segunda-feira, 19 de outubro de 2009

[bioempregos] Resumo 1917

Existe 1 mensagem sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1.1. Re: emprego.
De: Jessica Santos


Mensagem
________________________________________________________________________
1.1. Re: emprego.
Enviado por: "Jessica Santos" freaksjess@yahoo.com.br freaksjess
Data: Dom, 18 de Out de 2009 2:07 pm

Concordo com vcs... Conheço muitas pessoas que fazem mestrado apenas p obter a bolsa e depois vao fazer doutorado tb para ter a bolsa, pois não conseguem emprego....  acho que qdo saimos da gradução ficamos um pouco bitolados em fazer a pos... Mas esquecemos que ter pos nao é garantia de emprego...
Tb acho que alguns de nós biologos, fantasiamos um pouco nossa carreira... eu mesmo, pensava em salvar a natureza e os animais... mas agora tenho outra visão.
Não posso viver de sonhos... tenho que fazer o que eu gosto, mas tb tenho que ver o que o mercado de trabalho quer... Claro que eu quero fazer mestrado e doutorado, mas que não sejam voltados p a area academica.... Gosto de pesquisar mas nao para trabnlhar em uma univresidade...
E mercado de trabalho tem sim! acho que nós que somos um pouco acomodados e não batalhamos muito... bem é o que eu acho...
 
Abs

--- Em ter, 13/10/09, Shirley Silva Costa <shirley_scost@yahoo.com.br> escreveu:


De: Shirley Silva Costa <shirley_scost@yahoo.com.br>
Assunto: [bioempregos] Re: emprego.
Para: bioempregos@yahoogrupos.com.br
Data: Terça-feira, 13 de Outubro de 2009, 15:34


 


Oi pessoal, também gostaria de compartilhar com vocês minha opinião.
 
Assim como ocorre em qualquer carreira profissional, não podemos ficar parados frente ao mercado de trabalho. Se há uma enorme necessidade de termos mais competitividade, de a grade curricular do curso de Ciências Biológicas ser atualizada com disciplinas como as de gestão e direito ambiental, isso tudo apenas faz parte do dinâmico processo do mercado de trabalho no qual vivemos hoje. Toda profissião precisa se atualizar de acordo com mudanças de conceitos, paradigmas, mercado, etc.
 
Concordo também com a Kátia, que disse em seu email que temos uma percepção muito romântica da nossa profissão e isso dificulta no momento de fazermos entrevistas com profissionais de RH, dinâmicas de grupo e algum outro teste admicional. Aconselho a todos que procurem aprender a formular currículos, façam cartas de apresentação e não menosprezem aquele estágio voluntário lá no início da graduação. Qualquer site de rh gratuíto na intenet, como o Vagas.com ou o Elancers.net ensina isso.
 
Contudo, a ação deve começar por nós, Biólogos, que estamos na frente de batalha em busca de uma colocação no mercado. Devemos exigir de nossos cursos de graduação,
nossos conselhos representativos e deixarmos de lado as más línguas que nos criticam quando fazemos consultorias ambientais. É fato que a atuação do Biólogo cresceu muito nesses últimos dez anos e que este processo de transição entre o Biólogo de laboratório para o Biólogo empresarial está acontecendo hoje e agora. Vamos mostrar o quanto somos competentes, competitivos e que nossa profissão merece repeito porque ela foi a base para a formação de outras porfissões que dela derivaram, como a biomedicina, a engenharia ambiental, a oceoanografia, entre outras.
 
Sou Bióloga, Mestre em Ecologia, atualmente faço parte do Censo Aquícola Nacional, pela FAO (um órgão da ONU) e não fui QI. Recomendo que não desistam nunca de suas realizações profissionais, porque o maior prazer de se chegar ao topo de uma montanha é que lá de cima podemos ter uma visão panorâmica de todos os obstaculos que atravessamos.

Desejo sucesso a todos!
 

Shirley Silva Costa, M.Sc.
CRBio 70461/04-D
FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
Censo Aquicola Nacional
 
Preserve o verde.

--- Em ter, 13/10/09, Karina Kroll <karinakroll@ gmail.com> escreveu:


De: Karina Kroll <karinakroll@ gmail.com>
Assunto: Re: [bioempregos] Re: emprego.
Para: bioempregos@ yahoogrupos. com.br
Data: Terça-feira, 13 de Outubro de 2009, 14:13


 

Sou Biomédica e faço parte deste email de grupo pois até ha pouco tempo estava em busca de um emprego na area, que finamente apareceu após praticamente um ano de busca. Hoje trabalho com diagnostico por imagem e aparelhos de ultrasom, estou satisfeita com o meu emprego e com possibilidades de crescer.

Antes de estudar biomedicina, estudei biologia, e no meio do decidi mudar de curso, conheço muitos biologos.  Acredito, que a desvalorização da profissão dos biologos e biomédicos, é devido a varios fatores, mas o principal deles é a falta de visão do que está em alta no mercado.

Nos, na faculdade, estudamos muito sobre a vida, os sistemas, a ecologia entre outros temas. Mas nossos cursos de graduação não oferecem infomações sobre o mercado, como o que sabemos pode ser aplicado em laboratorios, em analises praticas. Isso faz com que tenhamos uma cabeça voltada para buscar estágios em pesquisa, e geralmente estudamos temas que são de pesquisa basica, que tem pouca aplicação no mercado. Quando depois de muito tempo neste meio vamos a uma entrevista de emprego não temos a visão de mercado, nos pensamos em fazer o que gostamos, mas não é isso que o mercado quer.
O mercado quer pessoas preparadas, que possuem conhecimentos a serem aplicados a um determinado serviço ou produto, exemplo,  estudar legislação ambiental é bom passo para conseguir um emprego na area, e também colocar isso no curriculo de forma destacada. Não adianta estudar a legislação ambiental, e não destacar que você possui essa qualificação. Não adianta fazer um estagio em pesquisa ambiental, e querer arrumar um emprego na area, sem ter qualificação. Se as empresas buscam certifcados da ANVISA como elas vão contratar alguem que não sabe a legislação referente ao assunto. Esse é um exemplo de coisas que podemos fazer para aprimorar a possibilidade de um emprego.

Acho que o primeiro passo na busca de um emprego é olhar para o mercado com outros olhos, e não persar no que gostamos, temos que buscar uma qualificação em algo que tenha aplicação, claro, não vamos escolher algo que detestamos, mas parar com o discurso teorico, do amor e paixão por o q fazemos, e ter sim um discurso profissional, voltado para o interesse das empresas.


2009/10/13 Tathiana Cardoso <tathianacardoso@ ig.com.br>


 


Oi pessoal
 
Eu concordo que realmente temos uma profissão muito desvalorizada, o que se deve sem dúvida, a fraquíssima atuação dos nossos Conselhos Regionais.
 
Mas felizmente nem tudo está perdido. Eu estou na área ambiental e vejo que há possibilidades, mas o chato é que infelizmente ter um "QI (quem indica)" é o diferencial, o que também acontece em muitas outras áreas. Vale lembrar que muitos empregos nessa área são para Técnico de Meio Ambiente e muitas empresas pedem como requisito Ensino Médio Técnico, mas na nossa resolução do CFBIO, tem um item que nos permite atuar como técnico ambiental, portanto mandem currículo para essas vagas!

Enfim, realmente na área ambiental, tem muita concorrência como os gestores ambientais (curso tecnólogo) e com os engenheiros, mas vamos nos especializar e ir em busca de um bom emprego. Temos que provar que temos condições de "brigar" de igual para igual com essas profissões no mercado de trabalho.
 
Acho também que além de uma especialização, buscar estágios em empresas ajuda muito para uma futura busca por emprego na área ambiental. Eu infelizmente não tive oportunidade de fazer e hoje sei que tudo seria mais fácil se tivesse feito esse tipo de estágio.
 
Não vamos desistir da nossa profissão. Se a escolhemos é porque a amamos!
 
Att,
Tathiana Cardoso.
CRBio 60754/02
 

 
2009/10/13 Bianca Santini <bibiologam@yahoo. com.br>

 

Pois é pessoal do bioempregos!
Li esses e-mails e pensei: "Ao invés de ficarmos mandando e-mails, mensagens via e-mail, porque não mandamos e-mails combinando algo ou até mesmo quem tiver alguma idéia para começar a mudar o pensamento das pessoas em geral (até mesmo empresas, indústrias e multinacionais) da desvalorização da profissão Biólogo?
Muitos Biólogos, como eu e outros que conheci, tem muita capacidade de trabalhar no mercado de trabalho, não dando aulas em escolas ou universidades somente, que até hoje é o que mais tem campo para nós, mas também para o "mercado de trabalho" na área de Meio Ambiente. Já visitei 2 indústrias e conversei com os responsáveis pelo departamento de meio ambiente, sabe o que os caras eram formados? Um era Engenheiro Químico e especializado em Gestão Ambiental, mas detalhe, não gostava do novo trabalho dele! O outro era Engenheiro Civil também especializado em Gestão Ambiental e que também não estava muito feliz no seu novo trabalho.
Bem, acho que já disse tudo até aqui, não acham?
Aí que tá, até agora acho que a solução é fazermos mais ou menos como o pessoal do Greenpeace; Nos unirmos e fazermos manifestações de ações contra a desvalorização do Profissional Biólogo!
Estudem um pouco a história da profissão. Até a década de 70, Biologia era chamada de Ciências Naturais, e  não era Bacharelado e sim uma Licenciatura.
Bem, isso já ajuda um pouco sobre a desvalorização do Biólogo no mercado de trabalho?

Qualquer coisa, mandem sim e-mails com a opinião de vocês (boa ou ruim) e
idéias, muitas idéias!!!!!!! !

Abraços a todos!
Bianca Santini
Bióloga Marinha
CRBio: 68447/01-D          

--- Em ter, 13/10/09, nilmazoo <nilmazoo@yahoo. com.br> escreveu:


De: nilmazoo <nilmazoo@yahoo. com.br>
Assunto: [bioempregos] Re: emprego.
Para: bioempregos@ yahoogrupos. com.br
Data: Terça-feira, 13 de Outubro de 2009, 9:36


 

---> Oi,Rita eu concordo com vc, a biologia é uma uma area muito rica em conhecimento e muito dificil como qualquer outro curso de graduação e somos muito desvalorisado, porque para cada area ja tem um profissional especifico e ai onde fica o biologo, infelizmente é essa a realidade... .

Beijos

Nilma Rocha
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> ____________ _________ _________ _________ _________ _________ _
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbusca dos.yahoo. com
>


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


--
Karina Kroll Palhares

____________ _________ _________ _________ _________ __
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger .yahoo.com/

____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com

Mensagens neste tópico (11)

------------------------------------------------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/bioempregos/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
bioempregos-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html


------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário