: andreicardoso@gmail.com


Artigo de Divulga€  ção

*Consumo Respons€  ável***

*Por Marcelo Szpilman**

Lendo a entrevista do bi€  ólogo e escritor Jared Diamond nas p€  áginas amarelas
da *Revista Veja* dessa semana (26/05/10), me chamou a aten€  ção o trecho em
que ele se refere ao filho do fundador e atual dirigente da gigante
varejista Walmart, Rob Walton: €  '³At€  é alguns anos atr€  ás, Rob n€  ão tinha
interesse especial em quest€  ões ambientais. Um dia, um executivo da
Conservation Internacional o convidou para uma viagem aos riqu€  íssimos corais
da Indon€  ésia e Nova Guin€  é. Em duas semanas de barco nessa regi€  ão
remota, Robviu tr€  ês tubar€  ões. €  É rid€  ículo. Deveria ter visto tr€  ês a
cada cinco minutos,
mas a pesca predat€  ória dos japoneses vem dizimando a regi€  ão. Rob acordou
para o assunto. Hoje, o Walmart s€  ó compra frutos do mar de €  áreas com pesca
sustent€  ável. €  É uma cultura nova.€  '´

Ter a consci€  ência de que a pesca exagerada e a pesca predat€  ória est€  ão
afetando significativamente os estoques pesqueiros e o equil€  íbrio dos
ecossistemas marinhos, €  é um importante passo para uma mudan€  ça de atitude. E
o Consumo Respons€  ável €  é um excelente caminho. Devemos entender que muitos
dos antigos h€  ábitos de consumo n€  ão cabem mais nos tempos atuais.

O Consumo Respons€  ável €  é uma a€  ção que depende exclusivamente do consumidor e
de sua conscientiza€  ção quanto €  à necessidade de preserva€  ção dos peixes e
tubar€  ões. Basta parar de consumir a carne de alguns peixes marinhos e ca€  ções
e substitu€  í-la por outros peixes marinhos (*veja lista abaixo*), por peixes
de €  água-doce provenientes de cria€  ções sustent€  áveis, como salm€  ão, truta,
tambaqui e til€  ápia, ou por outros tipos de carne.

Mais abaixo est€  á um artigo cuja leitura ir€  á enriquecer seus conhecimentos
sobre o assunto aqui tratado.
------------------------------

*Esp€  écies de peixes marinhos que devem ser evitadas e aquelas que est€  ão
livres para o consumo*

Usando como refer€  ência a Lista Nacional do IBAMA e da IUCN (Uni€  ão
Internacional para Conserva€  ção da Natureza), temos tr€  ês situa€  ções:


*1 €  '¶ Esp€  écies** que **N€  ÃO PODEM E N€  ÃO DEVEM SER CONSUMIDAS*

Entre os peixes comercais famosos, temos: *ca€  ção-anjo, raia-viola,
peixe-serra, surubim, cioba, badejo-tigre e mero*.

Obs: 12 esp€  écies de tubar€  ões/raias e 145 esp€  écies de peixes constam no Anexo
I do IBAMA como esp€  écies amea€  çadas de extin€  ção, com alto risco de
desaparecimento na natureza em um futuro pr€  óximo.

Obs: Apesar de estar no Anexo II, o mero €  é a €  única esp€  écie brasileira
protegida e proibida de ser capturada.

Obs: EVITE o famoso fil€  é de viola, pois muitas peixarias comercializam o
fil€  é do ca€  ção-anjo como se fosse o fil€  é da raia-viola. E ambos est€  ão
seriamente amea€  çados.


*2 €  '¶ Esp€  écies que **DEVERIAM SER EVITADAS***

Entre os peixes comercais famosos, temos: *atum, badejo, cherne, corvina,
enchova, garoupa, merluza, namorado, pargo*, *pescadinha-foguete,
sardinha-verdadeira, tainha e vermelho.*

* *

Entre os ca€  ções ou tubar€  ões a maioria deveria ser evitada, mas
principalmente: *ca€  ção-mangona** e tubar€  ão-martelo.*

Obs: Ca€  ção e tubar€  ão s€  ão dois nomes que designam o mesmo animal.

Obs: Fora as lagostas e camar€  ões, 6 esp€  écies de tubar€  ões e 31 esp€  écies de
peixes constam no Anexo II do IBAMA como esp€  écies sobrepescadas (cuja
condi€  ção de captura €  é t€  ão elevada que reduz o potencial de desova e as
capturas no futuro) ou como esp€  écie amea€  çada de sobrepesca.

*3 €  '¶ Esp€  écies **LIBERADAS PARA O CONSUMO***


Entre os peixes comerciais famosos liberados temos: *abr€  ótea**, agulha,
albacora, batata, ba€  úna, bicuda, bijupir€  á, bonito, caranha, carapeba,
castanha, cavala, cavalinha, cocoroca, congro, congro-rosa, dourado, galo,
linguado, manjuba, michole, olhete, olho-de-c€  ão, pampo, peixe-espada,
pescada, piranjica, pira€  úna, robalo, sororoca, tira-vira, trilha, x€  áreu,
xerelete e xixarro.*

* *

*Tome uma atitude correta em favor da Natureza***
------------------------------

Repasse essa mensagem para seus amigos e familiares!

*Marcelo Szpilman*

*Diretor*

*Projeto Tubar€  ões no Brasil (PROTUBA)*

*Instituto Ecol€  ógico Aqualung**
*Rua do Russel, 300 / 401, Gl€  ória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
------------------------------

**Marcelo Szpilman*, Bi€  ólogo Marinho formado pela UFRJ, com P€  ós-Gradua€  ção
Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, €  é autor do livro GUIA
AQUALUNG DE PEIXES, editado em 1991, de sua vers€  ão ampliada em ingl€  ês
AQUALUNG GUIDE TO FISHES, editado em 1992, do livro SERES MARINHOS
PERIGOSOS, editado em 1998/99, do livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL, editado
em 2000/01, do livro TUBAR€  ÕES NO BRASIL, editado em 2004, e de v€  árias
mat€  érias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolu€  ção e fauna marinha
publicados nos €  últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo
do Instituto Aqualung. Atualmente, Marcelo Szpilman €  é diretor do *Instituto
Ecol€  ógico Aqualung*, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto,
diretor do *Projeto Tubar€  ões no Brasil (PROTUBA)* e membro da Comiss€  ão
Cient€  ífica Nacional (COCIEN) da Confedera€  ção Brasileira de Pesca e Desportos
Subaqu€  áticos (CBPDS).
------------------------------

*A fonte amea€  ça secar*


*Por Marcelo Szpilman*


N€  ão h€  á d€  úvidas de que a carne de peixe €  é uma das melhores, em se tratando da
facilidade de digest€  ão e valor nutritivo. Temos tamb€  ém diversas raz€  ões
gustativas para apreciarmos as lagostas, camar€  ões e mexilh€  ões. Com€  ê-los
sempre foi um ato natural e nada antiecol€  ógico. No entanto, para que
possamos continuar a consumi-los no futuro devemos pensar de forma
respons€  ável sobre este assunto. Os oceanos e sua biodiversidade devem ser
vistos como uma prioridade na quest€  ão da preserva€  ção ambiental.**


Apesar de a pesca ser uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelo
homem, parece que todo esse tempo de pr€  ática ainda n€  ão foi suficiente para
evitar que ela seja realizada de forma predat€  ória. Levantamentos recentes
indicam que hoje a captura indiscriminada mata e desperdi€  ça entre 18 e 40
milh€  ões de toneladas de peixes, tubar€  ões, tartarugas e mam€  íferos marinhos
todos os anos, o que representa nada mais nada menos do que um ter€  ço de toda
a pesca mundial. €  É um crime contra a natureza. Um desperd€  ício inaceit€  ável
que amea€  ça secar a fonte.


A destrutiva combina€  ção da sobrepesca com a pesca predat€  ória empreendida nas
€  últimas d€  écadas cobrar€  á um alto pre€  ço muito em breve. Em muitos casos, o
"futuro", um termo bastante usual nos discursos do passado, j€  á chegou. Temos
hoje diversas esp€  écies comerciais de pescado amea€  çadas de desaparecer. No
Brasil, j€  á s€  ão 145 esp€  écies de peixes e 12 de tubar€  ões amea€  çadas de extin€  ção
e 31 esp€  écies de peixes e 6 de tubar€  ão sobrepescados. Entre as esp€  écies mais
amea€  çadas, temos o ca€  ção-anjo, a raia-viola, o mero, o peixe-serra e o
surubim. Dentre os estoques de esp€  écies tradicionais sobrepescados em nosso
litoral est€  ão a mangona, o tubar€  ão-martelo, a sardinha, o pargo, a cioba, a
tainha, a enchova, o namorado, a corvina, a garoupa, o cherne, a pescadinha,
os camar€  ões e as lagostas. E esses n€  úmeros s€  ó n€  ão s€  ão maiores devido €  à
hist€  órica falta de verba para pesquisas em nosso Pa€  ís.


A sobrepesca, que €  é a pesca feita de foma correta e legal, por€  ém acima do
limite que uma esp€  écie tem de se auto-repor na natureza, e a pesca
descontrolada s€  ão problemas graves, por€  ém mais compreens€  íveis do ponto de
vista hist€  órico. Tradicionalmente, a captura do pescado comercial para a
nossa pr€  ópria alimenta€  ção vem sendo empreendida h€  á s€  éculos. No entanto, se
j€  á n€  ão chegou est€  á chegando ao limite de explora€  ção para algumas esp€  écies.
Da mesma forma que o homem percebeu, h€  á mil€  ênios, que n€  ão conseguiria
sobreviver somente coletando e ca€  çando o alimento que a natureza lhe dava e,
por isso, passou a desenvolver a agricultura e a pecu€  ária, temos que nos
conscientizar de que o mar, apesar de seu tamanho, n€  ão €  é um provedor com
recursos inesgot€  áveis.


Os recursos pesqueiros, ao contr€  ário de outros recursos naturais, podem ser
perfeitamente renov€  áveis. O correto gerenciamento de seus estoques deve ser
visto como importante ferramenta para o desenvolvimento sustent€  ável do Pa€  ís.
Nesse sentido, existem alguns instrumentos que j€  á se mostraram eficientes. O
defeso, que €  é a proibi€  ção da pesca na €  época de reprodu€  ção (desova) do
animal, e a maricultura, que se constitui na produ€  ção controlada de esp€  écies
marinhas em €  áreas confinadas, s€  ão, n€  ão s€  ó solu€  ções para a queda na captura
de esp€  écies comerciais, como tamb€  ém formas de preserva€  ção dos oceanos.


O exemplo da sardinha-verdadeira €  é bastante elucidativo. Peixe barato nos
anos 70 e 80, alimento farto nas mesas menos favorecidas, a m€  édia anual da
pesca da sardinha era ent€  ão de 200 mil toneladas (correspondia a 38% dos
peixes pescados anualmente no Brasil). A partir da d€  écada de 80, teve in€  ício
uma queda cont€  ínua nos totais capturados. Prevendo que a captura estava al€  ém
dos limites que permitiriam garantir o equil€  íbrio entre a atividade
pesqueira e a conserva€  ção da esp€  écie, a legisla€  ção brasileira passou a
proteger a reprodu€  ção da sardinha atrav€  és do defeso (de novembro a mar€  ço e
de julho a setembro). No ano mais cr€  ítico, em 1990, a captura atingiu 32 mil
toneladas. Ainda que o defeso tenha contribuindo na recupera€  ção dos
estoques, como demonstra a captura da sardinha em 1997, que atingiu cerca de
118 mil toneladas, infelizmente a produ€  ção tem oscilado muito e a
expectativa m€  édia atual €  é de no m€  áximo 30 a 50 mil toneladas/ano.


O defeso demonstrou assim ser um importante instrumento de ordenamento e
conserva€  ção, permitindo que a pesca continue a ser exercida de forma
sustent€  ável. Se no come€  ço os pescadores comerciais reclamavam da medida,
logo depois perceberam a import€  ância do defeso para sua atividade e hoje o
defendem com unhas e dentes. As lagostas (de janeiro a abril) e os camar€  ões
(de dezembro a fevereiro na regi€  ão Norte e de mar€  ço a maio nas regi€  ões
Nordeste, Sudeste e Sul) tamb€  ém t€  êm seus per€  íodos de defeso, mas
infelizmente a maioria dos peixes e tubar€  ões, que tamb€  ém precisam de
prote€  ção, n€  ão t€  êm seus per€  íodos de defeso institu€  ídos por lei. Sem falar, €  é
claro, na prote€  ção ambiental de suas €  áreas de desova e de ber€  çário.


A no€  ção de pesca predat€  ória que temos hoje, feita de forma incorreta e
ilegal, como a pesca com malha fina, arrast€  ão de fundo ou bomba, pode mudar
de acordo com os conceitos da sociedade e de seu tempo. O que hoje €  é legal
amanh€  ã pode n€  ão ser. O que €  é ilegal no Brasil pode n€  ão ser em Mo€  çambique.
Quem n€  ão se lembra do rom€  ântico arrast€  ão de praia, muito comum at€  é a d€  écada
de 80 em quase todo o Brasil? Capturava tudo em seu caminho e o que n€  ão
prestava ao com€  ércio (grande parte) era deixado na areia para apodrecer.
Felizmente, foi erradicado atrav€  és de uma legisla€  ção mais r€  ígida. No
entanto, de acordo com o Ibama, €  órg€  ão respons€  ável pela fiscaliza€  ção e
controle das atividades pesqueiras no Brasil, ainda existe uma quantidade
consider€  ável de pescadores trabalhando de forma incorreta e,
conseq€  üentemente, predat€  ória. Mesmo sabendo o qu€  ão delet€  éria pode ser a
pesca predat€  ória, tamb€  ém podemos de certo modo compreender que muitas vezes
o pescador, sem qualquer outra alternativa, €  é movido pela fome de sua
fam€  ília.


Tamb€  ém n€  ão h€  á mal algum em se comer um suculento fil€  é de ca€  ção. Ali€  ás,
come-se ca€  ção ou tubar€  ão (que €  é a mesma coisa) h€  á centenas de anos. O
problema passa a ocorrer quando o fil€  é vem de esp€  écies que hoje
encontram-seamea€  çadas de extin€  ção no mundo todo, como a
mangona e o tubar€  ão-martelo. Mas o que €  é verdadeiramente um absurdo
inadmiss€  ível €  é a "persegui€  ção" de determinadas esp€  écies de tubar€  ão para a
extra€  ção de partes de seu corpo para obter produtos que s€  ão sup€  érfluos e os
benef€  ícios apregoados s€  ão duvidosos e sem nenhuma base cient€  ífica
comprovada. Movida pela gan€  ância humana, €  é o pior tipo de pesca predat€  ória.


Atualmente, existem dois grandes objetivos na pesca do tubar€  ão. A
cartilagem, transformada em c€  ápsulas que os fabricantes apregoam como
anti-tumorais, em analogia ao fato do tubar€  ão ser imune ao c€  âncer, e as
nadadeiras (muitas vezes extirpadas do animal ainda vivo, que depois €  é
devolvido ao mar para afundar e apodrecer), utilizadas para fazer sopa de
barbatana de tubar€  ão, tida como afrodis€  íaca e s€  ímbolo de status na China.
Algo semelhante €  às in€  úmeras aberra€  ções predat€  órias e criminosas que vemos ao
redor do mundo, especialmente no Oriente, como a "cren€  ça" de que partes de
animais, como o tigre e o urso, podem curar doen€  ças. N€  ão se pode amea€  çar a
exist€  ência de uma esp€  écie animal ou vegetal em prol da "suposta" melhoria de
nossa sa€  úde. Ainda mais dispondo da tecnologia que temos hoje, capaz de
produzir artificialmente as subst€  âncias comprovadamente ben€  éficas.


Mas ser€  á que por reputarem uma irreal imagem de "devoradores de homens" os
tubar€  ões n€  ão merecem tamb€  ém ser preservados, como os golfinhos e tartarugas?
Atualmente, cerca de *100 milh€  ões de tubar€  ões s€  ão capturados e mortos a cada
ano em todos os mares*. Isso representa uma monumental amea€  ça €  à
sobreviv€  ência dos tubar€  ões e est€  á levando muitas popula€  ções de tubar€  ões ao
decl€  ínio vertiginoso. Cerca de 43% das esp€  écies do litoral brasileiro j€  á
est€  ão nas listas de esp€  écies amea€  çadas de extin€  ção. Nesse ritmo de consumo
insustent€  ável, algumas esp€  écies ser€  ão extintas nos pr€  óximos anos. Deixar de
ver os tubar€  ões como feras assassinas e ter a consci€  ência de que eles
exercem um papel crucial na manuten€  ção da sa€  úde e equil€  íbrio dos
ecossistemas marinhos €  é um importante passo para uma mudan€  ça de atitude.

Caso voc€  ê tenha interesse em ler mais sobre a quest€  ão dos tubar€  ões e sua
desmitifica€  ção, basta solicitar o artigo €  '³*Voc€  ê tem medo de tubar€  ão?*€  '´
atrav€  és desse link<instaqua@uol.com.br?subject=Quero%20receber%20o%20artigo%20VOCE%20TEM%20MEDO%20DE%20TUBAR€  ÃO?>
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Caso esta mensagem tenha sido recebida/enviada por engano ou caso deseje
cancelar o recebimento de nossos e-mails informativos, favor nos avisar
encaminhando uma mensagem de remover atrav€  és desse
link<instaqua@uol.com.br?subject=REMOVER-25-05>
.

--
Andrei T. Cunha Cardoso
Analista Ambiental - ICMBio/Breves-PA (RESEX Terra Grande-Pracu€  úba)
Bi€  ólogo - Bacharel em Organismos Aqu€  áticos (UFBA)
Mestrando - Oceanografia Biol€  ógica (FURG)/ Laborat€  ório de Elasmobr€  ânquios e
Aves Marinhas

Email: andreicardoso@gmail.com
MSN: andreitiego@hotmail.com
Skype: andreicunhacardoso
Tels: (91) 88847791 (91) 82624547
CRBio 59.358/05-D

Curr€  ículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7173079618097577

--
Bruno Carvalho
OWSI #198903
SNQC-SUB #10355
ADC PROFESSIONAL #10922


Mensagens neste t€ ¦ópico (1)
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8. VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE EDUCA€ ¦ÇÃO AMBIENTAL
Enviado por: "Iris Cristina Thomaz Zattoni" iris.zattoni@globo.com iriszattoni
Data: Qua, 26 de Mai de 2010 10:10 pm

REPASSANDO!!!

*(Aten€  ção: n€  ão estou recrutando ng, por isso, n€  ão enviem curr€  ículos para
mim! rsrsrs)
*
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: @infoambiental | Not€  ícias Ambientais <aguadonadavida@gmail.com>
Data: 26 de maio de 2010 17:16
Assunto: [lixocombr] Fwd: VAGA ABERTA NO WWF-BRASIL - COORDENADOR DE
EDUCA€  ÇÃO AMBIENTAL - FAVOR DIVULGAR
Para: Grupo Ambientalistas_SulFlu <ambientalistas_sf@yahoogrupos.com.br>,
Grupo APRIMA <aprima@yahoogrupos.com.br>, Grupo GEAI <
geai2002@yahoogrupos.com.br>, Grupo Lixo <lixocombr@yahoogrupos.com.br>,
Grupo REBEA <rebea@yahoogrupos.com.br>, Grupo REBIA <
rebia@yahoogrupos.com.br>


d i v u l g a n d o
Em 26 de maio de 2010 16:53, Angelo Jos€  é Rodrigues Lima <
angelo.lima@uol.com.br> escreveu:

Vaga Aberta no WWF-Brasil - FAVOR DIVULGAR
O WWF-Brasil, organiza€  ção n€  ão-governamental aut€  ônoma dedicada €  à conserva€  ção
da
natureza, est€  á recrutando profissional para o escrit€  ório de Bras€  ília/DF para
a posi€  ção de:
01. T€  ítulo: Coordenador(a) de Educa€  ção Ambiental
02. Supervisor direto: Superintendente de Conserva€  ção - Programas Tem€  áticos
03. Local do Trabalho: Sediada(o) no escrit€  ório de Bras€  ília
Contexto do Trabalho:
O Programa de Educa€  ção para Sociedades Sustent€  áveis €  é a €  área respons€  ável no
WWF-Brasil
por coordenar e implementar com os demais programas a€  ções que contribuam
para um
desenvolvimento de sociedades sustent€  áveis, atrav€  és da educa€  ção, utilizando
conte€  údo,
m€  étodos e ferramentas t€  écnicas para forma€  ção e capacita€  ção. Sua ambi€  ção €  é
despertar novas
percep€  ções e concep€  ções para se repensar modelos sobre o relacionamento
natureza,
indiv€  íduos, sociedades e suas manifesta€  ções nas quest€  ões socioambientais,
propondo
caminhos inovadores pautados em valores humanistas, que contribuam para
gerar habilidades,
atitudes e compet€  ências para a constru€  ção de sociedades sustent€  áveis.
O Programa de Educa€  ção para Sociedades Sustent€  áveis compreende educa€  ção como
processos por meio dos quais os indiv€  íduos e a coletividade constroem
valores sociais,
conhecimentos, habilidades, atitudes, pr€  áticas, a€  ções, compet€  ências e
rela€  ções que, voltadas
para a conserva€  ção do meio ambiente, bem de uso comum, e o desenvolvimento
s€  ócio
econ€  ômico, podem assegurar a exist€  ência da vida e sua sustentabilidade. Esta
vis€  ão norteadora
baliza as a€  ções e atividades implementadas pelo programa, em parceria com
demais atores
internos e externos.
Um dos elementos chaves da estrat€  égia do programa €  é a an€  álise e a redu€  ção da
pegada
ecol€  ógica. Estamos vivendo globalmente aqu€  ém dos nossos limites, consumido
recursos
naturais em um ritmo superior €  à sua capacidade de renova€  ção. A nossa pegada
ecol€  ógica j€  á
supera esta capacidade em 30%. Os pa€  íses desenvolvidos consomem recursos
naturais como
se houvessem dispon€  íveis entre 3 a 5 planetas. Apesar da pegada brasileira
j€  á ter atingido 1,25
planetas, uma de suas caracter€  ísticas principais €  é o paradoxo t€  ípico de
pa€  íses em
desenvolvimento acelerado: enquanto uma boa parte da popula€  ção ainda n€  ão tem
ou tem
acesso recente a um padr€  ão de vida b€  ásico, outra parte em ritmo crescente
consome em n€  íveis
insustent€  áveis como os t€  ípicos dos pa€  íses desenvolvidos, indo muito al€  ém do
que a capacidade
de suporte da terra.
O WWF-Brasil est€  á comprometido com os esfor€  ços da Rede WWF em reduzir a
pegada da
humanidade em nosso planeta, sendo este um dos objetivos1 gerais da
organiza€  ção para os
pr€  óximos anos. Mudar a forma que vivemos, produzimos e manejamos nossos
recursos naturais
em dire€  ção a formas sustent€  áveis de produ€  ção e consumo, bem como ampliar a
capacidade de
1 Objetivo da Rede WWF - Pegada Ecol€  ógica em 2050: Em 2050, a pegada
ecol€  ógica global estar€  á contida dentro da
capacidade da Terra de sustentar a vida e os recursos do nosso planeta ser€  ão
repartidos de forma equitativa.
Objetivo da pegada Ecol€  ógica em 2020: Em 2020 a pegada ecol€  ógica global
dever€  á ter diminu€  ído abaixo dos n€  íveis
de 2000 e permanecer em curva descendente
regenera€  ção dos ecossistemas s€  ão passos cr€  íticos se quisermos assegurar a
sustentabilidade
da vida no planeta.
Em parceria com programas transversais e regionais, o Programa de Educa€  ção
para
Sociedades Sustent€  áveis tem explorado €  áreas como o desenvolvimento
metodol€  ógico da
pegada ecol€  ógica de setores econ€  ômicos, cadeias produtivas, unidades
pol€  ítico-administrativas
como cidades, alem da tradicional abordagem baseada em indiv€  íduos. Tamb€  ém
tem se
enfocado no desenvolvimento de aplica€  ções do conceito da pegada ecol€  ógica em
temas de
conserva€  ção como biodiversidade, €  águas, €  áreas protegidas e clima. Em 2008
desenvolveu a
calculadora de pegada e a organiza€  ção lan€  çou o hot-site da Pegada Ecol€  ógica,
com mais de
200 mil participantes. Seguindo um dos outros elementos de sua estrat€  égia, o
foco em cidades
m€  édias, estamos promovendo elabora€  ção da pegada ecol€  ógica de Campo Grande e
avaliando
sua aplica€  ção em metr€  ópoles. O desafio em todos esses casos €  é tropicalizar e
adaptar €  à nossa
realidade par€  âmetros e indicadores hoje utilizados para o c€  álculo da pegada.
Esse tipo de
abordagem se insere em um contexto maior da busca por €  índices de
desenvolvimento capazes
de capturar a dimens€  ão da sustentabilidade e de como utiliz€  á-los para
mobilizar e educar,
promovendo mudan€  ça de comportamento na dire€  ção de um modelo de
desenvolvimento
sustent€  ável, padr€  ões de consumo sustent€  ável e conseq€  üentemente de uma
redu€  ção da pegada
ecol€  ógica.
Outro aspecto importante desenvolvido pelo Programa €  é atender a crescente
demanda da
organiza€  ção para forma€  ção e capacita€  ção de diversos atores e p€  úblicos no
campo, com
interfaces nos temas de €  Áreas Protegidas, Mudan€  ças Clim€  áticas, Recursos
H€  ídricos, Cadeias
Produtivas Florestais, Pecu€  ária e Pesca Comunit€  ária. O Programa de Educa€  ção
para
Sociedades Sustent€  áveis lidera o desafio de compreender e responder a esta
demanda de
forma a integrar e afinar as in€  úmeras iniciativas, apoiando a organiza€  ção
como um todo. €  É papel
do Programa implementar uma linha norteadora nas diferentes a€  ções e
atividades relacionadas
a educa€  ção desenvolvidas pelo WWF-Brasil. Ao Programa tamb€  ém cabe elaborar e
adotar uma
estrat€  égia de desenvolvimento de processos formativos para a institui€  ção,
como cursos,
treinamentos, capacita€  ções, entre outros.
04. Atribui€  ções principais:
4.1 Institucionais:
€  'µ Alinhar as metas individuais da equipe sob sua coordena€  ção com o
planejamento
estrat€  égico institucional, os planos de trabalho de cada €  área / programa,
com a miss€  ão e
valores da institui€  ção;
€  'µ Atuar e promover estreita colabora€  ção e integra€  ção com os demais programas
e €  áreas da
organiza€  ção.
€  'µ Executar a Pol€  ítica de Recursos Humanos de Gest€  ão de Objetivos e
Desempenho do WWFBrasil
promovendo avalia€  ções peri€  ódicas da equipe sob sua coordena€  ção;
4.2 Program€  áticas:
€  'µ Aprimorar e implementar as estrat€  égias do Programa de Educa€  ção para
Sociedades
Sustent€  áveis do WWF-Brasil, responsabilizando-se pela coordena€  ção do seu
planejamento,
execu€  ção, avalia€  ção, monitoramento e aprendizagem;
€  'µ Desenvolver uma abordagem estrat€  égica para os pr€  óximos 5 anos relacionados
€  à pegada
ecol€  ógica e consumo sustent€  ável no Brasil;
€  'µ Realizar o acompanhamento e avalia€  ções peri€  ódicas das estrat€  égias, a€  ções e
parcerias de
educa€  ção para sociedades sustent€  áveis, desenvolvendo processos de
aprendizagem sobre
elas;
€  'µ Integrar as diferentes a€  ções e atividades relacionadas a educa€  ção para
sociedades
sustent€  áveis desenvolvidas pelo WWF-Brasil, assegurando sua consist€  ência
te€  órica e
metodol€  ógica e alinhamento com a estrat€  égia geral da organiza€  ção para a €  área
de educa€  ção
para sociedades sustent€  áveis e consumo sustent€  ável;
€  'µ Acompanhar a evolu€  ção dos principais €  índices de desenvolvimento econ€  ômico
e social que
possam ajudar na compreens€  ão sobre a perda da biodiversidade nacional e sua
rela€  ção
com o consumo das fam€  ílias, dos governos e das empresas;
€  'µ Coordenar os processos de forma€  ção e capacita€  ção de parceiros e de outros
p€  úblicos
relativos a €  área de atua€  ção do programa, com €  ênfase na pegada ecol€  ógica e
consumo
sustent€  ável;
€  'µ Orientar e apoiar o WWF-Brasil no desenvolvimento de a€  ções de forma€  ção e
capacita€  ção
nos diversos programas de conserva€  ção;
€  'µ Orientar e apoiar WWF-Brasil na realiza€  ção de campanhas educativas e
atividades de
conscientiza€  ção p€  ública em centros urbanos e €  áreas rurais;
€  'µ Representar o WWF-Brasil para os temas relativos €  à educa€  ção para
sociedades
sustent€  áveis e consumo sustent€  ável;
€  'µ Atuar no campo da influencia das pol€  íticas p€  úblicas relacionadas com
educa€  ção para
sociedades sustent€  áveis e consumo sustent€  ável;
€  'µ Coordenar a produ€  ção e publica€  ção e de materiais educativos garantindo sua
qualidade e
integridade com os padr€  ões e diretrizes institucionais.
4.3 Profissionais (Compet€  ências Pessoais):
€  'µ Promover processos de forma€  ção de car€  áter eficiente, participativo e
inclusivo;
€  'µ Captar recursos para as €  áreas de trabalho;
€  'µ Elaborar os planos de trabalho e or€  çamentos anuais da €  área;
€  'µ Promover ajustes nas atribui€  ções de atividades ou tarefas de seus
supervisionados;
€  'µ Elaborar termos de refer€  ência e documentos necess€  ários para a contrata€  ção
de parceiros e
consultores para projetos e atividades sob sua responsabilidade;
€  'µ Aprovar propostas e recomendar a contrata€  ção de parcerias e presta€  ções de
servi€  ços;
€  'µ Assegurar a qualidade e a pontualidade dos relat€  órios sob sua €  área de
responsabilidade;
€  'µ Articular uma ampla rede de parceiros que d€  êem capilaridade e maior
impacto €  às a€  ções dos
programas do WWF-Brasil garantindo colaboradores e recebendo e difundindo
conhecimentos.
05. Qualifica€  ções e Habilidades M€  ínimas:
€  'µ Forma€  ção Superior Completa em €  área de educa€  ção ou pedagogia ou ci€  ências
sociais
ou temas correlatos;
€  'µ P€  ós Gradua€  ção, especializa€  ção e/ou mestrado na €  área de educa€  ção ambiental
e/ou
meio ambiente e sustentabilidade;
€  'µ Experi€  ência profissional na €  área de educa€  ção ambiental;
€  'µ Flu€  ência oral e escrita na l€  íngua inglesa;
€  'µ Capacidade cr€  ítica, estrat€  égica e empreendedora;
€  'µ Capacidade de identificar oportunidades e gerar a€  ções de impacto;
€  'µ Capacidade de lideran€  ça, desenvolvimento e inspira€  ção de seus
colaboradores;
€  'µ Capacidade de coordena€  ção e gest€  ão de programas;
€  'µ Capacidade de captar e transmitir id€  éias, informa€  ções e conhecimentos com
objetividade
e clareza (oral e escrita);
€  'µ Capacidade de negociar e resolver conflitos;
€  'µ Capacidade de planejar, tomar decis€  ões e priorizar a€  ções;
€  'µ Capacidade de an€  álise da conjuntura s€  óciopol€  ítica nacional e suas
implica€  ções para a
conserva€  ção da biodiversidade e desenvolvimento sustent€  ável;
€  'µ Habilidade de facilitar, intermediar discuss€  ões e debates, e conduzir
processos
participativos;
€  'µ Habilidade em lidar com a diversidade cultural, €  étnica, religiosa, de
saberes e de valores
em realidades espec€  íficas.
5.1. Outras Especifica€  ções Desej€  áveis:
€  'µ Doutorado na €  área de educa€  ção ambiental e/ou meio ambiente e
sustentabilidade;
€  'µ Experi€  ência profissional na €  área de consumo sustent€  ável;
€  'µ Atua€  ção nas redes de educa€  ção ambiental no Brasil;
€  'µ Conhecimento e/ou experi€  ência relacionada a pegada ecol€  ógica e/ou consumo
sustent€  ável e/ou economia ambiental;
€  'µ Conhecimento e experi€  ência no desenvolvimento de a€  ções pedag€  ógicas e
campanhas
educativas;
€  'µ Conhecimentos em indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade.
06. Outras Informa€  ções
€  'µ Disponibilidade para viajar a trabalho.
07. Responsabilidade de supervis€  ão:
€  'µ Coordenar a equipe de educadores e supervisionar os funcion€  ários e
estagi€  ários sob sua
responsabilidade direta, promovendo o desenvolvimento de capacidades da
equipe;
€  'µ Supervisionar a equipe de educadores alocados nos diversos programas, em
conjunto
com os Coordenadores de Programa;
€  'µ Supervisionar o trabalho desenvolvido por consultores por ele(a)
contratados.
08. Relacionamento no trabalho:
8.1 P€  úblico Interno:
Interage e atua em estreita coopera€  ção com todos os programas da Unidade de
Conserva€  ção; Ap€  óia a Coordena€  ção de Comunica€  ção, a Superintend€  ência de
Rela€  ções
Corporativas e Marketing e a Secretaria Geral.
8.2 P€  úblico Externo
Interage com membros da Rede WWF; parceiros; organiza€  ções governamentais e
n€  ão
governamentais; redes; doadores; consultores, etc.
09. Regime de Contrata€  ção e Benef€  ícios
Contrata€  ção em regime CLT (Consolida€  ção das Leis Trabalhistas). Benef€  ícios
incluem: seguro
sa€  úde, seguro de vida, aux€  ílio odontol€  ógico e ticket alimenta€  ção/refei€  ção.
Sal€  ário compat€  ível
com o cargo, forma€  ção profissional e experi€  ência de trabalho.
10. Documenta€  ção solicitada
€  'µ Curr€  ículo preenchido em formul€  ário pr€  óprio do site do WWF-Brasil, onde
tamb€  ém
haver€  á espa€  ço para inserir as seguintes informa€  ções:
€  'µ Tr€  ês refer€  ências profissionais dispon€  íveis para contato com telefone e
e-mail,
incluindo pretens€  ão salarial;
€  'µ Carta de apresenta€  ção analisando a estrat€  égia do programa de Educa€  ção para
Sociedades Sustent€  áveis do WWF-Brasil (que segue anexa) e indicando como
valorizar seus pontos fortes e como aperfei€  çoar seus pontos fracos.
11. Prazo para envio de documenta€  ção:
As informa€  ções dever€  ão ser inseridas no site do WWF-Brasil at€  é 25/06/2010
12. Endere€  ço para envio de documenta€  ção:
Curr€  ículo e informa€  ções dever€  ão ser cadastrados acessando a referida vaga no
link:

http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/trabalhe_conosco2/

https://www.elancers.net/vagas/e_mostra_vaga.asp?id=810722


....................................................
€  ÁGUA: DONA DA VIDA
aguadonadavida@gmail.com

http://twitter.com/infoambiental

"Um rio €  é como um espelho que reflete os valores e
comportamentos da nossa sociedade.
Voc€  ê j€  á olhou para o rio da sua cidade hoje?"


[As partes desta mensagem que n€  ão continham texto foram removidas]

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"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz"
"Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix"
"Lord, make me an instrument of your peace"
"Se€  ñor, hazme un instrumento de tu paz"
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"Eu levo uma vida de cachorro: n€  ão me drogo, n€  ão odeio, n€  ão contamino, n€  ão
invejo, n€  ão cobi€  ço, n€  ão traio e sobretudo, n€  ão dependo de bens materiais
para SER FELIZ!" (Lionel Falcon).

"O circo com animais ensina a crian€  ça a rir da dignidade perdida dos
animais. Nesse caso a humaniza€  ção dos bichos reflete claramente a falta de
humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o
riso." (Olegario Schmitt)

"No dia em que o homem conhecer o €  íntimo de um animal, todo crime contra um
animal ser€  á um crime contra humanidade" (Leonardo da Vinci)

"N€  ão sou melhor porque me elogiam, n€  ão sou pior porque me caluniam. Eu sou o
que sou, e n€  ão o que dizem." (Tom€  ás de Aquino)


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9. [divulga€ ¦ção] Semana do Meio Ambiente FAMATh - Faculdades Integrad
Enviado por: "Rafael Noturno" rfl.noturno@gmail.com r_noturno
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:04 am

Prezados,

Sintam-se todos convidados e bem vindos! € ¦É com imenso prazer que a nossa
faculdade abre as portas para receber todos aqueles que queiram partilhar
seus conhecimentos e vivencias durante esse evento!

A presen€ ¦ça de todos ser€ ¦á uma honra!

Em comemora€ ¦ção ao Ano Internacional da Biodiversidade, alunos do € ¦último
periodo do curso de Ci€ ¦ências Biol€ ¦ógicas e Biologia Marinha promovem a
"Semana do Meio Ambiente 2010 FAMATh - Altera€ ¦ções clim€ ¦áticas e impactos na
biodiversidade."

De 07 a 09 de Junho de 2010.

Valor: R$ 15,00 (Inscri€ ¦ção)
R$ 5,00 (Mini-curso)

Local: Faculdades Integradas Maria Thereza
Rua Visconde do Rio Branco, 869
Niteroi - Rio de Janeiro, 24240-006

E a€ ¦í embaixo a comunidade da Semana do Meio Ambiente

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102213910

--
Rafael "Noturno" Trindade.


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10. Mini Curso - Produ€ ¦ção Sustent€ ¦ável de Biodiesel - Universidade
Enviado por: "Paula Barreto" paulacrisbarreto@yahoo.com.br paulacrisbarreto
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:22 am

apenas repassando...

Paula C. Neves Barreto
Bi€ ¦óloga - Esp. em€ ¦ Gest€ ¦ão do Meio Ambiente: Minera€ ¦ção e Recursos H€ ¦ídricos
Contatos: +55 (31)€ ¦ 8639-2226 / 9255-3691
P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

€ ¦ 
€ ¦ 


Mini-Curso
Produ€ ¦ção Sustent€ ¦ável de Biodiesel | Teoria e Pr€ ¦ática

Ministrante
Marcio Ar€ ¦êdes Martins | Professor Adjunto
Engenharia T€ ¦érmica e Biocombust€ ¦íveis

Data: 12/06/2010
Hor€ ¦ário: 8:00 € ¦às 12:00 e de 14:00 € ¦às 18:00
Local: Departamento de Engenharia Florestal / Universidade Federal de Vi€ ¦çosa

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INSCRI€ ¦ÇÕES: at€ ¦é o dia 10/06/2010
clique aqui para fazer a sua inscri€ ¦ção ou copie e cole o link www.institutoicone.com/inscricoes/?evento=biodiesel no seu navegador.


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INVESTIMENTO
Estudante de Gradua€ ¦ção: R$ 60,00
Estudante de P€ ¦ós-gradua€ ¦ção: R$ 80,00
Profissionais: R$ 100,00

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O CBCN reserva-se o direito de n€ ¦ão oferecer o mini-curso caso o n€ ¦úmero m€ ¦ínimo de 20 alunos por turma n€ ¦ão seja atingido.
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PROGRAMA

Introdu€ ¦ção, cen€ ¦ário nacional e mundial do setor de biomassa - 1 hora
Processos de produ€ ¦ção de biodiesel - 2 horas
Qualidade da mat€ ¦éria prima e do biodiesel, normas ANP - 1 hora
Produ€ ¦ção de biodiesel em unidade piloto (parte pr€ ¦ática) - 4 horas
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11.1. Re: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal€ ¦ária
Enviado por: "Bianca" bianca.biabiologia@gmail.com biabiologia
Data: Qui, 27 de Mai de 2010 12:43 am

JUliana,

€  É bem provavel que vc encontre o email da coordenadora no lattes

Em 24 de maio de 2010 11:36, Juliana Biagio
<julianaabiagio@yahoo.com.br>escreveu:

>
>
> Cara Henriqueta,
>
> Me interessei muito pela vaga, mas n€  ão sei para qual endere€  ço enviar o meu
> curr€  ículo. Sou Microbiologista, formada pela UFRJ e gostaria de saber se
> pode me fornecer este endere€  ço de email.
>
> Muito obrigada,
>
> Juliana.
>
> --- Em *dom, 23/5/10, queta <quetalemos@yahoo.com.br>* escreveu:
>
>
> De: queta <quetalemos@yahoo.com.br>
> Assunto: Res: [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal€  ária
>
> Para: bioempregos@yahoogrupos.com.br
> Data: Domingo, 23 de Maio de 2010, 12:55
>
>
>
>
> Cara Lorena,
>
> A vaga estava ou est€  á em anexo ao e-mail que repassei.
> Encaminho novamente a oportunidade.
>
> Abra€  ços,
>
> Henriqueta
>
>
>
>
> ------------------------------
> *De:* Lorena <lorena_sgomes@yahoo.com.br>
> *Para:* bioempregos@yahoogrupos.com.br
> *Enviadas:* S€  ábado, 22 de Maio de 2010 14:08:44
> *Assunto:* [bioempregos] Re: Vaga Bolsista Fiocruz - Mal€  ária
>
>
> Cad€  ê a vaga?
>
> --- Em bioempregos@yahoogrupos.com.br<http://br.mc447.mail.yahoo.com/mc/compose?to=bioempregos%40yahoogrupos.com.br>,
> queta <quetalemos@...> escreveu
> >
> > Repassando!
> >
>
>
>
>
>
>
>
>

--
Bianca Lisb€  ôa


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